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[FUNÇÃO] Inversa

[FUNÇÃO] Inversa

Mensagempor Reavourz » Qui Jul 10, 2014 17:21

Olá pessoal estou com uma dúvida na parte da equação, bom vamos lá.

Exemplo:
y=2x+1

Eu substituí o y por x e o x por y ficando assim:
x=2y+1

Resolução:

x-2y=1=>
       -2y=-x+1=>
       -2y=-x+1.(-1)=>
        2y=x-1=>

y=\frac {x-1}{2}

Ai estava eu pesquisando algumas coisas vi isso em um site.

Para determinar a função inversa de f(x)=2x+1 basta:

y=2x+1 (trocar x por y)

x=2y+1 (isolar o y)

-2y= – x+1 (O +1 não deveria virar -1)?

2y= x+1 ( COMO PODE ISSO?)

y=(x+1)/2

f-¹(x)=(x+1)/2

Em meu livro também tem um parecido:

y=-4x+1

x=-4y+1=>
x+4y=1 =>
4y=-x+1

y=\frac{-x+1}{4}

no livro o resultado é y=\frac{1-x}{4}

Desde já agradeço.
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Re: [FUNÇÃO] Inversa

Mensagempor young_jedi » Qui Jul 10, 2014 21:17

a primeira função que voce posto

f(x)=2x+1

y=2x+1

x=2y+1

agora passando o x para o lado esquerdo da equação

0=2y-x+1

e passando o y para o lado direito

-2y=-x+1

multiplicando a equação por -1

2y=x-1

y=\frac{x-1}{2}

realmente a resposta apontada esta errada

agora o segundo caso

o resultado encontrado foi

y=\frac{-x+1}{4} que é a mesma coisa que y=\frac{1-x}{4}

esta correto não tem nenhuma incoerencia
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Re: [FUNÇÃO] Inversa

Mensagempor Reavourz » Qui Jul 10, 2014 23:37

vlw cara pensei que estava errado minha resolução, pois essa Y=(x+1)/2 eu vi em um site que estava tratando de funções inversas, tenso quem aprendeu por lá aprendeu errado. Obrigado pela ajuda.

Pode me ajudar nesta aqui?

y=\frac {6x-1}{3x+2}

Bom o gabarito do livro está:

y=\frac {2x+1}{6-3x}

Eu fiz a primeira resolução:
Não consigo enxergar o que tem de errado aqui.
x(3y+2)=6y-1  =>  3xy+2x=6y-1  =>  3xy-6y=-2x-1 =>

=>  y(3x-6)=-2x-1  =>  y=\frac {-2x-1}{3x-6}

Fiz depois a segunda:

x(3y+2)=6y-1  =>  3xy+2x=6y-1  =>  2x+1=-3xy+6y  =>

=>  -3xy+6y=2x+1  =>  y(-3x+6)=2x+1  =>  y=\frac {2x+1}{6-3x}

Não sei o que estou fazendo de errado pois na y=-4x+1 deu das duas formas, tanto passando 4x positivo, como deixando negativo.
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Re: [FUNÇÃO] Inversa

Mensagempor young_jedi » Sex Jul 11, 2014 18:54

não tem nada de errado é so uma questão de trabalhar os sinais da expressão

y=\frac{-2x-1}{3x-6}

y=\frac{(-1)(2x+1)}{(-1)(-3x+6)}

simplificando o -1

y=\frac{2x+1}{6-3x}
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Re: [FUNÇÃO] Inversa

Mensagempor Reavourz » Sáb Jul 12, 2014 00:11

vlw cara me ajudou muito, não tinha me ligado de aplicar o (-1) na fração vlw, muito obrigado.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?