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Calculo I

Calculo I

Mensagempor Thiago Ramos » Ter Mai 08, 2012 15:33

Ola Pessoal, teriam como me ajudar na resolucao deste problema Por Favor?

Os Pontos A e B sao opostos um ao outro nas margens de um rio reto que mede 4 Km de largura . O ponto C esta na mesma margem que B , mas a 5 Km , rio abaixo de B. Uma companhia telefonica deseja estender um cabo de A ao ponto P na margem oposta do rio e entao seguir reto ao longo da margem ate o ponto C.Se o Custo por Km do cabo eh de 30% mais caro sob a agua do que em terra, que linha de cabo seria mais barato para a companhia e qual o seu custo????

Determine:
a) O modelamento matematico do problema. (Funcao)
Thiago Ramos
 

Re: Calculo I

Mensagempor LuizAquino » Ter Mai 08, 2012 17:32

Thiago Ramos escreveu:Os Pontos A e B sao opostos um ao outro nas margens de um rio reto que mede 4 Km de largura . O ponto C esta na mesma margem que B , mas a 5 Km , rio abaixo de B. Uma companhia telefonica deseja estender um cabo de A ao ponto P na margem oposta do rio e entao seguir reto ao longo da margem ate o ponto C.Se o Custo por Km do cabo eh de 30% mais caro sob a agua do que em terra, que linha de cabo seria mais barato para a companhia e qual o seu custo????

Determine:
a) O modelamento matematico do problema. (Funcao)


Thiago Ramos escreveu:Ola Pessoal, teriam como me ajudar na resolucao deste problema Por Favor?


A figura abaixo ilustra o exercício. Tente resolvê-lo a partir disso. Caso você não consiga terminar, então envie até onde você conseguiu chegar.

figura.png
figura.png (3.21 KiB) Exibido 11295 vezes
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Re: Calculo I

Mensagempor Thiago Ramos » Ter Mai 08, 2012 17:36

Eu consegui montar o Grafico deste problema, o que nao estou conseguindo eh achar a funcao. Sei que eh uma funcao do 1grau
Thiago Ramos
 

Re: Calculo I

Mensagempor joaofonseca » Ter Mai 08, 2012 18:52

Eu modelei da seguinte forma:

No triangulo [ABP] seja o angulo Â. Seja a amplitude do angulo  em radianos, a variável x.

Sabemos o comprimento do cateto AB. queremos saber o comprimento do cateto BP em função de x.

tan(x)=\frac{BP}{4} \Leftrightarrow BP= 4 \cdot tan(x)

Seja o ponto P, o ponto de "ancoragem", quanto mair for o cateto BP, menor será o trajeto em terra. Logo o trajeto em terra é igual a 5-BP. Ou seja:

5-4 \cdot tan(x)

Falta agora o trajeto sob água. Na pratica será a hipotenusa do triangulo [ABP]. Um dos catetos tem comprimento fixo de 4, o outro esta definido em função de x pela expressão 4 \cdot tan(x).
Assim a hipotenusa é igual a :

\sqrt{4^2+4^2 \cdot tan^2(x)}

Agora somando as duas partes, temos:

f(x)=5-4 \cdot tan(x)+\sqrt{4^2+4^2 \cdot tan^2(x)}

Quando x=0, tan(0)=0. Logo ficamos com 5+\sqrt{16} =5+4=9. Quando x=0,896 rad, tan(0,896)\approx 1,25. Por isso temos 5-4 \cdot 1,25+\sqrt{16+4^2 \cdot 1,25^2}\approx 6.40

O gráfico fica com este aspeto:

funca#1.jpg
funca#1.jpg (10.48 KiB) Exibido 11287 vezes


Não percebi como determinar o custo?
Editado pela última vez por joaofonseca em Qua Mai 09, 2012 20:52, em um total de 1 vez.
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Re: Calculo I

Mensagempor Thiago Ramos » Ter Mai 08, 2012 19:38

Ola Joao, Obrigado por me ajudar na resolucao da Funcao!.....
Entao quer dizer que Imagem das variaveis envolviodas eh 10?
E para Dominio????
Thiago Ramos
 

Re: Calculo I

Mensagempor LuizAquino » Ter Mai 08, 2012 20:14

joaofonseca escreveu:Eu modelei da seguinte forma:

No triangulo [ABP] seja o angulo Â. Seja a amplitude do angulo  em radianos, a variável x.

Sabemos o comprimento do cateto AB. queremos saber o comprimento do cateto BP em função de x.

tan(x)=\frac{BP}{4} \Leftrightarrow BP= 4 \cdot tan(x)

Seja o ponto P, o ponto de "ancoragem", quanto mair for o cateto BP, menor será o trajeto em terra. Logo o trajeto em terra é igual a 5-BP. Ou seja:

5-4 \cdot tan(x)

Falta agora o trajeto sob água. Na pratica será a hipotenusa do triangulo [ABP]. Um dos catetos tem comprimento fixo de 4, o outro esta definido em função de x pela expressão 4 \cdot tan(x).
Assim a hipotenusa é igual a :

\sqrt{4^2+4^2 \cdot tan^2(x)}

Agora somando as duas partes, temos:

f(x)=5-4 \cdot tan(x)+\sqrt{4^2+4^2 \cdot tan^2(x)}


Há uma forma mais direta. Como você já percebeu, ABP é um triângulo retângulo. Sendo BP = x, temos que o comprimento l do cabo será:

l = 5 - x  + \sqrt{16 + x^2}

joaofonseca escreveu:Não percebi como determinar o custo?


Suponha que r seja o custo por km pela terra. Teremos que o custo por km pela água será 1,3r (ou seja, 130%r). Desse modo, a função custo será:

c(x) = r(5-x) + 1,3r\sqrt{16 + x^2}
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Re: Calculo I

Mensagempor Thiago Ramos » Ter Mai 08, 2012 20:30

Nao entendi porque deu 1,30 %r! Como vc chegou a isso?
Thiago Ramos
 

Re: Calculo I

Mensagempor LuizAquino » Ter Mai 08, 2012 20:46

Thiago Ramos escreveu:Nao entendi porque deu 1,30 %r! Como vc chegou a isso?


Em primeiro lugar, eu não escrevi que era 1,30%r. Eu escrevi que é 1,3r. Ou ainda, que é 130%r.

E em segundo lugar, leia com atenção o enunciado do exercício: "(...) Se o custo por km do cabo é de 30% mais caro sob a água do que em terra (...)"

Agora responda: o que significa dizer que algo é 30% mais caro do que outra coisa?
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Re: Calculo I

Mensagempor Thiago Ramos » Ter Mai 08, 2012 20:49

Muito Obrigado. Consegui compreender bem sua explicacao!
Thiago Ramos
 

Re: Calculo I

Mensagempor Thiago Ramos » Dom Mai 13, 2012 00:32

Ola Luiz, Nao consegui compreender porque ficou 10 para Y no Grafico que vc mostrou.
E tambem qual e a solucao aproximada analisando o grafico???
Thiago Ramos
 

Re: Calculo I

Mensagempor LuizAquino » Dom Mai 13, 2012 23:54

Thiago Ramos escreveu:Ola Luiz, Nao consegui compreender porque ficou 10 para Y no Grafico que vc mostrou.
E tambem qual e a solucao aproximada analisando o grafico???


Até o momento eu não mostrei gráfico algum. Note que quem enviou o gráfico anteriormente foi o participante joaofonseca.

Considerando a função custo dada por c(x) = r(5-x) + 1,3r\sqrt{16 + x^2} , o seu gráfico está ilustrado na figura abaixo.

figura.png
figura.png (11.64 KiB) Exibido 11213 vezes


Agora você mesmo pode analisar o gráfico para determinar aproximadamente para que valor de x temos um mínimo para a função. Basta observar qual seria o ponto "mais baixo" do gráfico.
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Re: Calculo I

Mensagempor Thiago Ramos » Seg Mai 14, 2012 00:32

Teve mostrado antes o grafico do modelo do problema. Bem acima como voce pode ver. O grafico da funcao, mas nao o grafico da funcao custo como vc teve mostrado agora.
Thiago Ramos
 

Re: Calculo I

Mensagempor LuizAquino » Seg Mai 14, 2012 00:48

Thiago Ramos escreveu:Teve mostrado antes o grafico do modelo do problema. Bem acima como voce pode ver. O grafico da funcao, mas nao o grafico da funcao custo como vc teve mostrado agora.


A imagem que enviei para ilustrar o exercício tipicamente não é chamada de "gráfico". Ela é chamada, por exemplo, de "figura" ou "ilustração".

Quando falamos em gráfico, tipicamente estamos nos referindo ao gráfico da função.
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Re: Calculo I

Mensagempor Thiago Ramos » Seg Mai 14, 2012 00:53

Compreendi! Entao isso que eu precisava mesmo. O grafico da Funcao. porque tentei fazer ,mas nao estou conseguindo fazer bem
Thiago Ramos
 

Re: Calculo I

Mensagempor Thiago Ramos » Seg Mai 14, 2012 00:54

O grafico do modelo da problema(Funcao) e os dominios e imagem das variaveis. Gostaria de confirmar isso!
Thiago Ramos
 

Re: Calculo I

Mensagempor LuizAquino » Seg Mai 14, 2012 00:57

Thiago Ramos escreveu:O grafico do modelo da problema(Funcao) e os dominios e imagem das variaveis. Gostaria de confirmar isso!


Podemos fazer melhor. Diga o domínio e a imagem que você encontrou e nós corrigiremos.

Lembre-se da Regra 1 deste fórum: informar suas tentativas e dificuldades.
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Re: Calculo I

Mensagempor Thiago Ramos » Seg Mai 14, 2012 01:01

Entao de acordo com o problema , o dominio que encontreu foi: x pertence aos n. reais tal que x eh maior ou igual a o e menor ou igual a 1,25.
E y pertence aos n. reais tb tal que y eh menor ou igual a 9 e maior ou igual a 6,40
Thiago Ramos
 

Re: Calculo I

Mensagempor LuizAquino » Seg Mai 14, 2012 10:31

Thiago Ramos escreveu:Entao de acordo com o problema , o dominio que encontreu foi: x pertence aos n. reais tal que x eh maior ou igual a o e menor ou igual a 1,25.
E y pertence aos n. reais tb tal que y eh menor ou igual a 9 e maior ou igual a 6,40


Está errado.

Considerando a ilustração do problema, temos que o domínio da função c(x) = r(5-x) + 1,3r\sqrt{16 + x^2} é dado por D = \{x\in\mathbb{R} \,\mid\, 0\leq x \leq 5\}.

Para determinar a imagem dessa função, você precisa determinar o ponto de mínimo e o ponto de máximo no intervalo [0, 5].

Tente continuar a partir daí.
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Re: Calculo I

Mensagempor Nrdm » Ter Mai 15, 2012 17:39

Olá, boa tarde... que mal pergunte, estou acompanhando a resolução deste exercicio, mas minha dúvida permanece, não entendo como encontrar a imagem nesse grafico, pois mesmo que atribua valores ao x na hora de montar não consigo pois no gráfico do custo existem duas icognitas.
Desculpe a ignorancia... estou tentando aprender.
Nrdm
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Re: Calculo I

Mensagempor LuizAquino » Ter Mai 15, 2012 19:29

Nrdm escreveu:Olá, boa tarde... que mal pergunte, estou acompanhando a resolução deste exercicio, mas minha dúvida permanece, não entendo como encontrar a imagem nesse grafico, pois mesmo que atribua valores ao x na hora de montar não consigo pois no gráfico do custo existem duas icognitas.
Desculpe a ignorancia... estou tentando aprender.


Vamos imaginar que você tenha que construir o gráfico da função f(x)=ax^2 + bx + c .

Você não conhece os coeficientes a, b e c, mas mesmo assim pode dizer que o formato básico desse gráfico será uma parábola (desde que a\neq 0).

Você pode dizer isso, pois já fez um estudo a priori sobre funções desse tipo.

Por outro lado, você não estudou funções do tipo que aparece nesse exercício. Entretanto, no caso do exercício temos que

c(x) = r(5-x) + 1,3r\sqrt{16 + x^2} \implies c(x) = r\left[(5-x) + 1,3\sqrt{16 + x^2}\right]

Sendo assim, se construirmos o gráfico da função f(x) = (5-x) + 1,3\sqrt{16 + x^2} teremos uma versão básica do gráfico de c, já que c(x) = rf(x).

Depois de conhecer essa versão básica, podemos imaginar como seria o gráfico no seu formato geral.
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Re: Calculo I

Mensagempor Thiago Ramos » Ter Mai 15, 2012 20:03

Oi Luiz.
Estou um pouco confuso.
Entao quer dizer que para y a imagem sera de 0 a 4?
E quanto ao grafico? Qual eh o grafico da funcao que reprrensentao modelo matematico do problema???
Thiago Ramos
 

Re: Calculo I

Mensagempor LuizAquino » Ter Mai 15, 2012 20:20

Thiago Ramos escreveu:Estou um pouco confuso.
Entao quer dizer que para y a imagem sera de 0 a 4?


Não.

Para determinar a imagem da função, como eu já disse anteriormente, você precisa determinar o ponto de mínimo e o ponto de máximo no intervalo [0, 5].

Você já estudou sobre o uso de derivadas para calcular o máximo e o mínimo de funções?

Thiago Ramos escreveu:E quanto ao grafico? Qual eh o grafico da funcao que reprrensentao modelo matematico do problema???


Eu já enviei o gráfico em uma mensagem anterior. Você só precisa restringi-lo ao domínio [0, 5], pois na figura apresentada o domínio considerado seria \mathbb{R} .
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Re: Calculo I

Mensagempor Thiago Ramos » Ter Mai 15, 2012 20:29

Nao estudei ponto de minimo e maximo de derivada ainda:(
Entaoo quer dizer que a funcao do do problema eh: F(x) = r(5-x) + 1,3r (raiz)16 + x ao quadrado???
E que a Imagem da Funcao jogando no grafico sera de 0 ate 9?
Thiago Ramos
 

Re: Calculo I

Mensagempor Thiago Ramos » Ter Mai 15, 2012 20:31

vc poderia me reenviar o grafico novamente?
Thiago Ramos
 

Re: Calculo I

Mensagempor LuizAquino » Ter Mai 15, 2012 21:08

Thiago Ramos escreveu:Nao estudei ponto de minimo e maximo de derivada ainda:(


Ok.

Thiago Ramos escreveu:Entaoo quer dizer que a funcao do do problema eh: F(x) = r(5-x) + 1,3r (raiz)16 + x ao quadrado???


Sim, como eu já escrevi anteriormente.

Thiago Ramos escreveu:E que a Imagem da Funcao jogando no grafico sera de 0 ate 9?


De modo geral, não seria isso. A imagem vai mudar conforme seja alterado o valor de r.

Entretanto, como você ainda não estudou a determinação de máximos e mínimos através de derivadas, eu presumo que o exercício deve ser feito pensando em um caso particular. Além disso, que a imagem deve ser determinada de uma forma aproximada, através da análise do gráfico.

Nesse contexto, suponha que r = 1. Temos então a função c(x) = 5-x + 1,3\sqrt{16+x^2} . Agora basta você analisar o gráfico dessa função.

Uma dica: lembre-se que você pode construir esse gráfico usando um programa, como por exemplo o GeoGebra.

Thiago Ramos escreveu:vc poderia me reenviar o grafico novamente?


Por que enviar novamente? Note que ele já está disponível em uma mensagem acima!
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Re: Calculo I

Mensagempor Nrdm » Qua Mai 16, 2012 01:18

ok. Agradeço a resposta.

Como também não aprendi maximos e minimos ainda, vou montar o gráfico através da função do custo, atribuindo valores ao x (que seriam de 0 á 5) e para o custo que na verdade pouco importa qual valor eu venha a atribuir, tanto faz (atribuirei 1) bom desta forma acho que entendi, e pela analise do gráfico saberei em qual distancia estará o menor custo. E pelo que pude perceber mas não sei, provavelmente estará no km 5. Ou seja é mais barato passar um cabo direto até o ponto C, que estende-lo metade pela água (ponto P) e + outra metade pela terra até o C.
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Re: Calculo I

Mensagempor LuizAquino » Qui Mai 17, 2012 00:39

Nrdm escreveu:Como também não aprendi maximos e minimos ainda, vou montar o gráfico através da função do custo, atribuindo valores ao x (que seriam de 0 á 5) e para o custo que na verdade pouco importa qual valor eu venha a atribuir, tanto faz (atribuirei 1) bom desta forma acho que entendi, e pela analise do gráfico saberei em qual distancia estará o menor custo. E pelo que pude perceber mas não sei, provavelmente estará no km 5. Ou seja é mais barato passar um cabo direto até o ponto C, que estende-lo metade pela água (ponto P) e + outra metade pela terra até o C.


Não está em 5 Km. Está aproximadamente em 4,8 Km. Note que esse é o problema de resolver analisando simplesmente o gráfico: dependendo do tamanho dele você pode ser enganado. A forma mais "segura" de encontrar o mínimo é através das derivadas. Mas você ainda estudará isso.
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Re: Calculo I

Mensagempor Nrdm » Qui Mai 17, 2012 09:11

Sim, fiz os calculos, montei o grafico e também cheguei nessa resposta!
Muito obrigada! Ajudou bastante :)
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?