por jmbraganca » Qui Mar 22, 2012 20:41
Então galera, beleza? To com uma dúvida que já revirei um tanto de livros, um tanto de cadernos, revirei o google e não achei a resposta de como proceder. Provavelmente eu não estou procurando direito, mas será que vocês podem me ajudar?
Eu estou com essa fórmula abaixo':

O que eu fiz foi passar o 1 'somando' para o outro lado da igualdade e depois passei o 30 que estava dividindo o i para o outro lado da igualdade, só que multiplicando. Ficou assim:

De qualquer forma, acho que errei passando o 30 e também não sei o que fazer com o 'i' e com o expoente lá em cima. Alguém por favor pode me dar uma luz? Estou desesperado e quebrando a cabeça para resolver este exercício, mas não consigo!
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por nietzsche » Qui Mar 22, 2012 21:05
O i denota a unidade imaginária?
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por joaofonseca » Qui Mar 22, 2012 21:09
Parto do principio que i não é a unidade imaginaria, até porque se assim fosse não fazia sentido encontrar o valor de i.
A expressão que foi colocada não é uma equação exponencial, pois a variável não está como expoente.É uma equação "normal" com uma potência.Logo resolve-se como normalmente se resolvem as equações polinomiais de 1º,2º ou 3º grau.
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por jmbraganca » Qui Mar 22, 2012 21:19
O i é uma incógnita. Consegui resolver, eu passei o -1 para o outro lado somando, depois tirei a raiz 30ª dos dois lados e depois passei o +1 para o outro lado subtraindo e depois multipliquei pelo 30 e achei a resposta.

Passando aquele -1 para o lado esquerdo da igualdade:

Tirando a raiz dos dois lados:
![\sqrt[30]{1,0285} = \sqrt[30]{{\left(1 + i\div30 \right)}^{30}} \sqrt[30]{1,0285} = \sqrt[30]{{\left(1 + i\div30 \right)}^{30}}](/latexrender/pictures/87b8bb7f29ed392e297a25c4564ff034.png)
Resultado:

Após isso, passar esse 1 para o lado esquerdo da igualdade, ficando assim:

Agora o 30 que está dividindo passará multiplicando e teremos o resultado de i:

Valor de i:

Prontinho, de acordo com meu gabarito está certinho ^^
Valeuzão galera!
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por nietzsche » Qui Mar 22, 2012 21:28
É verdade, é que não li o título da pergunta. Tinha pensado em algo como provar que o lado esquerdo pode ser igual ao lado direito.
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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