por Cleyson007 » Qui Ago 22, 2013 23:00
Considere o grupo

e o subconjunto

. Mostre que

é um subgrupo de

.
Sei que para que J seja subgrupo de Z
6, sei que J também deve ser um grupo que satisfaz a operação trabalhada nesse exercício. Mas não consigo mostrar o que se pede
Alguém sabe resolver?
-

Cleyson007
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 1228
- Registrado em: Qua Abr 30, 2008 00:08
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Matemática UFJF
- Andamento: formado
por Renato_RJ » Qui Ago 22, 2013 23:55
Cleyson007 escreveu:Considere o grupo

e o subconjunto

. Mostre que

é um subgrupo de

.
Sei que para que J seja subgrupo de Z
6, sei que J também deve ser um grupo que satisfaz a operação trabalhada nesse exercício. Mas não consigo mostrar o que se pede
Alguém sabe resolver?
Para que J seja subgrupo de

, temos que:
1 - J possui o elemento neutro
2 -

temos

3 - Para todo

existe

Bem, para 1 temos o

pois a operação é de soma, para 2 temos:

Então o elemento inverso de

é o

, logo temos o item 3.
Abraços...
Iniciando a minha "caminhada" pela matemática agora... Tenho muito o quê aprender...
-

Renato_RJ
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 306
- Registrado em: Qui Jan 06, 2011 15:47
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Mestrado em Matemática
- Andamento: cursando
por Cleyson007 » Sex Ago 23, 2013 00:00
Renato, acho que a única condição não é somente essa que H também seja um grupo com a operação de G..
Acha que é só isso?
-

Cleyson007
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 1228
- Registrado em: Qua Abr 30, 2008 00:08
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Matemática UFJF
- Andamento: formado
por Renato_RJ » Sex Ago 23, 2013 00:07
Segundo o livro Introdução à Álgebra do Adilson Gonçalves (Projeto Euclides - SBM), página 126:
"Proposição 1. Seja G um grupo e H um subconjunto de G. AS seguintes condições são equivalentes:
a) H é um subgrupo de G
b)
i)

ii)

tem-se

(aqui dizemos que H é fechado para a operação de G)
iii)

tem-se

c)

e

tem-se

"
Bem, parti dessa proposição, se estou errado, me perdoe....
Iniciando a minha "caminhada" pela matemática agora... Tenho muito o quê aprender...
-

Renato_RJ
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 306
- Registrado em: Qui Jan 06, 2011 15:47
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Mestrado em Matemática
- Andamento: cursando
por Cleyson007 » Sex Ago 23, 2013 00:13
Boa noite Renato!
Amigo, muito obrigado
Consegui visualizar.. Realmente basta provar as condições!
Abraço,
Cleyson007
-

Cleyson007
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 1228
- Registrado em: Qua Abr 30, 2008 00:08
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Matemática UFJF
- Andamento: formado
por Cleyson007 » Sex Ago 23, 2013 00:17
Renato,
Sem querer abusar de sua boa vontade, me ajuda nessa outra por favor:
Considerando esse mesmo exercício, verifique se

é ou não é um subgrupo normal

.
Obrigado.
-

Cleyson007
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 1228
- Registrado em: Qua Abr 30, 2008 00:08
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Matemática UFJF
- Andamento: formado
por Renato_RJ » Sex Ago 23, 2013 00:53
Cleyson007 escreveu:Renato,
Sem querer abusar de sua boa vontade, me ajuda nessa outra por favor:
Considerando esse mesmo exercício, verifique se

é ou não é um subgrupo normal

.
Obrigado.
Seja

e

onde H é subgrupo de G (dizemos

), para que H seja subgrupo normal de G (

) temos que provar que:

Para a operação.
Então tomemos os seguintes elementos

e

e seja

, logo:

Lembre-se que a operação soma é comutativa nos inteiros.
Faça isso para todos os elementos do grupo ou generalize (veja "a cara" dos elementos do grupo e do subgrupo e utilize a propriedade de subgrupo normal para demonstrar).
Generalizando:
Sejam

e

, logo:

Portanto, J é subgrupo normal de G.
Iniciando a minha "caminhada" pela matemática agora... Tenho muito o quê aprender...
-

Renato_RJ
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 306
- Registrado em: Qui Jan 06, 2011 15:47
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Mestrado em Matemática
- Andamento: cursando
por Cleyson007 » Sex Ago 23, 2013 09:56
Renato,
e se me fosse pedido as classes laterais de J?
Obrigado.
-

Cleyson007
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 1228
- Registrado em: Qua Abr 30, 2008 00:08
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Matemática UFJF
- Andamento: formado
por Renato_RJ » Sex Ago 23, 2013 14:44
Cleyson007 escreveu:Renato,
e se me fosse pedido as classes laterais de J?
Obrigado.
Existem duas classes laterais a saber: à esquerda e à direita, abaixo coloco a definição para a classe à esquerda :
Como

, vamos pegar cada elemento de

e somar (pois a operação do grupo é a soma) ao conjunto J, veja:






Repare que fiz para as duas classes pois

é abeliano (isto é,

).
Abraços.
Editado pela última vez por
Renato_RJ em Sáb Ago 24, 2013 02:11, em um total de 2 vezes.
Iniciando a minha "caminhada" pela matemática agora... Tenho muito o quê aprender...
-

Renato_RJ
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 306
- Registrado em: Qui Jan 06, 2011 15:47
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Mestrado em Matemática
- Andamento: cursando
por Cleyson007 » Sex Ago 23, 2013 16:10
Renato, e se fosse pedido para comentar essa afirmação: "O conjunto

é um grupo". Como resolver?
-

Cleyson007
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 1228
- Registrado em: Qua Abr 30, 2008 00:08
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Matemática UFJF
- Andamento: formado
por Renato_RJ » Sex Ago 23, 2013 22:59
Cleyson007 escreveu:Renato, e se fosse pedido para comentar essa afirmação: "O conjunto

é um grupo". Como resolver?
Sim, é verdade pois J é um subgrupo normal de

, portanto

é um grupo quociente com a operação do grupo

. Isso é uma proposição, para saber mais sobre ela consulte o livro Introdução à Álgebra do autor Adilson Gonçalves - SBM.
Abraços...
Iniciando a minha "caminhada" pela matemática agora... Tenho muito o quê aprender...
-

Renato_RJ
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 306
- Registrado em: Qui Jan 06, 2011 15:47
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Mestrado em Matemática
- Andamento: cursando
por Renato_RJ » Sáb Ago 24, 2013 02:03
Refiz o meu comentário sobre as classes laterais solicitadas, como eu tinha explicado talvez não fique muito claro como achá-las. Agora acho que está mais claro.
[ ]'s
Iniciando a minha "caminhada" pela matemática agora... Tenho muito o quê aprender...
-

Renato_RJ
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 306
- Registrado em: Qui Jan 06, 2011 15:47
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Mestrado em Matemática
- Andamento: cursando
por Cleyson007 » Sáb Ago 24, 2013 11:12
Agora ficou mais fácil entender
Obrigado Renato.. Você tem me ajudado bastante!!!
Abraço,
Cleyson007
-

Cleyson007
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 1228
- Registrado em: Qua Abr 30, 2008 00:08
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Matemática UFJF
- Andamento: formado
por Cleyson007 » Sáb Ago 24, 2013 19:37
Boa noite Renato!
Sabe se encontro para baixar o livro Introdução à Álgebra do Adilson Gonçalves (Projeto Euclides - SBM)? Ou ebook do livro?
Agradeço,
Cleyson007
-

Cleyson007
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 1228
- Registrado em: Qua Abr 30, 2008 00:08
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Matemática UFJF
- Andamento: formado
por Renato_RJ » Sáb Ago 24, 2013 21:44
Cleyson007 escreveu:Boa noite Renato!
Sabe se encontro para baixar o livro Introdução à Álgebra do Adilson Gonçalves (Projeto Euclides - SBM)? Ou ebook do livro?
Agradeço,
Cleyson007
Não duvido que tenha, aproveite e pesquise Álgebra Moderna do Hygino e Iezzi (tem diversos exemplos ao contrário do Adilson). O livro do Adilson você pode comprar por R$ 25,00 na SBM (eles entregam pelo correio, logo chegam ao Brasil todo).
Abraços..
Iniciando a minha "caminhada" pela matemática agora... Tenho muito o quê aprender...
-

Renato_RJ
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 306
- Registrado em: Qui Jan 06, 2011 15:47
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Mestrado em Matemática
- Andamento: cursando
Voltar para Álgebra Elementar
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- Dúvida cruel
por andre teixeira » Qua Abr 21, 2010 13:29
- 8 Respostas
- 3543 Exibições
- Última mensagem por andre teixeira

Sex Abr 23, 2010 07:27
Sistemas de Equações
-
- Dúvida cruel
por ah001334 » Dom Fev 26, 2012 23:16
- 1 Respostas
- 2875 Exibições
- Última mensagem por TiagoRodrigues

Sáb Mar 03, 2012 13:36
Estatística
-
- Complexos: Dúvida cruel!
por IsabelRangell » Seg Abr 05, 2010 19:47
- 2 Respostas
- 2003 Exibições
- Última mensagem por IsabelRangell

Ter Abr 06, 2010 04:01
Números Complexos
-
- Juros Composto! Cruel
por amorcego » Qua Set 01, 2010 14:42
- 4 Respostas
- 4563 Exibições
- Última mensagem por amorcego

Qua Set 01, 2010 22:41
Matemática Financeira
-
- algebra l
por ehrefundini » Qui Mar 05, 2009 08:34
- 1 Respostas
- 7366 Exibições
- Última mensagem por Molina

Qui Mar 05, 2009 21:50
Álgebra
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46
Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25
POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?
P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50
P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25
P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833
4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3
SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37
utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24
Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.
Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45
Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23
Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18
Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40
Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias
44242:7 = 6320 + resto 2
è assim, nâo sei mais sair disso.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24
que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43
Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:
De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.
De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.
De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.
Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.