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Recuperação de Matemática - Valendo a minha alma

Recuperação de Matemática - Valendo a minha alma

Mensagempor SamKoen » Qua Dez 16, 2009 15:14

Preciso tirar a nota máxima (40,0) na prova de recuperação que minha querida professora marcou para amanhã de manhã, e só agora encontrei esse verdadeiro oasis de matemáticos que adoram resolver problemas.

Vou começar postando aqui a primeira prova do trimestre, que acertei 4 de 10 questões, é sobre números complexos:
E claro, aproveitei para revisar algumas das contas, espero ter acertado agora.

Peço a ajuda de todos vocês para me ajudar a entender de uma vez por todas essa matéria. Preciso muito passar de ano, já estou desesperado. Leiam novamente a primeira linha desse post para entenderem o drama.


1) Dê as condições sobre os reais x e y para que o número complexo Z=2x+(y-1)i seja:

a) Imaginário Puro
RESPOSTA:
2x=0
x=0

y-1\neq0
y\neq1


b) Real
RESPOSTA:
2x\neq0
x\neq0

y-1=0
y=1

----
2) Dados {Z}_{1}=x-6+(2-y)i e {Z}_{2}=4+3i, encontre x e y para que {Z}_{1} = {Z}_{2}

RESPOSTA:
x-6+(2-y)i = 4+3i
Apliquei a igualdade de números complexos, e o resultado foi:

x-6=4
x=2

2-y=3
y=-1

----
3) Determine o número complexo Z tal que 2Z+3Z^-=4-i

RESPOSTA:
Z=a+bi
Z^-=a-bi


2(a+bi)+3(a-bi)=4-i

(o n° 1 abaixo não aparece na conta, mas está multiplicando o i)
2a+2bi+3a-3bi=4-(1)i

(somando os termos semelhantes)
5a-bi=4-(1)i

(e agora aplicando a igualdade de números complexos)
5a=4
a=\frac{4}{5}

b=(1)
b=1


----
4) Qual o conjugado do n° complexo Z=\frac{4}{1-i} ?

RESPOSTA:
(Aqui eu só multipliquei a fração pelo conjugado do denominador, não sei se fiz certo.)

Z=\frac{4}{1-i} \frac{1+i}{1+i} = \frac{4+4i}{1+(i^2)} = \frac{4+4i}{1+1} = \frac{4+4i}{2} = 2+2i


----
5) Dados os números complexos Z_1=3+2i e Z_2=2-5i, qual é o valor de |Z_1.Z_2|^2?
(essa eu não respondi na prova, infelizmente. Mas vou tentar aqui.)

RESPOSTA:
Primeiro, multiplico Z_1 por Z_2, certo?
Ficaria (3+2i)(2-5i)

que teria como resposta
6-15i+4i-10i

Juntando os termos...
6-21i

E na conta, agora temos:
|6-21i|^2

Então eu aplico aquela fórmula: |Z|=\sqrt[]{6^2-21^2}
\sqrt[]{36-441}
\sqrt[]{405}


E agora,
| \sqrt[]{405} |^2=405

Acertei? :-D


----
6) Um número complexo Z e seu conjugado são tais que Z+Z^-=4 e Z-Z^-=-4i. Qual a forma trigonométrica de Z^2?
(essa eu também não fiz na prova D:)

RESPOSTA:
Bom, observando bem a conta, me parece mais lógico resolvê-la assim:

{Z+Z^-=4
{Z-Z^-=-4i \rightarrow (2-2i)-(2+2i)=4i \rightarrow 2-2i-2-2i=4i = 0 < deu zero o__o (empaquei aqui)

2Z=4-4i
Z=2-2i < usei isso para continuar a conta acima citada ^


----
7) Coloque na forma algébrica o complexo: 2\sqrt[]{2}(cos\frac{5\pi}{3}+isen\frac{5\pi}{3})
(um \pi no meio da conta?!
Nunca vi isso.)
Alguém poderia resolver essa? :-P


----
8) Determine x e y de modo que (4+i)(x-2i)=y+\frac{i}{2}

RESPOSTA:
4x-8i-xi-2(i²)=y+\frac{i}{2}
(Passei aquele denominador da fração pra o outro lado, para multiplicar)

2(4x-2-xi-8i)=y+i
8x-4-2xi-16i=y+i


(Agora, tenho que encontrar o X)
2x-16=1
x=\frac{15}{2}

(Ainda me falta o Y)
8(\frac{15}{2})-4=y
\frac{120}{2}-4=y
60-4=y
56=y

Logo,
x=\frac{15}{2}
y=56

----

... Ainda tenho mais duas provas para postar aqui, e tenho pouco tempo D:
Muito obrigado pela atenção.
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Re: Recuperação de Matemática - Valendo a minha alma

Mensagempor MarceloFantini » Qua Dez 16, 2009 18:59

Questão 1, você acertou inteira.

Questão 2, você errou no seguinte: x - 6 = 4 => x = 10

Questão 3, você acertou inteira.

Questão 4, embora você tenha acertado o resultado, você errou ali na fatoração: \frac{4+4i}{1 - (i^2)}. Se fosse \frac{4+4i}{1+(i^2)}, resultaria em \frac{4+4i}{0}, um verdadeiro crime.

Questão 5, você acertou, se não me engano.

Questão 6, uma vez que você encontrou o complexo Z, bastava você montar um pequeno gráfico com o ponto, encontrar o argumento e escrever Z = \varphi(cos\theta + isen\theta), que é a forma trigonométrica (lembrando que \varphi é o módulo de Z, que é a distância do afixo até a origem, e que o argumento é o ângulo formado pelo módulo com a horizontal, onde 0 \leq \theta \leq 2\pi.

Questão 7 é basicamente fazer a volta. Ele te dá a forma trigonométrica e quer a equação na forma Z = x + yi. \frac{5\pi}{3} = 300°.

Questão 8, você fez uma bobeirinha na hora da conta: 2x - 16 = 1 => 2x = 17 => x = \frac{17}{2}. Substituindo na equação (2) que é 8x +4 = 2y => 4x + 2 = y => 4(\frac{17}{2}) + 2 = y => 2.17 + 2 = y => y = 36.

Espero ter ajudado!

Um abraço, boa noite (e sucesso nas provas).
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Re: Recuperação de Matemática - Valendo a minha alma

Mensagempor Cleyson007 » Qua Dez 16, 2009 19:31

Boa tarde Sam Koen!

Quanto a primeira questão:

a) Está resolvida corretamente. --> Parece que você não apresenta dúvidas quanto a esse exercício.
b) Está resolvida corretamente.

Quanto a segunda questão:


Sam Koen, o princípio utilizado para resolução está correto. (observe o valor que você encontrou para x)

x-6=4

x=4+6 (quando o sinal para o outro lado da igualdade ocorre a inversão do mesmo)

x=10

O valor de y está correto.

Quanto a terceira questão:

Sam Koen, estou considerando que {Z}^{-} seja o conjugado de Z, é isso mesmo, não é?

Se for, sua resolução está correta!

Quanto a quarta questão:

Sam Koen, o processo de resolução está correto!

O conjugado de um número complexo fracionário é obtido multiplicando ambas as partes (numerador e denominador) pelo conjugado do denominador (sinal invertido da parte imaginária do denominador).

Quanto a quinta questão:


Essa foi resolvida ERRADA, veja:

({Z}_{1}.{Z}_{2})

(3+2i)(2-5i)

6-15i+4i-{10i}^{2}6-15i+4i-{10i}^{2}


({Z}_{1}.{Z}_{2})=16-11i

Como o enunciado pede \left|({Z}_{1}.{Z}_{2} \right|

\left|16-11i \right|

\left|({Z}_{1}.{Z}_{2} \right|=16+11i

\left|{Z}_{1}.{Z}_{2}\right|^2

(16+11i)(16+11i)

Resolvendo, 135+325i

Vou te adiantar a resolução das cinco (05) primeiras questões que você postou. Daqui a pouco posto a resolução das outras.

Comente qualquer dúvida :y:

Até mais.
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Re: Recuperação de Matemática - Valendo a minha alma

Mensagempor MarceloFantini » Qua Dez 16, 2009 19:34

Perdão, eu estava errado sobre a questão 5. Siga o que o Cleyson falou!

Abraço, sucesso nas provas.
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Re: Recuperação de Matemática - Valendo a minha alma

Mensagempor Cleyson007 » Qua Dez 16, 2009 19:57

Boa tarde Sam Koen e Fantini!

Fantini, que bom tê-la no Ajuda Matemática :-O

Agradeço sua interação com o fórum!

Vai a resolução da questão 6:

Quanto a questão 6:

Você encontrou o número complexo Z corretamente --> Z=2-2i

Vamos trabalhar com a Forma Trigonométrica de Z:

Z=\left|Z \right|(cos\theta+i.sen\theta)

Para achar o valor de \left|Z \right|

\left|Z \right|=\sqrt[2]{{a}^{2}+{b}^{2}}

Resolvendo, encontra-se: \left|Z \right|=2\sqrt[2]{3}

Para achar o cos\theta

cos\theta=\frac{a}{\left|Z \right|}

Para achar o sen\theta

sen\theta=\frac{b}{\left|z \right|}

Com esses dados, você encontrará o valor do cos\theta

cos\theta=\frac{\sqrt[2]{3}}{3}

E o sen\theta, será: sen\theta=\frac{-\sqrt[2]{3}}{3}

Logo, na Forma Trigonométrica, tem-se: Z=2\sqrt[2]{3}(\frac{\sqrt[2]{3}}{3}-\frac{\sqrt[2]{3}}{3}i)Z=2\sqrt[2]{3}(\frac{\sqrt[2]{3}}{3}-\frac{\sqrt[2]{3}}{3}i)

Comente qualquer dúvida :y:

Até mais.
Editado pela última vez por Cleyson007 em Qua Dez 16, 2009 20:00, em um total de 1 vez.
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Re: Recuperação de Matemática - Valendo a minha alma

Mensagempor MarceloFantini » Qua Dez 16, 2009 20:00

Obrigado Cleyson, apenas um pequeno detalhe: tê-lo. *-)

Um abraço.
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Re: Recuperação de Matemática - Valendo a minha alma

Mensagempor Cleyson007 » Qua Dez 16, 2009 20:02

Fantini escreveu:Obrigado Cleyson, apenas um pequeno detalhe: tê-lo. *-)

Um abraço.


Desculpe Fantini :$

Um abraço.
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Re: Recuperação de Matemática - Valendo a minha alma

Mensagempor SamKoen » Sáb Dez 19, 2009 12:01

Desculpem não ter postado antes, voltei ao fórum quando recebi as respostas, mas não postei nada. Reparei meus erros e voltei a estudar.
Passei de ano graças a vocês, Fantini e Cleyson. Vocês simplesmente me fizeram gabaritar aquela prova de matemática!

Fica aqui meu MUITO OBRIGADO e votos de SUCESSO a vocês e a todos do fórum :-D
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Re: Recuperação de Matemática - Valendo a minha alma

Mensagempor Cleyson007 » Seg Dez 21, 2009 18:47

Boa tarde Sam Koen!

Fico feliz em saber que conseguiu passar de ano, e mais ainda, que pude dar minha parcela de contribuição :-O

Foi um prazer ajudar! (sempre que for do nosso alcance, pode ter certeza que o faremos)

Até mais.

Sucessos a você também!
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?