por MrJuniorFerr » Sex Out 12, 2012 11:51
Tem um exercício aqui que estou com dúvida:
Obtenha a medida angular em radianos entre a reta r e o plano 

e

Sabe-se que para obter o ângulo de uma reta e um plano, deve-se utilizar esta fórmula:

O vetor diretor

da reta é (0,1,-1) e o vetor normal

do plano é (0,0,1).
Apliquei na fórmula e cheguei que
![\theta=sen^-^1 \left(\frac{\sqrt[]{2}}{2} \right) \theta=sen^-^1 \left(\frac{\sqrt[]{2}}{2} \right)](/latexrender/pictures/4a5fc488da7c26d223dd99482b98f888.png)
Se eu fizesse a continha, daria 45º. Mas, o exercício quer em rad. Como eu faço isso?
Editando:
Ops, consegui fazer por regra de 3...




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por MarceloFantini » Sex Out 12, 2012 12:44
Uma observação: se você está usando o produto escalar (ou produto interno), então o resultado é o cosseno do ãngulo, não o seno.
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por MrJuniorFerr » Sex Out 12, 2012 13:13
MarceloFantini escreveu:Uma observação: se você está usando o produto escalar (ou produto interno), então o resultado é o cosseno do ãngulo, não o seno.
É nada Marcelo, eu também imaginava que fosse assim devido as fórmulas do produto escalar e vetorial, pois o do produto escalar contém o cosseno e a do vetorial o seno. Mas de acordo com o livro
Geometria Analítica - Alfredo Steinbruch e com o gabarito da minha lista de exercícios, é da seguinte forma:
Quando queremos o ângulo de dois planos, devemos usar quase essa mesma fórmula que postei, só trocando o vetor diretor

pelo vetor normal

do outro plano e trocando o seno por cosseno e quando queremos o ângulo de uma reta e um plano, devemos essa fórmula que postei com o seno.
Lembrando que para os dois tipos de exercícios, se usam o produto escalar na fórmula. Realmente eu também acho estranho.
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por MarceloFantini » Sex Out 12, 2012 13:38
Não faz sentido. Quando queremos o ângulo entre dois planos, apenas fazemos o produto escalar entre os vetores normais aos planos, logo

.
Se a reta e o vetor normal ao plano forem ortogonais o produto escalar entre eles será zero, que por sua fórmula indicará que o ângulo é zero entre eles, uma contradição. Você poderia citar o trecho em que o livro explica isto?
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por MrJuniorFerr » Sex Out 12, 2012 13:55
Marcelo, to de saída agora.. vou até a universidade, pois combinei com a professora para tirar algumas dúvidas quanto a lista, pois a minha prova é na próxima terça. Ao voltar, coloco aqui todos os detalhes.
Até mais
Editando: No máximo 16:30 estou de volta.
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por MrJuniorFerr » Sex Out 12, 2012 18:53
Desculpe a demora Marcelo, houve um imprevisto.
Tudo o que o livro diz sobre ângulo de retas e planos é:
Seja uma reta r com direção do vetor

e um plano

, sendo

um vetor normal a

.
O ângulo

da reta r com o plano

é o complemento do ângulo

que a reta r forma com uma reta normal ao plano.
Tendo em vista que

e, portanto,

, vem, de acordo com a fórmula


,

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por MarceloFantini » Sex Out 12, 2012 20:18
Agora tudo faz sentido.
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Assunto:
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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