por Ana_Rodrigues » Qui Fev 23, 2012 15:51
A tabela mostra a estimativa da porcentagem da população da Europa que usa telefones celulares. (Estimativas dadas para meados dos anos).
____________________________________________________________
| Ano__|_1998__|__1999__|__2000__|__2001__|__2002__|__2003__|
|__P___|__28___|___39___|___55___|___68___|___77___|___83___|
b) Estime a taxa instantânea de crescimento em 2000 tomando a média de duas taxas médias de variação. Quais são suas unidades?
c) Estime a taxa instantânea de crescimento em 2000 medindo a inclinação de uma tangente.
Olá. Eu consegui fazer a letra "b" e a resposta é 14,5 por cento/ano. Quanto à pergunta "c" eu não estou conseguindo calcular o limite (derivada) sem ter a função, e no gabarito a resposta é 15 por cento/ano. Como chegar a esse resultado?
Agradeço desde já, à quem me ajudar a entender!
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Ana_Rodrigues
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por LuizAquino » Qui Fev 23, 2012 19:45
Ana_Rodrigues escreveu:A tabela mostra a estimativa da porcentagem da população da Europa que usa telefones celulares. (Estimativas dadas para meados dos anos).
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| Ano__|_1998__|__1999__|__2000__|__2001__|__2002__|__2003__|
|__P___|__28___|___39___|___55___|___68___|___77___|___83___|
b) Estime a taxa instantânea de crescimento em 2000 tomando a média de duas taxas médias de variação. Quais são suas unidades?
c) Estime a taxa instantânea de crescimento em 2000 medindo a inclinação de uma tangente.
Ana_Rodrigues escreveu:Olá. Eu consegui fazer a letra "b" e a resposta é 14,5 por cento/ano. Quanto à pergunta "c" eu não estou conseguindo calcular o limite (derivada) sem ter a função, e no gabarito a resposta é 15 por cento/ano. Como chegar a esse resultado?
Você tem acesso a um livro de Cálculo vol I de James Stewart? Logo no início da seção que trata sobre taxa de variação instantânea há um exercício parecido com esse.
A ideia básica é:
1) Marcar os pontos dados em um plano cartesiano. Deve-se considerar o eixo x como sendo o ano e o eixo y como sendo a porcentagem;
2) Desenhar uma curva suave que interpola os pontos;
3) Traçar um segmento tangente a curva no ponto (2000, 55);
4) Usar o segmento tangente traçado no passo 3) como sendo a hipotenusa de um triângulo retângulo, sendo que cada cateto desse triângulo é paralelo a um dos eixos;
5) Medir os catetos do triângulo formado no passo 4) e calcular a tangente usando essas medidas.
Vale lembrar que a reposta do gabarito é aproximada. Sendo assim, após executar os passos acima você irá obter um número que é próximo de 15.
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por Ana_Rodrigues » Qui Fev 23, 2012 20:48
Eu estou estudando cálculo pelo livro do James Stewart. Se eu colocasse na letra "c" a mesma resposta da letra "b" eu poderia estar correta?
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por LuizAquino » Qui Fev 23, 2012 21:00
Ana_Rodrigues escreveu:Eu estou estudando cálculo pelo livro do James Stewart. Se eu colocasse na letra "c" a mesma resposta da letra "b" eu poderia estar correta?
Nesse contexto, não poderia. Afinal de contas, o exercício diz explicitamente que a estimativa deve ser obtida "
medindo a inclinação de uma tangente".
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por Ana_Rodrigues » Qui Fev 23, 2012 21:10
Obrigada!
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Assunto:
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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