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Álgebra cruel

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Mensagempor Cleyson007 » Qui Ago 22, 2013 23:00

Considere o grupo (\mathbb{Z}_{6},+) e o subconjunto J=(\overline{0},\overline{2},\overline{4}) . Mostre que J é um subgrupo de \mathbb{Z}_{6}.

Sei que para que J seja subgrupo de Z6, sei que J também deve ser um grupo que satisfaz a operação trabalhada nesse exercício. Mas não consigo mostrar o que se pede *-)

Alguém sabe resolver?
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Re: Álgebra cruel

Mensagempor Renato_RJ » Qui Ago 22, 2013 23:55

Cleyson007 escreveu:Considere o grupo (\mathbb{Z}_{6},+) e o subconjunto J=(\overline{0},\overline{2},\overline{4}) . Mostre que J é um subgrupo de \mathbb{Z}_{6}.

Sei que para que J seja subgrupo de Z6, sei que J também deve ser um grupo que satisfaz a operação trabalhada nesse exercício. Mas não consigo mostrar o que se pede *-)

Alguém sabe resolver?


Para que J seja subgrupo de \mathbb{Z}_6, temos que:

1 - J possui o elemento neutro

2 - \forall a,b \in J temos a\cdot b \in J

3 - Para todo a \in J existe a^{-1} \in J

Bem, para 1 temos o \overline{0} pois a operação é de soma, para 2 temos:

\overline{2} + \overline{4} = \overline{6} = \overline{0}  \in J

Então o elemento inverso de \overline{2} é o \overline{4}, logo temos o item 3.

Abraços...
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Re: Álgebra cruel

Mensagempor Cleyson007 » Sex Ago 23, 2013 00:00

Renato, acho que a única condição não é somente essa que H também seja um grupo com a operação de G..

Acha que é só isso?
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Re: Álgebra cruel

Mensagempor Renato_RJ » Sex Ago 23, 2013 00:07

Segundo o livro Introdução à Álgebra do Adilson Gonçalves (Projeto Euclides - SBM), página 126:

"Proposição 1. Seja G um grupo e H um subconjunto de G. AS seguintes condições são equivalentes:

a) H é um subgrupo de G

b)
i) e \in H
ii) \forall a,b \in H tem-se ab \in H (aqui dizemos que H é fechado para a operação de G)
iii) \forall a \in H tem-se a^{-1} \in H

c) H \neq 0 e \forall a,b \in H tem-se ab^{-1} \in H"

Bem, parti dessa proposição, se estou errado, me perdoe....
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Re: Álgebra cruel

Mensagempor Cleyson007 » Sex Ago 23, 2013 00:13

Boa noite Renato!

Amigo, muito obrigado :y:

Consegui visualizar.. Realmente basta provar as condições!

Abraço,

Cleyson007
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Re: Álgebra cruel

Mensagempor Cleyson007 » Sex Ago 23, 2013 00:17

Renato,

Sem querer abusar de sua boa vontade, me ajuda nessa outra por favor:

Considerando esse mesmo exercício, verifique se J é ou não é um subgrupo normal \mathbb{Z}_{6}.

Obrigado.
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Re: Álgebra cruel

Mensagempor Renato_RJ » Sex Ago 23, 2013 00:53

Cleyson007 escreveu:Renato,

Sem querer abusar de sua boa vontade, me ajuda nessa outra por favor:

Considerando esse mesmo exercício, verifique se J é ou não é um subgrupo normal \mathbb{Z}_{6}.

Obrigado.


Seja g \in G e h \in H onde H é subgrupo de G (dizemos H \leq G), para que H seja subgrupo normal de G (H \trianglelefteq G) temos que provar que:

g H g^{-1} \in H Para a operação.

Então tomemos os seguintes elementos \overline{1} \in \mathbb{Z}_6 e \overline{5} \in \mathbb{Z}_6 e seja \overline{4} \in J, logo:

\overline{1} + \overline{4} + \overline{5} = \overline{4} \in J Lembre-se que a operação soma é comutativa nos inteiros.

Faça isso para todos os elementos do grupo ou generalize (veja "a cara" dos elementos do grupo e do subgrupo e utilize a propriedade de subgrupo normal para demonstrar).

Generalizando:

Sejam a, a^{-1} \in G e j \in J, logo:



Portanto, J é subgrupo normal de G.
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Re: Álgebra cruel

Mensagempor Cleyson007 » Sex Ago 23, 2013 09:56

Renato,

e se me fosse pedido as classes laterais de J?

Obrigado.
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Re: Álgebra cruel

Mensagempor Renato_RJ » Sex Ago 23, 2013 14:44

Cleyson007 escreveu:Renato,

e se me fosse pedido as classes laterais de J?

Obrigado.


Existem duas classes laterais a saber: à esquerda e à direita, abaixo coloco a definição para a classe à esquerda :

a \oplus J = \{ a \oplus j ; j \in J \}

Como J = \{ \overline{0}, \overline{2}, \overline{4} \}, vamos pegar cada elemento de \mathbb{Z}_6 e somar (pois a operação do grupo é a soma) ao conjunto J, veja:

\overline{0} + J = J + \overline{0} = \{\overline{0}, \overline{2}, \overline{4} \}

\overline{1} + J = J + \overline{1} = \{ \overline{1}, \overline{3}, \overline{5} \}

\overline{2} + J = J + \overline{2} = \{ \overline{2}, \overline{4}, \overline{0} \}

\overline{3} + J = J + \overline{3} = \{ \overline{3}, \overline{5}, \overline{1} \}

\overline{4} + J = J + \overline{4} = \{ \overline{4}, \overline{0}, \overline{2} \}

\overline{5} + J = J + \overline{5} = \{ \overline{5}, \overline{1}, \overline{3} \}

Repare que fiz para as duas classes pois \mathbb{Z}_6 é abeliano (isto é, a \oplus b = b \oplus a).

Abraços.
Editado pela última vez por Renato_RJ em Sáb Ago 24, 2013 02:11, em um total de 2 vezes.
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Re: Álgebra cruel

Mensagempor Cleyson007 » Sex Ago 23, 2013 16:10

Renato, e se fosse pedido para comentar essa afirmação: "O conjunto \frac{\mathbb{Z}_{6}}{J} é um grupo". Como resolver?
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Re: Álgebra cruel

Mensagempor Renato_RJ » Sex Ago 23, 2013 22:59

Cleyson007 escreveu:Renato, e se fosse pedido para comentar essa afirmação: "O conjunto \frac{\mathbb{Z}_{6}}{J} é um grupo". Como resolver?


Sim, é verdade pois J é um subgrupo normal de \mathbb{Z}_6, portanto \frac{\mathbb{Z}_{6}}{J} é um grupo quociente com a operação do grupo \mathbb{Z}_6. Isso é uma proposição, para saber mais sobre ela consulte o livro Introdução à Álgebra do autor Adilson Gonçalves - SBM.

Abraços...
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Re: Álgebra cruel

Mensagempor Renato_RJ » Sáb Ago 24, 2013 02:03

Refiz o meu comentário sobre as classes laterais solicitadas, como eu tinha explicado talvez não fique muito claro como achá-las. Agora acho que está mais claro.

[ ]'s
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Re: Álgebra cruel

Mensagempor Cleyson007 » Sáb Ago 24, 2013 11:12

Agora ficou mais fácil entender :y:

Obrigado Renato.. Você tem me ajudado bastante!!!

Abraço,

Cleyson007
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Re: Álgebra cruel

Mensagempor Cleyson007 » Sáb Ago 24, 2013 19:37

Boa noite Renato!

Sabe se encontro para baixar o livro Introdução à Álgebra do Adilson Gonçalves (Projeto Euclides - SBM)? Ou ebook do livro?

Agradeço,

Cleyson007
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Re: Álgebra cruel

Mensagempor Renato_RJ » Sáb Ago 24, 2013 21:44

Cleyson007 escreveu:Boa noite Renato!

Sabe se encontro para baixar o livro Introdução à Álgebra do Adilson Gonçalves (Projeto Euclides - SBM)? Ou ebook do livro?

Agradeço,

Cleyson007


Não duvido que tenha, aproveite e pesquise Álgebra Moderna do Hygino e Iezzi (tem diversos exemplos ao contrário do Adilson). O livro do Adilson você pode comprar por R$ 25,00 na SBM (eles entregam pelo correio, logo chegam ao Brasil todo).

Abraços..
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Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46

Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25

POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?

P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50

P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25


P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833


4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3

SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37

utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24

Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.

Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45

Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23

Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18

Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40

Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias

44242:7 = 6320 + resto 2

è assim, nâo sei mais sair disso.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24

que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43

Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:


De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.

De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.

De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.

Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.