por Jhennyfer » Dom Mai 19, 2013 13:43
Oi, eu sei q é super fácil mas eu não to conformada com esse calculo, tem algo errado.
![\frac{2+\sqrt[]{3}}{1-\sqrt[]{5}}+\frac{2-\sqrt[]{3}}{1+\sqrt[]{5}} \frac{2+\sqrt[]{3}}{1-\sqrt[]{5}}+\frac{2-\sqrt[]{3}}{1+\sqrt[]{5}}](/latexrender/pictures/69a29da537b1ad6c66b7a364936a962f.png)
Na minha resolução... eu comecei racionalizando as fatores da soma, e ficou assim:
![\frac{2+\sqrt[]{15}}{-4}+\frac{2+\sqrt[]{15}}{-4} \frac{2+\sqrt[]{15}}{-4}+\frac{2+\sqrt[]{15}}{-4}](/latexrender/pictures/48e6cf763e1375191e9c6095e00f21ec.png)
e tirando o mmc...
![\frac{-2-\sqrt[]{15}-2-\sqrt[]{15}}{-4} \frac{-2-\sqrt[]{15}-2-\sqrt[]{15}}{-4}](/latexrender/pictures/e679108555abe928556b11011bc38917.png)
----
![\frac{-4-\sqrt[]{15}}{-4} \frac{-4-\sqrt[]{15}}{-4}](/latexrender/pictures/d7ce4220c475c45329804e8abd0458c8.png)
E no gabarito está
![\frac{-2-\sqrt[]{15}}{2} \frac{-2-\sqrt[]{15}}{2}](/latexrender/pictures/3d75453fa63950cf33c42f3baaddc354.png)
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por e8group » Dom Mai 19, 2013 15:27
Note que

.
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por Jhennyfer » Dom Mai 19, 2013 15:38
isso fica no numerador após tirar o mmc? e o -2-2? fica como? -4-2(raiz² de 15)
Não entendi =/
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por e8group » Dom Mai 19, 2013 15:46
Jhennyfer escreveu:isso fica no numerador após tirar o mmc? e o -2-2? fica como? -4-2(raiz² de 15)
Não entendi =/
Sim .O numerador fica :

.
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por Jhennyfer » Dom Mai 19, 2013 15:54
Mas então porque no gabarito fica
![\frac{-2-\sqrt[]{15}}{2} \frac{-2-\sqrt[]{15}}{2}](/latexrender/pictures/3d75453fa63950cf33c42f3baaddc354.png)
?????
![\frac{-4-2 \sqrt[]{15}}{-4} \frac{-4-2 \sqrt[]{15}}{-4}](/latexrender/pictures/5949a3b4548c95dc4143715439e2b24f.png)
e agora? que propriedades eu uso para esses 4 ficarem 2 e o dois que multiplica a raiz sumir?
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por e8group » Dom Mai 19, 2013 15:58
E se você deixar o número dois em evidência ,o que acontece ?
Exemplo :

(Distributiva)
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por Jhennyfer » Dom Mai 19, 2013 16:09
![\frac{2(-2-\sqrt[]{15})}{-4} \frac{2(-2-\sqrt[]{15})}{-4}](/latexrender/pictures/29ecaf1a9719881ecd5ec9131f450418.png)
em cima deu certo agora eu divido esse 2 e 4?
assim:
![\frac{-2-\sqrt[]{15}}{2} \frac{-2-\sqrt[]{15}}{2}](/latexrender/pictures/3d75453fa63950cf33c42f3baaddc354.png)
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por e8group » Dom Mai 19, 2013 16:14
Isto mesmo ,estar correto .
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por Jhennyfer » Dom Mai 19, 2013 16:19
Só achei que ficou confuso na questão dos sinais, pois 2 é positivo e 4 é negativo,
com isso pensei que o denominador teria que ser negativo.
Santhiago, conhece algum vídeo aula breve e que possa me ajudar mais com esses calculos numéricos?
pois eles me perseguem, sempre me confundo em alguma coisa. ou algum material da internet.
Já pesquisei, mas só vem coisas q não tem haver com o assunto q eu quero.
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por e8group » Dom Mai 19, 2013 16:38
Jhennyfer escreveu:Só achei que ficou confuso na questão dos sinais, pois 2 é positivo e 4 é negativo,
com isso pensei que o denominador teria que ser negativo.
Santhiago, conhece algum vídeo aula breve e que possa me ajudar mais com esses calculos numéricos?
pois eles me perseguem, sempre me confundo em alguma coisa. ou algum material da internet.
Já pesquisei, mas só vem coisas q não tem haver com o assunto q eu quero.
Conheço 3 canais no youtube que dispõe videos aulas sobre este assunto ,são eles :
i)
http://www.youtube.com/user/nerckie/ ou através do site
http://www.vestibulandia.com.br/ ( OBS :Veja a seção Matemática Zero)
ii)
http://www.youtube.com/user/gusalberto8 ... rid&view=1iii)
http://www.youtube.com/user/matematicarioHá outras opções também ,mas no momento não estou lembrando .
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por Jhennyfer » Dom Mai 19, 2013 16:45
ok, eu já os conhecia, porém eles abordam esses assuntos separadamente, o meu problema é tudo junto...
o jeito vai ser olhar tudo do zero mesmo e tirar as dúvidas. Obrigado a ajuda

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sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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