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Questão da Uerj função linear

Questão da Uerj função linear

Mensagempor gustavoluiss » Seg Fev 07, 2011 22:24

http://img694.imageshack.us/img694/8177 ... questo.jpg


função linear alguém pode me ajudar,resolvi outras sobre o assunto mais essa questão não to entendendo. Brigado
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Re: Questão da Uerj função linear

Mensagempor Santa Lucci » Seg Fev 07, 2011 22:53

Boa noite, tudo bom?

Não é muito diferente do que você já fez: o segredo está basicamente em dividir o intervalo de tempo de julho/2000 a julho/2001 em 12 unidades (cada um é um mês). Daí, x=0 seria julho/2000, x=1 seria agosto/2000, e assim por diante.

A equação da reta você pode determinar do jeito que preferir, e colocar o valor de x referente a maio de 2001.

Att,
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Re: Questão da Uerj função linear

Mensagempor gustavoluiss » Seg Fev 07, 2011 22:59

Pois mais pra achar a equação da reta eu tenho que b = 0 . eu preciso achar o coeficiente angular.

intão tenho 35,6 - 22 = x

dps faço x/12 ???

eu até fiz um cálculo só que deu errado.
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Re: Questão da Uerj função linear

Mensagempor Santa Lucci » Seg Fev 07, 2011 23:18

Você acha primeiro a equação da reta. Vou fazer aqui usando proporção:
Como julho/2000 passa a ser o ponto x=0 e julho/2001 é o ponto 12, nós temos dois pontos, (0; 35,6) e (12; 22), como está no gráfico, certo?
Como maio vem antes de julho, ele está nessa reta.

Então é só calcular, pegando um ponto genérico (x; y) na curva,

\frac {x}{12} = \frac {y-35,6}{22-35,6}

Então, a equação da reta fica:
y = \frac{-13,6x}{12} +35,6

Como julho/2001 é x=12; maio, que é dois meses antes, é x=10, então
y(10)= \frac {-136}{12} + 35,6
y(10) \approx 24,27

Espero que eu tenha ajudado,
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Re: Questão da Uerj função linear

Mensagempor gustavoluiss » Seg Fev 07, 2011 23:23

ah tá fico legal e deu certo.....

mais funçao linear não é do tipo b = 0 ?
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Re: Questão da Uerj função linear

Mensagempor gustavoluiss » Seg Fev 07, 2011 23:25

e também me explica esse seu método para achar a equação da reta ?

porque geralmente eu resolvo por sistema!
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Re: Questão da Uerj função linear

Mensagempor Santa Lucci » Seg Fev 07, 2011 23:37

Claro.

http://img148.imageshack.us/img148/5962/semttulo2jh.jpg

Um professor meu ensinava assim e fica bem mais simples para funções de primeiro grau, o macete é fazer um esquema daquele e fazer "Meio menos pé, cabeça menos pé" [nota, um pra coluna do x e outro pra do y; daí igualar], que não deixa de ser um m = \frac {\Delta y}{\Delta x} que você viu (ou vai ver) em geometria analítica.

Daí, você acha a igualdade do meu post anterior. :)

Att,
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Re: Questão da Uerj função linear

Mensagempor gustavoluiss » Seg Fev 07, 2011 23:44

eu jah vi um negoço parecido em física pra achar temperatura genérica,ai vc tiro x - 0/12-0 = y - 35,6/22-35,6 é isso ?

intão a função q vc deu não é linear ele fala que o negoço caiu linearmente,isso q eu não intendi.... mais a sua resposta tá certa
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Re: Questão da Uerj função linear

Mensagempor Santa Lucci » Seg Fev 07, 2011 23:50

É exatamente isso.

A gente vê isso em física, mesmo. Mas, no fundo, trata-se da mesma matéria (mas agora aplicada à fisica)

Há um jeito ainda mais interessante (e particularmente meu favorito), que é calculando o determinante de uma matriz.

Ah, são lineares sim. Você só pode resolver desse jeito se for uma reta! (Reta -> linear -> proporção constante)

Att,
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Re: Questão da Uerj função linear

Mensagempor gustavoluiss » Seg Fev 07, 2011 23:52

pqp tah com muito ,hahah eu sempre fui meio largado to começando estuda agora,eu sei muito do fundamental porque terminei 3 livros, mais to começando o do ensino médio e cálculo agora,porque vo pra federal aqui do rio,mais por determinante de matriz eu não sei não,mais esse que vc falo de proporção,me explica ?
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Re: Questão da Uerj função linear

Mensagempor Santa Lucci » Ter Fev 08, 2011 00:03

Cálculo da faculdade? Pega bem as coisas do ensino médio antes, especialmente a parte de funções e tudo. Vai te ajudar a desenvolver o raciocínio e te deixar mais maduro.

O jeito da proporção é esse que eu te ensinei agora, hehe.

Att,
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Re: Questão da Uerj função linear

Mensagempor gustavoluiss » Ter Fev 08, 2011 00:13

Ok

economia tem calculo ?
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Re: Questão da Uerj função linear

Mensagempor Santa Lucci » Ter Fev 08, 2011 01:24

Tem :)
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?