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Sequência

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Mensagempor chronoss » Qui Jul 18, 2013 13:48

Considere a sequência (a?) definida por : a_{i}\: =\: \, \sum_{n=1}^{\infty }\left ( \frac{1}{3} \right )^{n}

Mostre que (a?) é uma PG e determine seu termo geral.

Gabarito : a_{n}\: =\: \, \frac{3}{2}\, \cdot \, \left ( \frac{1}{3} \right )^{n}\: \Rightarrow \: q\: =\: \frac{1}{3}

Obs: Não entendi o raciocínio usado para demonstrar que se trata de uma PG, e como determinar o termo geral.
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Re: Sequência

Mensagempor MateusL » Qui Jul 18, 2013 15:31

Não seria a_i=\displaystyle\sum_{n=1}^{i}\left(\dfrac{1}{3}\right)^n?
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Re: Sequência

Mensagempor chronoss » Qui Jul 18, 2013 15:43

Nops. :)
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Re: Sequência

Mensagempor Russman » Qui Jul 18, 2013 15:52

É fácil de notar que é uma PG pois o próximo termo é igual ao anterior multiplicado por uma contante que, no caso, é \frac{1}{3}. O termo geral será sempre da forma

a_n = a_1 . q^{n-1}

de modo que

a_n =\frac{1}{3} . (\frac{1}{3})^{n-1} = (\frac{1}{3})^n
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Re: Sequência

Mensagempor MateusL » Qui Jul 18, 2013 15:54

Tem algo errado aí.

Se realmente for a_i=\displaystyle\sum_{n=1}^\infty \left(\dfrac{1}{3}\right)^n, todos os termos da sequência vão ser iguais a:

\lim_{n\to +\infty} \dfrac{\frac{1}{3}\left(1-\left(\frac{1}{3}\right)^{n+1}\right)}{1-\frac{1}{3}}=\dfrac{1}{3}\cdot \dfrac{1}{\frac{2}{3}}=\dfrac{1}{3}\cdot \dfrac{3}{2}=\dfrac{1}{2}
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Re: Sequência

Mensagempor MateusL » Qui Jul 18, 2013 16:01

Russmann, se olhares com mais cuidado para a definição de a_i, verás que todos os termos serão iguais. Podemos considerar como uma PG, mas ela terá razão 1.

Chronos, não seria a_i=\displaystyle\sum_{n=i}^\infty \left(\dfrac{1}{3}\right)^n ?
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Re: Sequência

Mensagempor Russman » Qui Jul 18, 2013 16:06

Está confuso quanto ao que o exercício pede. Eu imaginei que a definição fosse

a_i = \sum_{n=1}^{\infty }a_n

e, daí, como o exercício fala sobre a_n e não a_i, é notável que a_n seja uma PG.

Até porque a_i, na forma que aparece, não é uma sequência e sim uma série.
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Re: Sequência

Mensagempor MateusL » Qui Jul 18, 2013 16:08

Russmann, o n na definição de a_i não tem relação nenhuma com o n que aparece em a_n. São apenas variáveis, sem relação.
Poderíamos dizer, para evitar confusão, que:

a_i=\displaysyle\sum_{k=1}^\infty\left(\dfrac{1}{3}\right)^k

Apesar de eu achar que:

a_i=\displaysyle\sum_{k=i}^\infty\left(\dfrac{1}{3}\right)^k

Realmente a_i não é uma sequência, é uma série, mas não deixa de ser um TERMO da sequência (a_n), ou seja, cada TERMO da sequência (a_n) é uma série.
Editado pela última vez por MateusL em Qui Jul 18, 2013 16:14, em um total de 1 vez.
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Re: Sequência

Mensagempor Russman » Qui Jul 18, 2013 16:13

MateusL escreveu:Russmann, o n na definição de a_i não tem relação nenhuma com o n que aparece em a_n. São apenas variáveis, sem relação.
Poderíamos dizer, para evitar confusão, que:

a_i=\displaysyle\sum_{k=1}^\infty\left(\dfrac{1}{3}\right)^k

Apesar de eu achar que:

a_i=\displaysyle\sum_{k=i}^\infty\left(\dfrac{1}{3}\right)^k


Isto é você quem está dizendo.
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Re: Sequência

Mensagempor MateusL » Qui Jul 18, 2013 16:18

Não vês que na definição de a_i, a variável n assume todos os valores inteiros de 1 até o infinito?
Escreveu-se (a_n) porque essa é a notação de sequência, indicando que os termos serão a_1,\ a_2, a_3,.... Não há ligação entre esses n, eles apenas representam quantidades que variam.

E volto a dizer:

Realmente a_i não é uma sequência, é uma série, mas não deixa de ser um TERMO da sequência (a_n), ou seja, cada TERMO da sequência (a_n) é uma série.
Editado pela última vez por MateusL em Qui Jul 18, 2013 16:18, em um total de 1 vez.
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Re: Sequência

Mensagempor Russman » Qui Jul 18, 2013 16:18

MateusL escreveu:Realmente a_i não é uma sequência, é uma série, mas não deixa de ser um TERMO da sequência (a_n), ou seja, cada TERMO da sequência (a_n) é uma série.


Pode ser, realmente. Mas tu deve concordar comigo que o enunciado do problema não nos faz constatar isso claramente.
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Re: Sequência

Mensagempor MateusL » Qui Jul 18, 2013 16:20

Com certeza o enunciado está confuso, mas tens que concordar comigo que, da forma que está, todos os termos serão iguais, porque a expressão que determina no termo a_i independe do valor de i.

Sendo assim, se resolvêssemos conforme está no enunciado, encontraríamos o termo geral constante e igual a \dfrac{1}{2}.
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Re: Sequência

Mensagempor Russman » Qui Jul 18, 2013 16:23

MateusL escreveu:Com certeza o enunciado está confuso, mas tens que concordar comigo que, da forma que está, todos os termos serão iguais, porque a expressão que determina no termo a_i independe do valor de i.

Sendo assim, se resolvêssemos conforme está no enunciado, encontraríamos o termo geral constante e igual a \dfrac{1}{2}.


Ok, não estou duvidando que a_i seja constante pois , obviamente, a série é convergente e independente de i. Eu estou mais preocupado com o sentido do enunciado. kk
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Re: Sequência

Mensagempor MateusL » Qui Jul 18, 2013 16:29

Vou supor que o correto seja:

a_i=\displaystyle\sum_{n=i}^\infty\left(\dfrac{1}{3}\right)^n

Então teremos:

a_{i+1}=\displaystyle\sum_{n=i+1}^\infty\left(\dfrac{1}{3}\right)^n=\dfrac{1}{3}\cdot \displaystyle\sum_{n=i+1}^\infty\left(\dfrac{1}{3}\right)^{n-1}=\dfrac{1}{3}\cdot \displaystyle\sum_{n=i}^\infty\left(\dfrac{1}{3}\right)^{n}=\dfrac{1}{3}\cdot a_i

Portanto a razão da PG é q=\dfrac{1}{3}

Além disso:

a_0=\displaystyle\sum_{n=0}^\infty\left(\dfrac{1}{3}\right)^n=\lim_{n\to +\infty} \dfrac{1-\left(\frac{1}{3}\right)^{n+1}}{1-\frac{1}{3}}=\dfrac{3}{2}

Enão, como a_n=a_0\cdot q^n:

a_n=\dfrac{3}{2}\cdot \left(\dfrac{1}{3}\right)^n
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Re: Sequência

Mensagempor Russman » Qui Jul 18, 2013 16:34

É, parece que, de acordo com o gabarito,

a_i = \sum_{n=i}^{\infty }\left ( \frac{1}{3} \right )^n

faz mais sentido.

Vamos esperar o autor do tópico se manifestar.
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Re: Sequência

Mensagempor chronoss » Qui Jul 18, 2013 16:54

A discussão se estendeu muito rapidamente , não li todos os comentários ainda mas , vejamos se posso ajudar , a questão inclui 3 letras para responder , mostrar que (an) é PG e determinar o termo geral é a letra b) (e digitei exatamente como esta aqui no livro : Noções de matemática vol. 2 , exercícios suplementares II , questão 17 ) .

A letra a) pede para determinar (a1) , (a2) e (a3) , cujo gabarito é : (1/2) ,(1/6) e (1/18) , respectivamente .

A letra c) pede justamente para calcular : \sum_{n=1}^{\infty }a_{n} cujo gabarito é (3/4)

Me desculpem não ter postado a) e c) , geralmente em fóruns não é permitido atolar um post com questões , então...

Obs: tinha pensado também que era estacionária, questão estranha.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?