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[Integrais] Exercício - resolução falha

[Integrais] Exercício - resolução falha

Mensagempor MrJuniorFerr » Seg Out 29, 2012 00:23

Olá a todos, tentei resolver o seguinte exercício pelo método de substituição:

\int \frac{sen(x)}{cos^2(x)} dx

\int \frac{sen(x)}{cos(x)}.\frac{1}{cos(x)} dx

\int tg(x).sec(x) dx

A partir daqui, fica claro que a integral de tg(x).sec(x) = sec(x) + C, mas ainda sim, continuei a resolvê-lo pelo método de substituição.

Daí, coloquei u=sec(x) e \frac{du}{dx}=sec(x).tg(x)

E fiz o seguinte:

\int \frac{1}{sec(x)}.sec(x).tg(x).sec(x) dx , como podem ver, não alterei o resultado da integração.

Como u=sec(x),

\int \frac{1}{u}.\frac{du}{dx}.u dx , cortando o dx do numerador com o dx do denominador:

\int u.\frac{1}{u} du

\frac{1}{2}u^2.ln(u) + C

\frac{1}{2}sec^2x.ln(sec(x)) + C

Ou seja, resultado incorreto...
O que eu fiz de errado?
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Re: [Integrais] Exercício - resolução falha

Mensagempor Russman » Seg Out 29, 2012 02:33

Você simplificou errado o integrando:

\int u\frac{1}{u}du=\int du = u+C
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Re: [Integrais] Exercício - resolução falha

Mensagempor MrJuniorFerr » Seg Out 29, 2012 02:37

Valeu Russman.
Pelo jeito então, deve-se simplificar ao máximo antes de integrar?
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Re: [Integrais] Exercício - resolução falha

Mensagempor Russman » Seg Out 29, 2012 03:09

Poupa trabalho.
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Re: [Integrais] Exercício - resolução falha

Mensagempor MarceloFantini » Seg Out 29, 2012 07:24

Quero voltar a ressaltar que simplificar é sempre bom, mas em geral no resultado final. Existem simplificações que, dependendo da hora em que são feitos, mais atrapalham do que ajudam.

Em outras palavras Junior, não tente se agarrar à uma regra geral que resolverá todas as suas integrais. Isto não existe. Não sei se já ouviu esta frase clássica:

Derivar é técnico, integrar é arte.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
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Re: [Integrais] Exercício - resolução falha

Mensagempor MrJuniorFerr » Seg Out 29, 2012 07:37

Bom dia Russman e Marcelo.
Entendi Marcelo. De fato, pude perceber que integrar é mais complexo que derivar...
Mas enfim, alguma conclusão com o que aconteceu eu tenho que tirar, e acho q a conclusão que eu tirei foi que é realmente necessário simplificar o integrando anteriormente a integração ou como você disse, no resultado final.
Valeu Marcelo!
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?