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Álgebra cruel

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Mensagempor Cleyson007 » Qui Ago 22, 2013 23:00

Considere o grupo (\mathbb{Z}_{6},+) e o subconjunto J=(\overline{0},\overline{2},\overline{4}) . Mostre que J é um subgrupo de \mathbb{Z}_{6}.

Sei que para que J seja subgrupo de Z6, sei que J também deve ser um grupo que satisfaz a operação trabalhada nesse exercício. Mas não consigo mostrar o que se pede *-)

Alguém sabe resolver?
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Re: Álgebra cruel

Mensagempor Renato_RJ » Qui Ago 22, 2013 23:55

Cleyson007 escreveu:Considere o grupo (\mathbb{Z}_{6},+) e o subconjunto J=(\overline{0},\overline{2},\overline{4}) . Mostre que J é um subgrupo de \mathbb{Z}_{6}.

Sei que para que J seja subgrupo de Z6, sei que J também deve ser um grupo que satisfaz a operação trabalhada nesse exercício. Mas não consigo mostrar o que se pede *-)

Alguém sabe resolver?


Para que J seja subgrupo de \mathbb{Z}_6, temos que:

1 - J possui o elemento neutro

2 - \forall a,b \in J temos a\cdot b \in J

3 - Para todo a \in J existe a^{-1} \in J

Bem, para 1 temos o \overline{0} pois a operação é de soma, para 2 temos:

\overline{2} + \overline{4} = \overline{6} = \overline{0}  \in J

Então o elemento inverso de \overline{2} é o \overline{4}, logo temos o item 3.

Abraços...
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Re: Álgebra cruel

Mensagempor Cleyson007 » Sex Ago 23, 2013 00:00

Renato, acho que a única condição não é somente essa que H também seja um grupo com a operação de G..

Acha que é só isso?
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Re: Álgebra cruel

Mensagempor Renato_RJ » Sex Ago 23, 2013 00:07

Segundo o livro Introdução à Álgebra do Adilson Gonçalves (Projeto Euclides - SBM), página 126:

"Proposição 1. Seja G um grupo e H um subconjunto de G. AS seguintes condições são equivalentes:

a) H é um subgrupo de G

b)
i) e \in H
ii) \forall a,b \in H tem-se ab \in H (aqui dizemos que H é fechado para a operação de G)
iii) \forall a \in H tem-se a^{-1} \in H

c) H \neq 0 e \forall a,b \in H tem-se ab^{-1} \in H"

Bem, parti dessa proposição, se estou errado, me perdoe....
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Re: Álgebra cruel

Mensagempor Cleyson007 » Sex Ago 23, 2013 00:13

Boa noite Renato!

Amigo, muito obrigado :y:

Consegui visualizar.. Realmente basta provar as condições!

Abraço,

Cleyson007
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Re: Álgebra cruel

Mensagempor Cleyson007 » Sex Ago 23, 2013 00:17

Renato,

Sem querer abusar de sua boa vontade, me ajuda nessa outra por favor:

Considerando esse mesmo exercício, verifique se J é ou não é um subgrupo normal \mathbb{Z}_{6}.

Obrigado.
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Re: Álgebra cruel

Mensagempor Renato_RJ » Sex Ago 23, 2013 00:53

Cleyson007 escreveu:Renato,

Sem querer abusar de sua boa vontade, me ajuda nessa outra por favor:

Considerando esse mesmo exercício, verifique se J é ou não é um subgrupo normal \mathbb{Z}_{6}.

Obrigado.


Seja g \in G e h \in H onde H é subgrupo de G (dizemos H \leq G), para que H seja subgrupo normal de G (H \trianglelefteq G) temos que provar que:

g H g^{-1} \in H Para a operação.

Então tomemos os seguintes elementos \overline{1} \in \mathbb{Z}_6 e \overline{5} \in \mathbb{Z}_6 e seja \overline{4} \in J, logo:

\overline{1} + \overline{4} + \overline{5} = \overline{4} \in J Lembre-se que a operação soma é comutativa nos inteiros.

Faça isso para todos os elementos do grupo ou generalize (veja "a cara" dos elementos do grupo e do subgrupo e utilize a propriedade de subgrupo normal para demonstrar).

Generalizando:

Sejam a, a^{-1} \in G e j \in J, logo:



Portanto, J é subgrupo normal de G.
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Re: Álgebra cruel

Mensagempor Cleyson007 » Sex Ago 23, 2013 09:56

Renato,

e se me fosse pedido as classes laterais de J?

Obrigado.
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Re: Álgebra cruel

Mensagempor Renato_RJ » Sex Ago 23, 2013 14:44

Cleyson007 escreveu:Renato,

e se me fosse pedido as classes laterais de J?

Obrigado.


Existem duas classes laterais a saber: à esquerda e à direita, abaixo coloco a definição para a classe à esquerda :

a \oplus J = \{ a \oplus j ; j \in J \}

Como J = \{ \overline{0}, \overline{2}, \overline{4} \}, vamos pegar cada elemento de \mathbb{Z}_6 e somar (pois a operação do grupo é a soma) ao conjunto J, veja:

\overline{0} + J = J + \overline{0} = \{\overline{0}, \overline{2}, \overline{4} \}

\overline{1} + J = J + \overline{1} = \{ \overline{1}, \overline{3}, \overline{5} \}

\overline{2} + J = J + \overline{2} = \{ \overline{2}, \overline{4}, \overline{0} \}

\overline{3} + J = J + \overline{3} = \{ \overline{3}, \overline{5}, \overline{1} \}

\overline{4} + J = J + \overline{4} = \{ \overline{4}, \overline{0}, \overline{2} \}

\overline{5} + J = J + \overline{5} = \{ \overline{5}, \overline{1}, \overline{3} \}

Repare que fiz para as duas classes pois \mathbb{Z}_6 é abeliano (isto é, a \oplus b = b \oplus a).

Abraços.
Editado pela última vez por Renato_RJ em Sáb Ago 24, 2013 02:11, em um total de 2 vezes.
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Re: Álgebra cruel

Mensagempor Cleyson007 » Sex Ago 23, 2013 16:10

Renato, e se fosse pedido para comentar essa afirmação: "O conjunto \frac{\mathbb{Z}_{6}}{J} é um grupo". Como resolver?
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Re: Álgebra cruel

Mensagempor Renato_RJ » Sex Ago 23, 2013 22:59

Cleyson007 escreveu:Renato, e se fosse pedido para comentar essa afirmação: "O conjunto \frac{\mathbb{Z}_{6}}{J} é um grupo". Como resolver?


Sim, é verdade pois J é um subgrupo normal de \mathbb{Z}_6, portanto \frac{\mathbb{Z}_{6}}{J} é um grupo quociente com a operação do grupo \mathbb{Z}_6. Isso é uma proposição, para saber mais sobre ela consulte o livro Introdução à Álgebra do autor Adilson Gonçalves - SBM.

Abraços...
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Re: Álgebra cruel

Mensagempor Renato_RJ » Sáb Ago 24, 2013 02:03

Refiz o meu comentário sobre as classes laterais solicitadas, como eu tinha explicado talvez não fique muito claro como achá-las. Agora acho que está mais claro.

[ ]'s
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Re: Álgebra cruel

Mensagempor Cleyson007 » Sáb Ago 24, 2013 11:12

Agora ficou mais fácil entender :y:

Obrigado Renato.. Você tem me ajudado bastante!!!

Abraço,

Cleyson007
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Re: Álgebra cruel

Mensagempor Cleyson007 » Sáb Ago 24, 2013 19:37

Boa noite Renato!

Sabe se encontro para baixar o livro Introdução à Álgebra do Adilson Gonçalves (Projeto Euclides - SBM)? Ou ebook do livro?

Agradeço,

Cleyson007
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Re: Álgebra cruel

Mensagempor Renato_RJ » Sáb Ago 24, 2013 21:44

Cleyson007 escreveu:Boa noite Renato!

Sabe se encontro para baixar o livro Introdução à Álgebra do Adilson Gonçalves (Projeto Euclides - SBM)? Ou ebook do livro?

Agradeço,

Cleyson007


Não duvido que tenha, aproveite e pesquise Álgebra Moderna do Hygino e Iezzi (tem diversos exemplos ao contrário do Adilson). O livro do Adilson você pode comprar por R$ 25,00 na SBM (eles entregam pelo correio, logo chegam ao Brasil todo).

Abraços..
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?