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Calculo I

Calculo I

Mensagempor Thiago Ramos » Ter Mai 08, 2012 15:33

Ola Pessoal, teriam como me ajudar na resolucao deste problema Por Favor?

Os Pontos A e B sao opostos um ao outro nas margens de um rio reto que mede 4 Km de largura . O ponto C esta na mesma margem que B , mas a 5 Km , rio abaixo de B. Uma companhia telefonica deseja estender um cabo de A ao ponto P na margem oposta do rio e entao seguir reto ao longo da margem ate o ponto C.Se o Custo por Km do cabo eh de 30% mais caro sob a agua do que em terra, que linha de cabo seria mais barato para a companhia e qual o seu custo????

Determine:
a) O modelamento matematico do problema. (Funcao)
Thiago Ramos
 

Re: Calculo I

Mensagempor LuizAquino » Ter Mai 08, 2012 17:32

Thiago Ramos escreveu:Os Pontos A e B sao opostos um ao outro nas margens de um rio reto que mede 4 Km de largura . O ponto C esta na mesma margem que B , mas a 5 Km , rio abaixo de B. Uma companhia telefonica deseja estender um cabo de A ao ponto P na margem oposta do rio e entao seguir reto ao longo da margem ate o ponto C.Se o Custo por Km do cabo eh de 30% mais caro sob a agua do que em terra, que linha de cabo seria mais barato para a companhia e qual o seu custo????

Determine:
a) O modelamento matematico do problema. (Funcao)


Thiago Ramos escreveu:Ola Pessoal, teriam como me ajudar na resolucao deste problema Por Favor?


A figura abaixo ilustra o exercício. Tente resolvê-lo a partir disso. Caso você não consiga terminar, então envie até onde você conseguiu chegar.

figura.png
figura.png (3.21 KiB) Exibido 11302 vezes
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Re: Calculo I

Mensagempor Thiago Ramos » Ter Mai 08, 2012 17:36

Eu consegui montar o Grafico deste problema, o que nao estou conseguindo eh achar a funcao. Sei que eh uma funcao do 1grau
Thiago Ramos
 

Re: Calculo I

Mensagempor joaofonseca » Ter Mai 08, 2012 18:52

Eu modelei da seguinte forma:

No triangulo [ABP] seja o angulo Â. Seja a amplitude do angulo  em radianos, a variável x.

Sabemos o comprimento do cateto AB. queremos saber o comprimento do cateto BP em função de x.

tan(x)=\frac{BP}{4} \Leftrightarrow BP= 4 \cdot tan(x)

Seja o ponto P, o ponto de "ancoragem", quanto mair for o cateto BP, menor será o trajeto em terra. Logo o trajeto em terra é igual a 5-BP. Ou seja:

5-4 \cdot tan(x)

Falta agora o trajeto sob água. Na pratica será a hipotenusa do triangulo [ABP]. Um dos catetos tem comprimento fixo de 4, o outro esta definido em função de x pela expressão 4 \cdot tan(x).
Assim a hipotenusa é igual a :

\sqrt{4^2+4^2 \cdot tan^2(x)}

Agora somando as duas partes, temos:

f(x)=5-4 \cdot tan(x)+\sqrt{4^2+4^2 \cdot tan^2(x)}

Quando x=0, tan(0)=0. Logo ficamos com 5+\sqrt{16} =5+4=9. Quando x=0,896 rad, tan(0,896)\approx 1,25. Por isso temos 5-4 \cdot 1,25+\sqrt{16+4^2 \cdot 1,25^2}\approx 6.40

O gráfico fica com este aspeto:

funca#1.jpg
funca#1.jpg (10.48 KiB) Exibido 11294 vezes


Não percebi como determinar o custo?
Editado pela última vez por joaofonseca em Qua Mai 09, 2012 20:52, em um total de 1 vez.
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Re: Calculo I

Mensagempor Thiago Ramos » Ter Mai 08, 2012 19:38

Ola Joao, Obrigado por me ajudar na resolucao da Funcao!.....
Entao quer dizer que Imagem das variaveis envolviodas eh 10?
E para Dominio????
Thiago Ramos
 

Re: Calculo I

Mensagempor LuizAquino » Ter Mai 08, 2012 20:14

joaofonseca escreveu:Eu modelei da seguinte forma:

No triangulo [ABP] seja o angulo Â. Seja a amplitude do angulo  em radianos, a variável x.

Sabemos o comprimento do cateto AB. queremos saber o comprimento do cateto BP em função de x.

tan(x)=\frac{BP}{4} \Leftrightarrow BP= 4 \cdot tan(x)

Seja o ponto P, o ponto de "ancoragem", quanto mair for o cateto BP, menor será o trajeto em terra. Logo o trajeto em terra é igual a 5-BP. Ou seja:

5-4 \cdot tan(x)

Falta agora o trajeto sob água. Na pratica será a hipotenusa do triangulo [ABP]. Um dos catetos tem comprimento fixo de 4, o outro esta definido em função de x pela expressão 4 \cdot tan(x).
Assim a hipotenusa é igual a :

\sqrt{4^2+4^2 \cdot tan^2(x)}

Agora somando as duas partes, temos:

f(x)=5-4 \cdot tan(x)+\sqrt{4^2+4^2 \cdot tan^2(x)}


Há uma forma mais direta. Como você já percebeu, ABP é um triângulo retângulo. Sendo BP = x, temos que o comprimento l do cabo será:

l = 5 - x  + \sqrt{16 + x^2}

joaofonseca escreveu:Não percebi como determinar o custo?


Suponha que r seja o custo por km pela terra. Teremos que o custo por km pela água será 1,3r (ou seja, 130%r). Desse modo, a função custo será:

c(x) = r(5-x) + 1,3r\sqrt{16 + x^2}
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Re: Calculo I

Mensagempor Thiago Ramos » Ter Mai 08, 2012 20:30

Nao entendi porque deu 1,30 %r! Como vc chegou a isso?
Thiago Ramos
 

Re: Calculo I

Mensagempor LuizAquino » Ter Mai 08, 2012 20:46

Thiago Ramos escreveu:Nao entendi porque deu 1,30 %r! Como vc chegou a isso?


Em primeiro lugar, eu não escrevi que era 1,30%r. Eu escrevi que é 1,3r. Ou ainda, que é 130%r.

E em segundo lugar, leia com atenção o enunciado do exercício: "(...) Se o custo por km do cabo é de 30% mais caro sob a água do que em terra (...)"

Agora responda: o que significa dizer que algo é 30% mais caro do que outra coisa?
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Re: Calculo I

Mensagempor Thiago Ramos » Ter Mai 08, 2012 20:49

Muito Obrigado. Consegui compreender bem sua explicacao!
Thiago Ramos
 

Re: Calculo I

Mensagempor Thiago Ramos » Dom Mai 13, 2012 00:32

Ola Luiz, Nao consegui compreender porque ficou 10 para Y no Grafico que vc mostrou.
E tambem qual e a solucao aproximada analisando o grafico???
Thiago Ramos
 

Re: Calculo I

Mensagempor LuizAquino » Dom Mai 13, 2012 23:54

Thiago Ramos escreveu:Ola Luiz, Nao consegui compreender porque ficou 10 para Y no Grafico que vc mostrou.
E tambem qual e a solucao aproximada analisando o grafico???


Até o momento eu não mostrei gráfico algum. Note que quem enviou o gráfico anteriormente foi o participante joaofonseca.

Considerando a função custo dada por c(x) = r(5-x) + 1,3r\sqrt{16 + x^2} , o seu gráfico está ilustrado na figura abaixo.

figura.png
figura.png (11.64 KiB) Exibido 11220 vezes


Agora você mesmo pode analisar o gráfico para determinar aproximadamente para que valor de x temos um mínimo para a função. Basta observar qual seria o ponto "mais baixo" do gráfico.
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Re: Calculo I

Mensagempor Thiago Ramos » Seg Mai 14, 2012 00:32

Teve mostrado antes o grafico do modelo do problema. Bem acima como voce pode ver. O grafico da funcao, mas nao o grafico da funcao custo como vc teve mostrado agora.
Thiago Ramos
 

Re: Calculo I

Mensagempor LuizAquino » Seg Mai 14, 2012 00:48

Thiago Ramos escreveu:Teve mostrado antes o grafico do modelo do problema. Bem acima como voce pode ver. O grafico da funcao, mas nao o grafico da funcao custo como vc teve mostrado agora.


A imagem que enviei para ilustrar o exercício tipicamente não é chamada de "gráfico". Ela é chamada, por exemplo, de "figura" ou "ilustração".

Quando falamos em gráfico, tipicamente estamos nos referindo ao gráfico da função.
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Re: Calculo I

Mensagempor Thiago Ramos » Seg Mai 14, 2012 00:53

Compreendi! Entao isso que eu precisava mesmo. O grafico da Funcao. porque tentei fazer ,mas nao estou conseguindo fazer bem
Thiago Ramos
 

Re: Calculo I

Mensagempor Thiago Ramos » Seg Mai 14, 2012 00:54

O grafico do modelo da problema(Funcao) e os dominios e imagem das variaveis. Gostaria de confirmar isso!
Thiago Ramos
 

Re: Calculo I

Mensagempor LuizAquino » Seg Mai 14, 2012 00:57

Thiago Ramos escreveu:O grafico do modelo da problema(Funcao) e os dominios e imagem das variaveis. Gostaria de confirmar isso!


Podemos fazer melhor. Diga o domínio e a imagem que você encontrou e nós corrigiremos.

Lembre-se da Regra 1 deste fórum: informar suas tentativas e dificuldades.
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Re: Calculo I

Mensagempor Thiago Ramos » Seg Mai 14, 2012 01:01

Entao de acordo com o problema , o dominio que encontreu foi: x pertence aos n. reais tal que x eh maior ou igual a o e menor ou igual a 1,25.
E y pertence aos n. reais tb tal que y eh menor ou igual a 9 e maior ou igual a 6,40
Thiago Ramos
 

Re: Calculo I

Mensagempor LuizAquino » Seg Mai 14, 2012 10:31

Thiago Ramos escreveu:Entao de acordo com o problema , o dominio que encontreu foi: x pertence aos n. reais tal que x eh maior ou igual a o e menor ou igual a 1,25.
E y pertence aos n. reais tb tal que y eh menor ou igual a 9 e maior ou igual a 6,40


Está errado.

Considerando a ilustração do problema, temos que o domínio da função c(x) = r(5-x) + 1,3r\sqrt{16 + x^2} é dado por D = \{x\in\mathbb{R} \,\mid\, 0\leq x \leq 5\}.

Para determinar a imagem dessa função, você precisa determinar o ponto de mínimo e o ponto de máximo no intervalo [0, 5].

Tente continuar a partir daí.
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Re: Calculo I

Mensagempor Nrdm » Ter Mai 15, 2012 17:39

Olá, boa tarde... que mal pergunte, estou acompanhando a resolução deste exercicio, mas minha dúvida permanece, não entendo como encontrar a imagem nesse grafico, pois mesmo que atribua valores ao x na hora de montar não consigo pois no gráfico do custo existem duas icognitas.
Desculpe a ignorancia... estou tentando aprender.
Nrdm
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Re: Calculo I

Mensagempor LuizAquino » Ter Mai 15, 2012 19:29

Nrdm escreveu:Olá, boa tarde... que mal pergunte, estou acompanhando a resolução deste exercicio, mas minha dúvida permanece, não entendo como encontrar a imagem nesse grafico, pois mesmo que atribua valores ao x na hora de montar não consigo pois no gráfico do custo existem duas icognitas.
Desculpe a ignorancia... estou tentando aprender.


Vamos imaginar que você tenha que construir o gráfico da função f(x)=ax^2 + bx + c .

Você não conhece os coeficientes a, b e c, mas mesmo assim pode dizer que o formato básico desse gráfico será uma parábola (desde que a\neq 0).

Você pode dizer isso, pois já fez um estudo a priori sobre funções desse tipo.

Por outro lado, você não estudou funções do tipo que aparece nesse exercício. Entretanto, no caso do exercício temos que

c(x) = r(5-x) + 1,3r\sqrt{16 + x^2} \implies c(x) = r\left[(5-x) + 1,3\sqrt{16 + x^2}\right]

Sendo assim, se construirmos o gráfico da função f(x) = (5-x) + 1,3\sqrt{16 + x^2} teremos uma versão básica do gráfico de c, já que c(x) = rf(x).

Depois de conhecer essa versão básica, podemos imaginar como seria o gráfico no seu formato geral.
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Re: Calculo I

Mensagempor Thiago Ramos » Ter Mai 15, 2012 20:03

Oi Luiz.
Estou um pouco confuso.
Entao quer dizer que para y a imagem sera de 0 a 4?
E quanto ao grafico? Qual eh o grafico da funcao que reprrensentao modelo matematico do problema???
Thiago Ramos
 

Re: Calculo I

Mensagempor LuizAquino » Ter Mai 15, 2012 20:20

Thiago Ramos escreveu:Estou um pouco confuso.
Entao quer dizer que para y a imagem sera de 0 a 4?


Não.

Para determinar a imagem da função, como eu já disse anteriormente, você precisa determinar o ponto de mínimo e o ponto de máximo no intervalo [0, 5].

Você já estudou sobre o uso de derivadas para calcular o máximo e o mínimo de funções?

Thiago Ramos escreveu:E quanto ao grafico? Qual eh o grafico da funcao que reprrensentao modelo matematico do problema???


Eu já enviei o gráfico em uma mensagem anterior. Você só precisa restringi-lo ao domínio [0, 5], pois na figura apresentada o domínio considerado seria \mathbb{R} .
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Re: Calculo I

Mensagempor Thiago Ramos » Ter Mai 15, 2012 20:29

Nao estudei ponto de minimo e maximo de derivada ainda:(
Entaoo quer dizer que a funcao do do problema eh: F(x) = r(5-x) + 1,3r (raiz)16 + x ao quadrado???
E que a Imagem da Funcao jogando no grafico sera de 0 ate 9?
Thiago Ramos
 

Re: Calculo I

Mensagempor Thiago Ramos » Ter Mai 15, 2012 20:31

vc poderia me reenviar o grafico novamente?
Thiago Ramos
 

Re: Calculo I

Mensagempor LuizAquino » Ter Mai 15, 2012 21:08

Thiago Ramos escreveu:Nao estudei ponto de minimo e maximo de derivada ainda:(


Ok.

Thiago Ramos escreveu:Entaoo quer dizer que a funcao do do problema eh: F(x) = r(5-x) + 1,3r (raiz)16 + x ao quadrado???


Sim, como eu já escrevi anteriormente.

Thiago Ramos escreveu:E que a Imagem da Funcao jogando no grafico sera de 0 ate 9?


De modo geral, não seria isso. A imagem vai mudar conforme seja alterado o valor de r.

Entretanto, como você ainda não estudou a determinação de máximos e mínimos através de derivadas, eu presumo que o exercício deve ser feito pensando em um caso particular. Além disso, que a imagem deve ser determinada de uma forma aproximada, através da análise do gráfico.

Nesse contexto, suponha que r = 1. Temos então a função c(x) = 5-x + 1,3\sqrt{16+x^2} . Agora basta você analisar o gráfico dessa função.

Uma dica: lembre-se que você pode construir esse gráfico usando um programa, como por exemplo o GeoGebra.

Thiago Ramos escreveu:vc poderia me reenviar o grafico novamente?


Por que enviar novamente? Note que ele já está disponível em uma mensagem acima!
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Re: Calculo I

Mensagempor Nrdm » Qua Mai 16, 2012 01:18

ok. Agradeço a resposta.

Como também não aprendi maximos e minimos ainda, vou montar o gráfico através da função do custo, atribuindo valores ao x (que seriam de 0 á 5) e para o custo que na verdade pouco importa qual valor eu venha a atribuir, tanto faz (atribuirei 1) bom desta forma acho que entendi, e pela analise do gráfico saberei em qual distancia estará o menor custo. E pelo que pude perceber mas não sei, provavelmente estará no km 5. Ou seja é mais barato passar um cabo direto até o ponto C, que estende-lo metade pela água (ponto P) e + outra metade pela terra até o C.
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Re: Calculo I

Mensagempor LuizAquino » Qui Mai 17, 2012 00:39

Nrdm escreveu:Como também não aprendi maximos e minimos ainda, vou montar o gráfico através da função do custo, atribuindo valores ao x (que seriam de 0 á 5) e para o custo que na verdade pouco importa qual valor eu venha a atribuir, tanto faz (atribuirei 1) bom desta forma acho que entendi, e pela analise do gráfico saberei em qual distancia estará o menor custo. E pelo que pude perceber mas não sei, provavelmente estará no km 5. Ou seja é mais barato passar um cabo direto até o ponto C, que estende-lo metade pela água (ponto P) e + outra metade pela terra até o C.


Não está em 5 Km. Está aproximadamente em 4,8 Km. Note que esse é o problema de resolver analisando simplesmente o gráfico: dependendo do tamanho dele você pode ser enganado. A forma mais "segura" de encontrar o mínimo é através das derivadas. Mas você ainda estudará isso.
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Re: Calculo I

Mensagempor Nrdm » Qui Mai 17, 2012 09:11

Sim, fiz os calculos, montei o grafico e também cheguei nessa resposta!
Muito obrigada! Ajudou bastante :)
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Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Fontelles - Dom Jan 17, 2010 14:42

Não sei onde este tópico se encaixaria. Então me desculpem.
Eu não entendi essa passagem, alguém pode me explicar?
2n \geq n+1 ,\forall n \in\aleph*
O livro explica da seguinte forma.
1°) P(1) é verdadeira, pois 2.1 \geq 1+1
2°) Admitamos que P(k), k \in \aleph*, seja verdadeira:
2k \geq k+1 (hipótese da indução)
e provemos que 2(k+1) \geq (K+1)+1
Temos: (Nessa parte)
2(k+1) = 2k+2 \geq (k+1)+2 > (k+1)+1


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: MarceloFantini - Seg Jan 18, 2010 01:55

Boa noite Fontelles.

Não sei se você está familiarizado com o Princípio da Indução Finita, portanto vou tentar explicar aqui.

Ele dá uma equação, no caso:

2n \geq n+1, \forall n \in \aleph^{*}

E pergunta: ela vale para todo n? Como proceder: no primeiro passo, vemos se existe pelo menos um caso na qual ela é verdadeira:

2*1 \geq 1+1

Portanto, existe pelo menos um caso para o qual ela é verdadeira. Agora, supomos que k seja verdadeiro, e pretendemos provar que também é verdadeiro para k+1.

\mbox{Suponhamos que P(k), }k \in \aleph^{*},\mbox{ seja verdadeiro:}
2k \geq k+1

\mbox{Vamos provar que:}
2(k+1) \geq (k+1)+1

Daí pra frente, ele usou o primeiro membro para chegar em uma conclusão que validava a tese. Lembre-se: nunca saia da tese.

Espero ter ajudado.

Um abraço.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Fontelles - Seg Jan 18, 2010 02:28

Mas, Fantini, ainda fiquei em dúvida na passagem que o autor fez (deixei uma msg entre o parêntese).
Obrigado pela ajuda, mesmo assim.
Abraço!


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Fontelles - Qui Jan 21, 2010 11:32

Galera, ajuda aí!
Por falar nisso, alguém conhece algum bom material sobre o assunto. O livro do Iezzi, Matemática Elementar vol. 1 não está tão bom.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: MarceloFantini - Qui Jan 21, 2010 12:25

Boa tarde Fontelles!

Ainda não estou certo de qual é a sua dúvida, mas tentarei novamente.

O que temos que provar é isso: 2(k+1) \geq (k+1)+1, certo? O autor começou do primeiro membro:

2(k+1)= 2k+2

Isso é verdadeiro, certo? Ele apenas aplicou a distributiva. Depois, partiu para uma desigualdade:

2k+2 \geq (k+1)+2

Que é outra verdade. Agora, com certeza:

(k+1)+2 > (k+1)+1

Agora, como 2(k+1) é \geq a (k+1)+2, e este por sua vez é sempre > que (k+1)+1, logo:

2(k+1) \geq (k+1)+1 \quad \mbox{(c.q.d)}

Inclusive, nunca é igual, sempre maior.

Espero (dessa vez) ter ajudado.

Um abraço.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Caeros - Dom Out 31, 2010 10:39

Por curiosidade estava estudando indução finita e ao analisar a questão realmente utilizar a desigualdade apresentada foi uma grande sacada para este problema, só queria tirar uma dúvida sobre a sigla (c.q.d), o que significa mesmo?


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: andrefahl - Dom Out 31, 2010 11:37

c.q.d. = como queriamos demonstrar =)


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Abelardo - Qui Mai 05, 2011 17:33

Fontelles, um bom livro para quem ainda está ''pegando'' o assunto é:'' Manual de Indução Matemática - Luís Lopes''. É baratinho e encontras na net com facilidade. Procura também no site da OBM, vais encontrar com facilidade material sobre PIF... em alguns sites que preparam alunos para colégios militares em geral também tem excelentes materiais.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: MarceloFantini - Qui Mai 05, 2011 20:05

Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Vennom - Qui Abr 26, 2012 23:04

MarceloFantini escreveu:Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.

Rpz, faz um ano que o fulano não visita o site, mas ler esse comentário dele enquanto respondia a outro tópico me ajudou. hAUEhUAEhUAEH obrigado, Marcelo. Sua explicação de indução finita me sanou uma dúvida sobre outra coisa. :-D