por Louis » Seg Jul 09, 2012 23:56
Olá, já quebrei a minha cabeça de todas as formas possíveis com esta questão. Com o objetivo de mostrar o gráfico da função tirei uma foto.
Agradeço a ajuda.
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por e8group » Ter Jul 10, 2012 00:28
Oque você tentou ?
Note que

e

isto implica que

ou seja ,basta encontrar o valor para a qual a imagem da função g e f equivale a 1/4 .
Uma vez encontrado o valor para

tal que

,em consequência obterá k .Pois

. Daí para concluir o exercício basta calcular

que é equivalente a

já que

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por Louis » Ter Jul 10, 2012 10:05
Estava tentando isolar o x para depois substituí-lo na função, pelo visto estava me guiando pelo caminho errado. Como faço para encontrar o valor para a qual a imagem da função g e f equivale a 1/4?
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por Russman » Ter Jul 10, 2012 10:20
"Ad astra per aspera."
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por e8group » Ter Jul 10, 2012 10:47

Por um lado temos :

como temos as bases da igualdade iguais(caso não acredite aplique logaritmo de mesma base em ambos lados da igualdade )

.Entretanto por outro lado:

,lembrando que

,temos :

,ou seja

.Daí só calcular

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por Louis » Ter Jul 10, 2012 11:22
Santhiago, se de acordo com as funções que você comparou, o resultado do a obtido foi -5/2, por que quando você substituiu este valor para encontrar o k você considerou como sendo 1/2? Obrigado por esclarecer como você chegou até o resultado, se não dissesse que aplicou as bases da igualdade, ficaria perdido. Tentei calcular o gof (-2), mas não creio estar fazendo a conta do jeito certo, isso porque encontrei um intervalo correspondente ao do número 4 e acabo de conferir que a resposta certa é o número 2.
Obrigado Russman por ter postado.
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por e8group » Ter Jul 10, 2012 12:29
Louis escreveu:Santhiago, se de acordo com as funções que você comparou, o resultado do a obtido foi -5/2, por que quando você substituiu este valor para encontrar o k você considerou como sendo 1/2? Obrigado por esclarecer como você chegou até o resultado, se não dissesse que aplicou as bases da igualdade, ficaria perdido. Tentei calcular o gof (-2), mas não creio estar fazendo a conta do jeito certo, isso porque encontrei um intervalo correspondente ao do número 4 e acabo de conferir que a resposta certa é o número 2.
Oops !
Não sei porque fiz isso (haha) ....
Assim , temos :
Ou seja :
como

a resposta é (02) .
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por Louis » Ter Jul 10, 2012 13:10
(risos). Uma última pergunta sobre a questão. Como você chegou a conclusão que f(-2) = 1\2?
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por e8group » Ter Jul 10, 2012 18:36
Louis escreveu:(risos). Uma última pergunta sobre a questão. Como você chegou a conclusão que f(-2) = 1\2?
pela lei de formação de

temos que :

então

OK !
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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