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Calculo I

Calculo I

Mensagempor Thiago Ramos » Ter Mai 08, 2012 15:33

Ola Pessoal, teriam como me ajudar na resolucao deste problema Por Favor?

Os Pontos A e B sao opostos um ao outro nas margens de um rio reto que mede 4 Km de largura . O ponto C esta na mesma margem que B , mas a 5 Km , rio abaixo de B. Uma companhia telefonica deseja estender um cabo de A ao ponto P na margem oposta do rio e entao seguir reto ao longo da margem ate o ponto C.Se o Custo por Km do cabo eh de 30% mais caro sob a agua do que em terra, que linha de cabo seria mais barato para a companhia e qual o seu custo????

Determine:
a) O modelamento matematico do problema. (Funcao)
Thiago Ramos
 

Re: Calculo I

Mensagempor LuizAquino » Ter Mai 08, 2012 17:32

Thiago Ramos escreveu:Os Pontos A e B sao opostos um ao outro nas margens de um rio reto que mede 4 Km de largura . O ponto C esta na mesma margem que B , mas a 5 Km , rio abaixo de B. Uma companhia telefonica deseja estender um cabo de A ao ponto P na margem oposta do rio e entao seguir reto ao longo da margem ate o ponto C.Se o Custo por Km do cabo eh de 30% mais caro sob a agua do que em terra, que linha de cabo seria mais barato para a companhia e qual o seu custo????

Determine:
a) O modelamento matematico do problema. (Funcao)


Thiago Ramos escreveu:Ola Pessoal, teriam como me ajudar na resolucao deste problema Por Favor?


A figura abaixo ilustra o exercício. Tente resolvê-lo a partir disso. Caso você não consiga terminar, então envie até onde você conseguiu chegar.

figura.png
figura.png (3.21 KiB) Exibido 11301 vezes
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Re: Calculo I

Mensagempor Thiago Ramos » Ter Mai 08, 2012 17:36

Eu consegui montar o Grafico deste problema, o que nao estou conseguindo eh achar a funcao. Sei que eh uma funcao do 1grau
Thiago Ramos
 

Re: Calculo I

Mensagempor joaofonseca » Ter Mai 08, 2012 18:52

Eu modelei da seguinte forma:

No triangulo [ABP] seja o angulo Â. Seja a amplitude do angulo  em radianos, a variável x.

Sabemos o comprimento do cateto AB. queremos saber o comprimento do cateto BP em função de x.

tan(x)=\frac{BP}{4} \Leftrightarrow BP= 4 \cdot tan(x)

Seja o ponto P, o ponto de "ancoragem", quanto mair for o cateto BP, menor será o trajeto em terra. Logo o trajeto em terra é igual a 5-BP. Ou seja:

5-4 \cdot tan(x)

Falta agora o trajeto sob água. Na pratica será a hipotenusa do triangulo [ABP]. Um dos catetos tem comprimento fixo de 4, o outro esta definido em função de x pela expressão 4 \cdot tan(x).
Assim a hipotenusa é igual a :

\sqrt{4^2+4^2 \cdot tan^2(x)}

Agora somando as duas partes, temos:

f(x)=5-4 \cdot tan(x)+\sqrt{4^2+4^2 \cdot tan^2(x)}

Quando x=0, tan(0)=0. Logo ficamos com 5+\sqrt{16} =5+4=9. Quando x=0,896 rad, tan(0,896)\approx 1,25. Por isso temos 5-4 \cdot 1,25+\sqrt{16+4^2 \cdot 1,25^2}\approx 6.40

O gráfico fica com este aspeto:

funca#1.jpg
funca#1.jpg (10.48 KiB) Exibido 11293 vezes


Não percebi como determinar o custo?
Editado pela última vez por joaofonseca em Qua Mai 09, 2012 20:52, em um total de 1 vez.
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Re: Calculo I

Mensagempor Thiago Ramos » Ter Mai 08, 2012 19:38

Ola Joao, Obrigado por me ajudar na resolucao da Funcao!.....
Entao quer dizer que Imagem das variaveis envolviodas eh 10?
E para Dominio????
Thiago Ramos
 

Re: Calculo I

Mensagempor LuizAquino » Ter Mai 08, 2012 20:14

joaofonseca escreveu:Eu modelei da seguinte forma:

No triangulo [ABP] seja o angulo Â. Seja a amplitude do angulo  em radianos, a variável x.

Sabemos o comprimento do cateto AB. queremos saber o comprimento do cateto BP em função de x.

tan(x)=\frac{BP}{4} \Leftrightarrow BP= 4 \cdot tan(x)

Seja o ponto P, o ponto de "ancoragem", quanto mair for o cateto BP, menor será o trajeto em terra. Logo o trajeto em terra é igual a 5-BP. Ou seja:

5-4 \cdot tan(x)

Falta agora o trajeto sob água. Na pratica será a hipotenusa do triangulo [ABP]. Um dos catetos tem comprimento fixo de 4, o outro esta definido em função de x pela expressão 4 \cdot tan(x).
Assim a hipotenusa é igual a :

\sqrt{4^2+4^2 \cdot tan^2(x)}

Agora somando as duas partes, temos:

f(x)=5-4 \cdot tan(x)+\sqrt{4^2+4^2 \cdot tan^2(x)}


Há uma forma mais direta. Como você já percebeu, ABP é um triângulo retângulo. Sendo BP = x, temos que o comprimento l do cabo será:

l = 5 - x  + \sqrt{16 + x^2}

joaofonseca escreveu:Não percebi como determinar o custo?


Suponha que r seja o custo por km pela terra. Teremos que o custo por km pela água será 1,3r (ou seja, 130%r). Desse modo, a função custo será:

c(x) = r(5-x) + 1,3r\sqrt{16 + x^2}
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Re: Calculo I

Mensagempor Thiago Ramos » Ter Mai 08, 2012 20:30

Nao entendi porque deu 1,30 %r! Como vc chegou a isso?
Thiago Ramos
 

Re: Calculo I

Mensagempor LuizAquino » Ter Mai 08, 2012 20:46

Thiago Ramos escreveu:Nao entendi porque deu 1,30 %r! Como vc chegou a isso?


Em primeiro lugar, eu não escrevi que era 1,30%r. Eu escrevi que é 1,3r. Ou ainda, que é 130%r.

E em segundo lugar, leia com atenção o enunciado do exercício: "(...) Se o custo por km do cabo é de 30% mais caro sob a água do que em terra (...)"

Agora responda: o que significa dizer que algo é 30% mais caro do que outra coisa?
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Re: Calculo I

Mensagempor Thiago Ramos » Ter Mai 08, 2012 20:49

Muito Obrigado. Consegui compreender bem sua explicacao!
Thiago Ramos
 

Re: Calculo I

Mensagempor Thiago Ramos » Dom Mai 13, 2012 00:32

Ola Luiz, Nao consegui compreender porque ficou 10 para Y no Grafico que vc mostrou.
E tambem qual e a solucao aproximada analisando o grafico???
Thiago Ramos
 

Re: Calculo I

Mensagempor LuizAquino » Dom Mai 13, 2012 23:54

Thiago Ramos escreveu:Ola Luiz, Nao consegui compreender porque ficou 10 para Y no Grafico que vc mostrou.
E tambem qual e a solucao aproximada analisando o grafico???


Até o momento eu não mostrei gráfico algum. Note que quem enviou o gráfico anteriormente foi o participante joaofonseca.

Considerando a função custo dada por c(x) = r(5-x) + 1,3r\sqrt{16 + x^2} , o seu gráfico está ilustrado na figura abaixo.

figura.png
figura.png (11.64 KiB) Exibido 11219 vezes


Agora você mesmo pode analisar o gráfico para determinar aproximadamente para que valor de x temos um mínimo para a função. Basta observar qual seria o ponto "mais baixo" do gráfico.
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Re: Calculo I

Mensagempor Thiago Ramos » Seg Mai 14, 2012 00:32

Teve mostrado antes o grafico do modelo do problema. Bem acima como voce pode ver. O grafico da funcao, mas nao o grafico da funcao custo como vc teve mostrado agora.
Thiago Ramos
 

Re: Calculo I

Mensagempor LuizAquino » Seg Mai 14, 2012 00:48

Thiago Ramos escreveu:Teve mostrado antes o grafico do modelo do problema. Bem acima como voce pode ver. O grafico da funcao, mas nao o grafico da funcao custo como vc teve mostrado agora.


A imagem que enviei para ilustrar o exercício tipicamente não é chamada de "gráfico". Ela é chamada, por exemplo, de "figura" ou "ilustração".

Quando falamos em gráfico, tipicamente estamos nos referindo ao gráfico da função.
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Re: Calculo I

Mensagempor Thiago Ramos » Seg Mai 14, 2012 00:53

Compreendi! Entao isso que eu precisava mesmo. O grafico da Funcao. porque tentei fazer ,mas nao estou conseguindo fazer bem
Thiago Ramos
 

Re: Calculo I

Mensagempor Thiago Ramos » Seg Mai 14, 2012 00:54

O grafico do modelo da problema(Funcao) e os dominios e imagem das variaveis. Gostaria de confirmar isso!
Thiago Ramos
 

Re: Calculo I

Mensagempor LuizAquino » Seg Mai 14, 2012 00:57

Thiago Ramos escreveu:O grafico do modelo da problema(Funcao) e os dominios e imagem das variaveis. Gostaria de confirmar isso!


Podemos fazer melhor. Diga o domínio e a imagem que você encontrou e nós corrigiremos.

Lembre-se da Regra 1 deste fórum: informar suas tentativas e dificuldades.
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Re: Calculo I

Mensagempor Thiago Ramos » Seg Mai 14, 2012 01:01

Entao de acordo com o problema , o dominio que encontreu foi: x pertence aos n. reais tal que x eh maior ou igual a o e menor ou igual a 1,25.
E y pertence aos n. reais tb tal que y eh menor ou igual a 9 e maior ou igual a 6,40
Thiago Ramos
 

Re: Calculo I

Mensagempor LuizAquino » Seg Mai 14, 2012 10:31

Thiago Ramos escreveu:Entao de acordo com o problema , o dominio que encontreu foi: x pertence aos n. reais tal que x eh maior ou igual a o e menor ou igual a 1,25.
E y pertence aos n. reais tb tal que y eh menor ou igual a 9 e maior ou igual a 6,40


Está errado.

Considerando a ilustração do problema, temos que o domínio da função c(x) = r(5-x) + 1,3r\sqrt{16 + x^2} é dado por D = \{x\in\mathbb{R} \,\mid\, 0\leq x \leq 5\}.

Para determinar a imagem dessa função, você precisa determinar o ponto de mínimo e o ponto de máximo no intervalo [0, 5].

Tente continuar a partir daí.
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Re: Calculo I

Mensagempor Nrdm » Ter Mai 15, 2012 17:39

Olá, boa tarde... que mal pergunte, estou acompanhando a resolução deste exercicio, mas minha dúvida permanece, não entendo como encontrar a imagem nesse grafico, pois mesmo que atribua valores ao x na hora de montar não consigo pois no gráfico do custo existem duas icognitas.
Desculpe a ignorancia... estou tentando aprender.
Nrdm
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Re: Calculo I

Mensagempor LuizAquino » Ter Mai 15, 2012 19:29

Nrdm escreveu:Olá, boa tarde... que mal pergunte, estou acompanhando a resolução deste exercicio, mas minha dúvida permanece, não entendo como encontrar a imagem nesse grafico, pois mesmo que atribua valores ao x na hora de montar não consigo pois no gráfico do custo existem duas icognitas.
Desculpe a ignorancia... estou tentando aprender.


Vamos imaginar que você tenha que construir o gráfico da função f(x)=ax^2 + bx + c .

Você não conhece os coeficientes a, b e c, mas mesmo assim pode dizer que o formato básico desse gráfico será uma parábola (desde que a\neq 0).

Você pode dizer isso, pois já fez um estudo a priori sobre funções desse tipo.

Por outro lado, você não estudou funções do tipo que aparece nesse exercício. Entretanto, no caso do exercício temos que

c(x) = r(5-x) + 1,3r\sqrt{16 + x^2} \implies c(x) = r\left[(5-x) + 1,3\sqrt{16 + x^2}\right]

Sendo assim, se construirmos o gráfico da função f(x) = (5-x) + 1,3\sqrt{16 + x^2} teremos uma versão básica do gráfico de c, já que c(x) = rf(x).

Depois de conhecer essa versão básica, podemos imaginar como seria o gráfico no seu formato geral.
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Re: Calculo I

Mensagempor Thiago Ramos » Ter Mai 15, 2012 20:03

Oi Luiz.
Estou um pouco confuso.
Entao quer dizer que para y a imagem sera de 0 a 4?
E quanto ao grafico? Qual eh o grafico da funcao que reprrensentao modelo matematico do problema???
Thiago Ramos
 

Re: Calculo I

Mensagempor LuizAquino » Ter Mai 15, 2012 20:20

Thiago Ramos escreveu:Estou um pouco confuso.
Entao quer dizer que para y a imagem sera de 0 a 4?


Não.

Para determinar a imagem da função, como eu já disse anteriormente, você precisa determinar o ponto de mínimo e o ponto de máximo no intervalo [0, 5].

Você já estudou sobre o uso de derivadas para calcular o máximo e o mínimo de funções?

Thiago Ramos escreveu:E quanto ao grafico? Qual eh o grafico da funcao que reprrensentao modelo matematico do problema???


Eu já enviei o gráfico em uma mensagem anterior. Você só precisa restringi-lo ao domínio [0, 5], pois na figura apresentada o domínio considerado seria \mathbb{R} .
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Re: Calculo I

Mensagempor Thiago Ramos » Ter Mai 15, 2012 20:29

Nao estudei ponto de minimo e maximo de derivada ainda:(
Entaoo quer dizer que a funcao do do problema eh: F(x) = r(5-x) + 1,3r (raiz)16 + x ao quadrado???
E que a Imagem da Funcao jogando no grafico sera de 0 ate 9?
Thiago Ramos
 

Re: Calculo I

Mensagempor Thiago Ramos » Ter Mai 15, 2012 20:31

vc poderia me reenviar o grafico novamente?
Thiago Ramos
 

Re: Calculo I

Mensagempor LuizAquino » Ter Mai 15, 2012 21:08

Thiago Ramos escreveu:Nao estudei ponto de minimo e maximo de derivada ainda:(


Ok.

Thiago Ramos escreveu:Entaoo quer dizer que a funcao do do problema eh: F(x) = r(5-x) + 1,3r (raiz)16 + x ao quadrado???


Sim, como eu já escrevi anteriormente.

Thiago Ramos escreveu:E que a Imagem da Funcao jogando no grafico sera de 0 ate 9?


De modo geral, não seria isso. A imagem vai mudar conforme seja alterado o valor de r.

Entretanto, como você ainda não estudou a determinação de máximos e mínimos através de derivadas, eu presumo que o exercício deve ser feito pensando em um caso particular. Além disso, que a imagem deve ser determinada de uma forma aproximada, através da análise do gráfico.

Nesse contexto, suponha que r = 1. Temos então a função c(x) = 5-x + 1,3\sqrt{16+x^2} . Agora basta você analisar o gráfico dessa função.

Uma dica: lembre-se que você pode construir esse gráfico usando um programa, como por exemplo o GeoGebra.

Thiago Ramos escreveu:vc poderia me reenviar o grafico novamente?


Por que enviar novamente? Note que ele já está disponível em uma mensagem acima!
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Re: Calculo I

Mensagempor Nrdm » Qua Mai 16, 2012 01:18

ok. Agradeço a resposta.

Como também não aprendi maximos e minimos ainda, vou montar o gráfico através da função do custo, atribuindo valores ao x (que seriam de 0 á 5) e para o custo que na verdade pouco importa qual valor eu venha a atribuir, tanto faz (atribuirei 1) bom desta forma acho que entendi, e pela analise do gráfico saberei em qual distancia estará o menor custo. E pelo que pude perceber mas não sei, provavelmente estará no km 5. Ou seja é mais barato passar um cabo direto até o ponto C, que estende-lo metade pela água (ponto P) e + outra metade pela terra até o C.
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Re: Calculo I

Mensagempor LuizAquino » Qui Mai 17, 2012 00:39

Nrdm escreveu:Como também não aprendi maximos e minimos ainda, vou montar o gráfico através da função do custo, atribuindo valores ao x (que seriam de 0 á 5) e para o custo que na verdade pouco importa qual valor eu venha a atribuir, tanto faz (atribuirei 1) bom desta forma acho que entendi, e pela analise do gráfico saberei em qual distancia estará o menor custo. E pelo que pude perceber mas não sei, provavelmente estará no km 5. Ou seja é mais barato passar um cabo direto até o ponto C, que estende-lo metade pela água (ponto P) e + outra metade pela terra até o C.


Não está em 5 Km. Está aproximadamente em 4,8 Km. Note que esse é o problema de resolver analisando simplesmente o gráfico: dependendo do tamanho dele você pode ser enganado. A forma mais "segura" de encontrar o mínimo é através das derivadas. Mas você ainda estudará isso.
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Re: Calculo I

Mensagempor Nrdm » Qui Mai 17, 2012 09:11

Sim, fiz os calculos, montei o grafico e também cheguei nessa resposta!
Muito obrigada! Ajudou bastante :)
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Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46

Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25

POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?

P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50

P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25


P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833


4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3

SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37

utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24

Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.

Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45

Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23

Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18

Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40

Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias

44242:7 = 6320 + resto 2

è assim, nâo sei mais sair disso.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24

que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43

Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:


De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.

De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.

De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.

Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.