por Andrewo » Qui Abr 12, 2012 09:12
Aí rapaziada; blza?
To com 2 dúvidas aqui de conjuntos, que queria explicação.
1) Se A = { x
N / x = 4n, com n
N} e B = { x
N* /
= n, com n
N}
Então o nº de elementos de A
B é:
b)2 elementos.Bom, eu não entendi muito bem o que o exercício quer, pelo que entendi o conjunto A é dos múltiplos de 4 (4, 8, 12, 16, 20...) e B os divisores de 20?
2)O número de elementos do conjunto P(A)
P(B), com A e B disjuntos e com dois elementos cada um é:
d) 7.
Tbm não sei como vou achar o número de elementos, se tem 2 elementos cada um então a união deles não seriam 4 elementos???Pq tem 7? e como eu leio isso :P(A)
Outra coisa : como to estudando pelas aulas do Nerckie, ele não dá aula de intervalo e aborda o assunto só depois de Funções...Vcs acham que é bom eu pegar intervalo agora ou seguir pela sequência que ele dá?
Conto com vcs

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por MarceloFantini » Qui Abr 12, 2012 19:36
No primeiro você interpretou corretamente, o conjunto

significa os múltiplos de 4 enquanto que

representa os divisores de 20. Daí, basta ver elementos em comum.
Com a notação

você quer dizer o número de subconjuntos de

? De onde tirou a questão?
Para responder à questão do intervalo precisamos saber se é um estudo sozinho ou se você depende deste conhecimento para algum assunto urgente.
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por Andrewo » Sex Abr 13, 2012 09:08
MarceloFantini escreveu:Com a notação

você quer dizer o número de subconjuntos de

? De onde tirou a questão?
Para responder à questão do intervalo precisamos saber se é um estudo sozinho ou se você depende deste conhecimento para algum assunto urgente.
Tirei de uma lista de exercícios de vestibular, é questão da UFRS.
Quanto ao estudo, eu estudo sozinho sim, e quero estudar a matéria toda do ensino médio p/ fazer uma prova daqui a 2,5 meses.

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por LuizAquino » Sex Abr 13, 2012 10:22
Você esqueceu do 0 no conjunto A. Ou seja, lembre-se que 0 é múltiplo de 4.
Andrewo escreveu:2)O número de elementos do conjunto P(A)

P(B), com A e B disjuntos e com dois elementos cada um é:
d) 7
Andrewo escreveu:Tbm não sei como vou achar o número de elementos, se tem 2 elementos cada um então a união deles não seriam 4 elementos??
De modo geral, se dois conjuntos A e B possuem 2 elementos, não necessariamente a união deles terá 4 elementos. Por exemplo, considere os conjuntos A = {1, 2} e B = {2, 3}. Fazendo a união de A com B, por acaso teríamos 4 elementos?
Entretanto, no caso do exercício, os conjuntos A e B são disjuntos. Você sabe o que isso significa? Caso você não saiba, vide, por exemplo, a página:
Conjuntos disjuntoshttp://pt.wikipedia.org/wiki/Conjuntos_disjuntosAndrewo escreveu:Pq tem 7? e como eu leio isso :P(A)
Para entender o porque da resposta ser 7, você precisa primeiro saber o que significa P(A). Para saber o que isso significa, vide, por exemplo, a página:
Conjunto de partes http://pt.wikipedia.org/wiki/Conjunto_de_partesAndrewo escreveu:Quanto ao estudo, eu estudo sozinho sim, e quero estudar a matéria toda do ensino médio p/ fazer uma prova daqui a 2,5 meses.
Uma curiosidade: será uma prova de vestibular ou de concurso?
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por MarceloFantini » Sex Abr 13, 2012 10:58
Luiz, considerar 0 como múltiplo depende da convenção dos números naturais que ele esteja usando. Caso seja

, então escreveu certo.
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por Andrewo » Sex Abr 13, 2012 11:44
LuizAquino escreveu:Andrewo escreveu:Andrewo escreveu:Tbm não sei como vou achar o número de elementos, se tem 2 elementos cada um então a união deles não seriam 4 elementos??
De modo geral, se dois conjuntos A e B possuem 2 elementos, não necessariamente a união deles terá 4 elementos. Por exemplo, considere os conjuntos A = {1, 2} e B = {2, 3}. Fazendo a união de A com B, por acaso teríamos 4 elementos?
Entretanto, no caso do exercício, os conjuntos A e B são disjuntos. Você sabe o que isso significa? Caso você não saiba, vide, por exemplo, a página:
Para entender o porque da resposta ser 7, você precisa primeiro saber o que significa P(A). Para saber o que isso significa, vide, por exemplo, a página:
Conjunto de partes http://pt.wikipedia.org/wiki/Conjunto_de_partesAndrewo escreveu:Quanto ao estudo, eu estudo sozinho sim, e quero estudar a matéria toda do ensino médio p/ fazer uma prova daqui a 2,5 meses.
Uma curiosidade: será uma prova de vestibular ou de concurso?
Eu ja sabia o que eram disjuntos mas não sabia que P(a) significava conjunto de partes.
Mas mesmo assim o resultado não bate pq se eu for ver o conjunto de partes de P(a) = 4 e de P(b) = 4 tbm, o enunciado não fala nada em partes não vazias, então o resultado correto não seria 8?
É prova de vestibular.

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por LuizAquino » Sex Abr 13, 2012 11:48
MarceloFantini escreveu:Luiz, considerar 0 como múltiplo depende da convenção dos números naturais que ele esteja usando. Caso seja

, então escreveu certo.
Esse exercício foi proposto a nível de Matemática do ensino fundamental e médio. Nesse caso, o número 0 pertence a

. Tanto é assim, que na definição do conjunto
B note que aparece

, indicando que nesse caso devemos tirar o 0 de

.
Andrewo escreveu:Eu ja sabia o que eram disjuntos mas não sabia que P(a) significava conjunto de partes.
Mas mesmo assim o resultado não bate pq se eu for ver o conjunto de partes de P(a) = 4 e de P(b) = 4 tbm, o enunciado não fala nada em partes não vazias, então o resultado correto não seria 8?
Faço o teste. Considere que A = {1, 2} e B = {3, 4}. Note que esses conjuntos são disjuntos.
Determinando o conjunto das partes, temos que:


Agora conte quantos elementos tem

.
Editado pela última vez por
LuizAquino em Sex Abr 13, 2012 11:53, em um total de 1 vez.
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por MarceloFantini » Sex Abr 13, 2012 11:50
Andrewo, não se esqueça que o vazio é um elemento em comum a ambos e quando contamos elementos de um conjunto não consideramos repetidos, por isso apenas sete.
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silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46
Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25
POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?
P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50
P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25
P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833
4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3
SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37
utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24
Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.
Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45
Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23
Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18
Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40
Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias
44242:7 = 6320 + resto 2
è assim, nâo sei mais sair disso.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24
que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43
Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:
De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.
De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.
De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.
Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.
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