por Andrewo » Qui Abr 12, 2012 09:12
Aí rapaziada; blza?
To com 2 dúvidas aqui de conjuntos, que queria explicação.
1) Se A = { x
N / x = 4n, com n
N} e B = { x
N* /
= n, com n
N}
Então o nº de elementos de A
B é:
b)2 elementos.Bom, eu não entendi muito bem o que o exercício quer, pelo que entendi o conjunto A é dos múltiplos de 4 (4, 8, 12, 16, 20...) e B os divisores de 20?
2)O número de elementos do conjunto P(A)
P(B), com A e B disjuntos e com dois elementos cada um é:
d) 7.
Tbm não sei como vou achar o número de elementos, se tem 2 elementos cada um então a união deles não seriam 4 elementos???Pq tem 7? e como eu leio isso :P(A)
Outra coisa : como to estudando pelas aulas do Nerckie, ele não dá aula de intervalo e aborda o assunto só depois de Funções...Vcs acham que é bom eu pegar intervalo agora ou seguir pela sequência que ele dá?
Conto com vcs

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por MarceloFantini » Qui Abr 12, 2012 19:36
No primeiro você interpretou corretamente, o conjunto

significa os múltiplos de 4 enquanto que

representa os divisores de 20. Daí, basta ver elementos em comum.
Com a notação

você quer dizer o número de subconjuntos de

? De onde tirou a questão?
Para responder à questão do intervalo precisamos saber se é um estudo sozinho ou se você depende deste conhecimento para algum assunto urgente.
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por Andrewo » Sex Abr 13, 2012 09:08
MarceloFantini escreveu:Com a notação

você quer dizer o número de subconjuntos de

? De onde tirou a questão?
Para responder à questão do intervalo precisamos saber se é um estudo sozinho ou se você depende deste conhecimento para algum assunto urgente.
Tirei de uma lista de exercícios de vestibular, é questão da UFRS.
Quanto ao estudo, eu estudo sozinho sim, e quero estudar a matéria toda do ensino médio p/ fazer uma prova daqui a 2,5 meses.

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por LuizAquino » Sex Abr 13, 2012 10:22
Você esqueceu do 0 no conjunto A. Ou seja, lembre-se que 0 é múltiplo de 4.
Andrewo escreveu:2)O número de elementos do conjunto P(A)

P(B), com A e B disjuntos e com dois elementos cada um é:
d) 7
Andrewo escreveu:Tbm não sei como vou achar o número de elementos, se tem 2 elementos cada um então a união deles não seriam 4 elementos??
De modo geral, se dois conjuntos A e B possuem 2 elementos, não necessariamente a união deles terá 4 elementos. Por exemplo, considere os conjuntos A = {1, 2} e B = {2, 3}. Fazendo a união de A com B, por acaso teríamos 4 elementos?
Entretanto, no caso do exercício, os conjuntos A e B são disjuntos. Você sabe o que isso significa? Caso você não saiba, vide, por exemplo, a página:
Conjuntos disjuntoshttp://pt.wikipedia.org/wiki/Conjuntos_disjuntosAndrewo escreveu:Pq tem 7? e como eu leio isso :P(A)
Para entender o porque da resposta ser 7, você precisa primeiro saber o que significa P(A). Para saber o que isso significa, vide, por exemplo, a página:
Conjunto de partes http://pt.wikipedia.org/wiki/Conjunto_de_partesAndrewo escreveu:Quanto ao estudo, eu estudo sozinho sim, e quero estudar a matéria toda do ensino médio p/ fazer uma prova daqui a 2,5 meses.
Uma curiosidade: será uma prova de vestibular ou de concurso?
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por MarceloFantini » Sex Abr 13, 2012 10:58
Luiz, considerar 0 como múltiplo depende da convenção dos números naturais que ele esteja usando. Caso seja

, então escreveu certo.
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por Andrewo » Sex Abr 13, 2012 11:44
LuizAquino escreveu:Andrewo escreveu:Andrewo escreveu:Tbm não sei como vou achar o número de elementos, se tem 2 elementos cada um então a união deles não seriam 4 elementos??
De modo geral, se dois conjuntos A e B possuem 2 elementos, não necessariamente a união deles terá 4 elementos. Por exemplo, considere os conjuntos A = {1, 2} e B = {2, 3}. Fazendo a união de A com B, por acaso teríamos 4 elementos?
Entretanto, no caso do exercício, os conjuntos A e B são disjuntos. Você sabe o que isso significa? Caso você não saiba, vide, por exemplo, a página:
Para entender o porque da resposta ser 7, você precisa primeiro saber o que significa P(A). Para saber o que isso significa, vide, por exemplo, a página:
Conjunto de partes http://pt.wikipedia.org/wiki/Conjunto_de_partesAndrewo escreveu:Quanto ao estudo, eu estudo sozinho sim, e quero estudar a matéria toda do ensino médio p/ fazer uma prova daqui a 2,5 meses.
Uma curiosidade: será uma prova de vestibular ou de concurso?
Eu ja sabia o que eram disjuntos mas não sabia que P(a) significava conjunto de partes.
Mas mesmo assim o resultado não bate pq se eu for ver o conjunto de partes de P(a) = 4 e de P(b) = 4 tbm, o enunciado não fala nada em partes não vazias, então o resultado correto não seria 8?
É prova de vestibular.

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por LuizAquino » Sex Abr 13, 2012 11:48
MarceloFantini escreveu:Luiz, considerar 0 como múltiplo depende da convenção dos números naturais que ele esteja usando. Caso seja

, então escreveu certo.
Esse exercício foi proposto a nível de Matemática do ensino fundamental e médio. Nesse caso, o número 0 pertence a

. Tanto é assim, que na definição do conjunto
B note que aparece

, indicando que nesse caso devemos tirar o 0 de

.
Andrewo escreveu:Eu ja sabia o que eram disjuntos mas não sabia que P(a) significava conjunto de partes.
Mas mesmo assim o resultado não bate pq se eu for ver o conjunto de partes de P(a) = 4 e de P(b) = 4 tbm, o enunciado não fala nada em partes não vazias, então o resultado correto não seria 8?
Faço o teste. Considere que A = {1, 2} e B = {3, 4}. Note que esses conjuntos são disjuntos.
Determinando o conjunto das partes, temos que:


Agora conte quantos elementos tem

.
Editado pela última vez por
LuizAquino em Sex Abr 13, 2012 11:53, em um total de 1 vez.
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por MarceloFantini » Sex Abr 13, 2012 11:50
Andrewo, não se esqueça que o vazio é um elemento em comum a ambos e quando contamos elementos de um conjunto não consideramos repetidos, por isso apenas sete.
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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