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por MateusL » Qui Jul 18, 2013 15:31
Não seria

?
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por Russman » Qui Jul 18, 2013 15:52
É fácil de notar que é uma PG pois o próximo termo é igual ao anterior multiplicado por uma contante que, no caso, é

. O termo geral será sempre da forma

de modo que

"Ad astra per aspera."
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por MateusL » Qui Jul 18, 2013 15:54
Tem algo errado aí.
Se realmente for

, todos os termos da sequência vão ser iguais a:

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por MateusL » Qui Jul 18, 2013 16:01
Russmann, se olhares com mais cuidado para a definição de

, verás que todos os termos serão iguais. Podemos considerar como uma PG, mas ela terá razão

.
Chronos, não seria

?
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por Russman » Qui Jul 18, 2013 16:06
Está confuso quanto ao que o exercício pede. Eu imaginei que a definição fosse

e, daí, como o exercício fala sobre

e não

, é notável que

seja uma PG.
Até porque

, na forma que aparece, não é uma sequência e sim uma
série.
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por MateusL » Qui Jul 18, 2013 16:08
Russmann, o

na definição de

não tem relação nenhuma com o

que aparece em

. São apenas variáveis, sem relação.
Poderíamos dizer, para evitar confusão, que:

Apesar de eu achar que:

Realmente

não é uma sequência, é uma série, mas não deixa de ser um TERMO da sequência

, ou seja, cada TERMO da sequência

é uma série.
Editado pela última vez por
MateusL em Qui Jul 18, 2013 16:14, em um total de 1 vez.
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por Russman » Qui Jul 18, 2013 16:13
MateusL escreveu:Russmann, o

na definição de

não tem relação nenhuma com o

que aparece em

. São apenas variáveis, sem relação.
Poderíamos dizer, para evitar confusão, que:

Apesar de eu achar que:

Isto é você quem está dizendo.
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por MateusL » Qui Jul 18, 2013 16:18
Não vês que na definição de

, a variável

assume todos os valores inteiros de

até o infinito?
Escreveu-se

porque essa é a notação de sequência, indicando que os termos serão

. Não há ligação entre esses

, eles apenas representam quantidades que variam.
E volto a dizer:
Realmente

não é uma sequência, é uma série, mas não deixa de ser um TERMO da sequência

, ou seja, cada TERMO da sequência

é uma série.
Editado pela última vez por
MateusL em Qui Jul 18, 2013 16:18, em um total de 1 vez.
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por Russman » Qui Jul 18, 2013 16:18
MateusL escreveu:Realmente

não é uma sequência, é uma série, mas não deixa de ser um TERMO da sequência

, ou seja, cada TERMO da sequência

é uma série.
Pode ser, realmente. Mas tu deve concordar comigo que o enunciado do problema não nos faz constatar isso claramente.
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por MateusL » Qui Jul 18, 2013 16:20
Com certeza o enunciado está confuso, mas tens que concordar comigo que, da forma que está, todos os termos serão iguais, porque a expressão que determina no termo

independe do valor de

.
Sendo assim, se resolvêssemos conforme está no enunciado, encontraríamos o termo geral constante e igual a

.
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por Russman » Qui Jul 18, 2013 16:23
MateusL escreveu:Com certeza o enunciado está confuso, mas tens que concordar comigo que, da forma que está, todos os termos serão iguais, porque a expressão que determina no termo

independe do valor de

.
Sendo assim, se resolvêssemos conforme está no enunciado, encontraríamos o termo geral constante e igual a

.
Ok, não estou duvidando que

seja constante pois , obviamente, a série é convergente e independente de

. Eu estou mais preocupado com o sentido do enunciado. kk
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por MateusL » Qui Jul 18, 2013 16:29
Vou supor que o correto seja:

Então teremos:

Portanto a razão da PG é

Além disso:

Enão, como

:

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por Russman » Qui Jul 18, 2013 16:34
É, parece que, de acordo com o gabarito,

faz mais sentido.
Vamos esperar o autor do tópico se manifestar.
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por chronoss » Qui Jul 18, 2013 16:54
A discussão se estendeu muito rapidamente , não li todos os comentários ainda mas , vejamos se posso ajudar , a questão inclui 3 letras para responder , mostrar que (an) é PG e determinar o termo geral é a letra b) (e digitei exatamente como esta aqui no livro : Noções de matemática vol. 2 , exercícios suplementares II , questão 17 ) .
A letra a) pede para determinar (a1) , (a2) e (a3) , cujo gabarito é : (1/2) ,(1/6) e (1/18) , respectivamente .
A letra c) pede justamente para calcular :
cujo gabarito é (3/4)
Me desculpem não ter postado a) e c) , geralmente em fóruns não é permitido atolar um post com questões , então...
Obs: tinha pensado também que era estacionária, questão estranha.
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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