por Bielto » Ter Jul 17, 2012 17:52
07. Se

e

são dois números reais e

= m e

= n, então

é igual a:
Já tentei mas, pelo visto, eu tenho que saber quanto é

e

para depois subtrair

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por Arkanus Darondra » Ter Jul 17, 2012 18:16
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por e8group » Ter Jul 17, 2012 18:25
faça \left(\frac{m}{n}\right)^{2} ,logo obterá 4^{\alpha - \theta}
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por Bielto » Ter Jul 17, 2012 19:20
Não entendi santhiago.
como você consegue ser tão inteligente?
Eu já assisti todas as vídeo aulas sobre potenciação, já resolvi vários exercícios (só os fáceis) e mesmo assim.
Eu pélo para resolver um exercício, como esse apresentado. Eu já li as teorias em livros, conheço todas as propriedades da potenciaçãoe mesmo assim, continuo burr
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por Arkanus Darondra » Ter Jul 17, 2012 19:37
Bielto escreveu:Eu já assisti todas as vídeo aulas sobre potenciação, já resolvi vários exercícios (só os fáceis) e mesmo assim.
Eu pélo para resolver um exercício, como esse apresentado. Eu já li as teorias em livros, conheço todas as propriedades da potenciação
Como nas propriedades de potenciação a
recíproca é verdadeira, é importante que você, ao estudá-las, pratique-as como tal,
até porque a maioria dos exercícios são assim.
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por DanielFerreira » Ter Jul 17, 2012 19:43
"Sabedoria é saber o que fazer;
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por Bielto » Ter Jul 17, 2012 20:18
Poxa vida! Deve ser bom ser inteligente. Eu juro que tento pessoal, mas, sou realmente burro.
Valeu pela ajuda.
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por Bielto » Ter Jul 17, 2012 20:40
Pessoal,

=

São recíprocas?
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por MarceloFantini » Ter Jul 17, 2012 20:42
Você não é burro, é apenas a primeira vez que você está vendo o assunto e está se familiarizando com as propriedades. Demora até se acostumar. A persistência é fundamental agora.
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por Bielto » Ter Jul 17, 2012 20:47
Marcelo,

=

São recíprocas de qual propriedade?
E por quê? Você multiplicou

x

? É a recíproca do que? ou de qual propriedade?
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por MarceloFantini » Ter Jul 17, 2012 20:58
As propriedades de potenciação dizem que

e

, sendo que

é um número maior que zero. Normalmente as pessoas aprendem a usar "em um sentido apenas", ou seja, quando tem potências multiplicando elas somam e quando tem potências dividindo subtraem. Isto é reforçado por uma bateria de exercício em que apenas isso é feito.
Porém, é muito importante usar também que quando temos uma potência em soma podemos escrevê-la como produto de potências, e igualmente quando temos uma potência em subtração podemos escrevê-la como divisão de potências. Note que é uma
igualdade, então nas condições dadas sempre é válido. Quanto mais cedo você tomar consciência disto, melhor.
Sobre a "reciprocidade", foi usado no sentido que

, e a recíproca é verdadeira,

.
No caso

foi primeiro usada a propriedade que

.
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por Bielto » Ter Jul 17, 2012 21:44
Marcelo, eu estava fazendo esse exercício aqui e surgiu a seguinte dúvida.
Na parte,

o por quê? Que o sinal do b passou para baixo positivo?

Me desculpa ficar te amolando cara, juro que essa é a última pergunta.
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por MarceloFantini » Ter Jul 17, 2012 22:22
Sim, é verdade que

. Perceba que

, mas quando multiplicamos uma fração com numerador um por alguma coisa, escrevemos essa alguma coisa dividida pelo denominador, daí

.
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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