por Jhennyfer » Dom Mai 19, 2013 13:43
Oi, eu sei q é super fácil mas eu não to conformada com esse calculo, tem algo errado.
![\frac{2+\sqrt[]{3}}{1-\sqrt[]{5}}+\frac{2-\sqrt[]{3}}{1+\sqrt[]{5}} \frac{2+\sqrt[]{3}}{1-\sqrt[]{5}}+\frac{2-\sqrt[]{3}}{1+\sqrt[]{5}}](/latexrender/pictures/69a29da537b1ad6c66b7a364936a962f.png)
Na minha resolução... eu comecei racionalizando as fatores da soma, e ficou assim:
![\frac{2+\sqrt[]{15}}{-4}+\frac{2+\sqrt[]{15}}{-4} \frac{2+\sqrt[]{15}}{-4}+\frac{2+\sqrt[]{15}}{-4}](/latexrender/pictures/48e6cf763e1375191e9c6095e00f21ec.png)
e tirando o mmc...
![\frac{-2-\sqrt[]{15}-2-\sqrt[]{15}}{-4} \frac{-2-\sqrt[]{15}-2-\sqrt[]{15}}{-4}](/latexrender/pictures/e679108555abe928556b11011bc38917.png)
----
![\frac{-4-\sqrt[]{15}}{-4} \frac{-4-\sqrt[]{15}}{-4}](/latexrender/pictures/d7ce4220c475c45329804e8abd0458c8.png)
E no gabarito está
![\frac{-2-\sqrt[]{15}}{2} \frac{-2-\sqrt[]{15}}{2}](/latexrender/pictures/3d75453fa63950cf33c42f3baaddc354.png)
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por e8group » Dom Mai 19, 2013 15:27
Note que

.
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por Jhennyfer » Dom Mai 19, 2013 15:38
isso fica no numerador após tirar o mmc? e o -2-2? fica como? -4-2(raiz² de 15)
Não entendi =/
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por e8group » Dom Mai 19, 2013 15:46
Jhennyfer escreveu:isso fica no numerador após tirar o mmc? e o -2-2? fica como? -4-2(raiz² de 15)
Não entendi =/
Sim .O numerador fica :

.
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por Jhennyfer » Dom Mai 19, 2013 15:54
Mas então porque no gabarito fica
![\frac{-2-\sqrt[]{15}}{2} \frac{-2-\sqrt[]{15}}{2}](/latexrender/pictures/3d75453fa63950cf33c42f3baaddc354.png)
?????
![\frac{-4-2 \sqrt[]{15}}{-4} \frac{-4-2 \sqrt[]{15}}{-4}](/latexrender/pictures/5949a3b4548c95dc4143715439e2b24f.png)
e agora? que propriedades eu uso para esses 4 ficarem 2 e o dois que multiplica a raiz sumir?
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por e8group » Dom Mai 19, 2013 15:58
E se você deixar o número dois em evidência ,o que acontece ?
Exemplo :

(Distributiva)
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por Jhennyfer » Dom Mai 19, 2013 16:09
![\frac{2(-2-\sqrt[]{15})}{-4} \frac{2(-2-\sqrt[]{15})}{-4}](/latexrender/pictures/29ecaf1a9719881ecd5ec9131f450418.png)
em cima deu certo agora eu divido esse 2 e 4?
assim:
![\frac{-2-\sqrt[]{15}}{2} \frac{-2-\sqrt[]{15}}{2}](/latexrender/pictures/3d75453fa63950cf33c42f3baaddc354.png)
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por e8group » Dom Mai 19, 2013 16:14
Isto mesmo ,estar correto .
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por Jhennyfer » Dom Mai 19, 2013 16:19
Só achei que ficou confuso na questão dos sinais, pois 2 é positivo e 4 é negativo,
com isso pensei que o denominador teria que ser negativo.
Santhiago, conhece algum vídeo aula breve e que possa me ajudar mais com esses calculos numéricos?
pois eles me perseguem, sempre me confundo em alguma coisa. ou algum material da internet.
Já pesquisei, mas só vem coisas q não tem haver com o assunto q eu quero.
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por e8group » Dom Mai 19, 2013 16:38
Jhennyfer escreveu:Só achei que ficou confuso na questão dos sinais, pois 2 é positivo e 4 é negativo,
com isso pensei que o denominador teria que ser negativo.
Santhiago, conhece algum vídeo aula breve e que possa me ajudar mais com esses calculos numéricos?
pois eles me perseguem, sempre me confundo em alguma coisa. ou algum material da internet.
Já pesquisei, mas só vem coisas q não tem haver com o assunto q eu quero.
Conheço 3 canais no youtube que dispõe videos aulas sobre este assunto ,são eles :
i)
http://www.youtube.com/user/nerckie/ ou através do site
http://www.vestibulandia.com.br/ ( OBS :Veja a seção Matemática Zero)
ii)
http://www.youtube.com/user/gusalberto8 ... rid&view=1iii)
http://www.youtube.com/user/matematicarioHá outras opções também ,mas no momento não estou lembrando .
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por Jhennyfer » Dom Mai 19, 2013 16:45
ok, eu já os conhecia, porém eles abordam esses assuntos separadamente, o meu problema é tudo junto...
o jeito vai ser olhar tudo do zero mesmo e tirar as dúvidas. Obrigado a ajuda

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Autor:
silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46
Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.
Assunto:
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Autor:
silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25
POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?
P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50
P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25
P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833
4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3
SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA
Assunto:
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Autor:
ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37
utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24
Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.
Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45
Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23
Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18
Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40
Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias
44242:7 = 6320 + resto 2
è assim, nâo sei mais sair disso.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24
que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43
Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:
De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.
De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.
De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.
Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.
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