por MrJuniorFerr » Dom Out 21, 2012 19:09
Boa noite a todos.
Estou com dúvida no seguinte exercício:
Dada
, onde x e y são funções de uma terceira variável t. Se
, ache
quando
Gabarito: 
Fica claro que é uma função composta e deve-se usar a regra da cadeia, mas eu não consegui resolve-lo.
Primeiro, fico imaginando que como x e y são funções de t, então possíveis formas dessa função seria:

ou

. Pensei certo?
O exercício disse que x e y são funções de t, mas ele forneceu

e quer a

. Fico pensando e na minha cabeça deveria ser o contrário, ou seja,

e

.
Enfim, fiquei confuso quanto ao exercício... alguém pode me ajudar? Obrigado
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MrJuniorFerr em Dom Out 21, 2012 20:17, em um total de 1 vez.
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por e8group » Dom Out 21, 2012 20:06
Não seria

?
Onde :

.
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por MrJuniorFerr » Dom Out 21, 2012 20:14
santhiago escreveu:Não seria

?
Onde :

.
Por que deveria ser isso Santhiago?
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por e8group » Dom Out 21, 2012 20:48
Note que ,

.
Visto que ,

. Segue que ,

.
Agora quando

,

.(Faça as contas ) .
Daí ,

.
Espero q ajude .
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por MarceloFantini » Dom Out 21, 2012 22:01
Existe outra resolução: derivação implícita.
Derivando, temos

e

.
Fazendo

e

você chega no resultado. Muito mais fácil que derivar arco-cosseno.
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por MrJuniorFerr » Dom Out 21, 2012 22:02
Santhiago, infelizmente não me ajudou...
Não entendi da onde você surgiu com

,

e etc sendo que o exercício não citou nada disto...
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por MarceloFantini » Dom Out 21, 2012 22:09
O que ele fez foi o seguinte:

, e aplicando arco-cosseno, função inversa do cosseno, temos

. Foi uma resolução complicada demais e nem sempre possível.
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por MrJuniorFerr » Dom Out 21, 2012 22:18
y = f(x) ?
O que ele fez então foi isolar o y para evitar o uso da derivada implícita.. hm
Marcelo, onde entra o t nessa história toda?
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por MarceloFantini » Dom Out 21, 2012 22:22
Na minha resolução ou na dele? Na minha já estava implícito, por isso escrevi em termos das derivadas.
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por MrJuniorFerr » Dom Out 21, 2012 22:52
Marcelo, após fazer a fazer a derivação implícita, cheguei nisso:

Ficou faltando achar o valor de x, pra fazer isso é só eu isolar o x em

, ficando

e depois substituir?
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por MarceloFantini » Dom Out 21, 2012 23:00
Sim.
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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