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Funções Dúvida

Funções Dúvida

Mensagempor Louis » Seg Jul 09, 2012 23:56

Olá, já quebrei a minha cabeça de todas as formas possíveis com esta questão. Com o objetivo de mostrar o gráfico da função tirei uma foto.

Agradeço a ajuda.
Anexos
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Re: Funções Dúvida

Mensagempor e8group » Ter Jul 10, 2012 00:28

Oque você tentou ?

Note que I = (a , 1/4) \in  g e f isto implica que g(a) = f(a) = \frac{1}{4} ou seja ,basta encontrar o valor para a qual a imagem da função g e f equivale a 1/4 .

Uma vez encontrado o valor para a tal que f(a) = \frac{1}{4} = 2^{2a+3} ,em consequência obterá k .Pois g(a) = \frac{1}{4} =( \frac{2}{3} )^{2a+3} + k . Daí para concluir o exercício basta calcular g(f(-2)) que é equivalente a g(\frac{1}{2}) já que f(-2) = \frac{1}{2}
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Re: Funções Dúvida

Mensagempor Louis » Ter Jul 10, 2012 10:05

Estava tentando isolar o x para depois substituí-lo na função, pelo visto estava me guiando pelo caminho errado. Como faço para encontrar o valor para a qual a imagem da função g e f equivale a 1/4?
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Re: Funções Dúvida

Mensagempor Russman » Ter Jul 10, 2012 10:20

f(a) = \frac{1}{4} \Rightarrow 2^{2a+3} = \frac{1}{2^{2}} \Rightarrow 2^{2a+5} = 1 = 2^{0} \Rightarrow 2a+5 = 0 \Rightarrow a = \frac{-5}{2}
"Ad astra per aspera."
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Re: Funções Dúvida

Mensagempor e8group » Ter Jul 10, 2012 10:47

\begin{cases} \frac{1}{4}= 2^{2a+3} \\ \frac{1}{4}= \left(\frac{2}{3} \right )^{2a +3}+k \end{cases}

Por um lado temos :

\frac{1}{4}= 2^{-2}=2^{2a+3} como temos as bases da igualdade iguais(caso não acredite aplique logaritmo de mesma base em ambos lados da igualdade )-2=2a+3 \therefore a = - \frac{5}{2} .Entretanto por outro lado:

\frac{1}{4}= \left(\frac{2}{3} \right )^{2a +3}+k ,lembrando que a = \frac{1}{2} ,temos :

2^{-2} = \left(\frac{2}{3} \right )^{4 }+k ,ou seja k =2^{-2}  -\left(\frac{2}{3} \right )^{4 } .Daí só calcular g o f (-2)
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Re: Funções Dúvida

Mensagempor Louis » Ter Jul 10, 2012 11:22

Santhiago, se de acordo com as funções que você comparou, o resultado do a obtido foi -5/2, por que quando você substituiu este valor para encontrar o k você considerou como sendo 1/2? Obrigado por esclarecer como você chegou até o resultado, se não dissesse que aplicou as bases da igualdade, ficaria perdido. Tentei calcular o gof (-2), mas não creio estar fazendo a conta do jeito certo, isso porque encontrei um intervalo correspondente ao do número 4 e acabo de conferir que a resposta certa é o número 2.

Obrigado Russman por ter postado.
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Re: Funções Dúvida

Mensagempor e8group » Ter Jul 10, 2012 12:29

Louis escreveu:Santhiago, se de acordo com as funções que você comparou, o resultado do a obtido foi -5/2, por que quando você substituiu este valor para encontrar o k você considerou como sendo 1/2? Obrigado por esclarecer como você chegou até o resultado, se não dissesse que aplicou as bases da igualdade, ficaria perdido. Tentei calcular o gof (-2), mas não creio estar fazendo a conta do jeito certo, isso porque encontrei um intervalo correspondente ao do número 4 e acabo de conferir que a resposta certa é o número 2.


Oops !

Não sei porque fiz isso (haha) ....

2^{-2}= \left(\frac{2}{3} \right )^{2(-\frac{5}{2}+3)}+k \Longrightarrow \frac{1}{4}=\left(\frac{3}{2}\right )^{2}  + k \Longrightarrow \frac{1}{4}-\left(\frac{3}{2}\right )^{2} =\left(\frac{3}{2}\right )^{2}-\left(\frac{3}{2}\right )^{2} +k \Longrightarrow \frac{1}{4}-\frac{9}{4}= k \therefore k = -2 .



Assim , temos :

g(x)= \left( \frac{2}{3}\right )^{2x +3} -2


Ou seja :

g(f(-2))= g(1/2) = \left( \frac{2}{3}\right )^{4} -2  = \frac{16}{81} - \frac{162}{81} = - \frac{146}{81} \approx - 1,8


como -1,8 \in [-2,-1) a resposta é (02) .
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Re: Funções Dúvida

Mensagempor Louis » Ter Jul 10, 2012 13:10

(risos). Uma última pergunta sobre a questão. Como você chegou a conclusão que f(-2) = 1\2?
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Re: Funções Dúvida

Mensagempor e8group » Ter Jul 10, 2012 18:36

Louis escreveu:(risos). Uma última pergunta sobre a questão. Como você chegou a conclusão que f(-2) = 1\2?


pela lei de formação de f temos que :

f(x) = 2 ^{2x +3 } então f(-2) = 2 ^{2(-2) +3 } = 2 ^{-4 +3 }= 2 ^{-1 }= \frac{1}{2} OK !
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?