• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Tópico de análise: determinação de campo de quadrado inverso

Tópico de análise: determinação de campo de quadrado inverso

Mensagempor ant_dii » Qui Dez 01, 2011 03:10

Bom pessoal, este problema não é do ensino médio e nem é muito simples de resolver ( se o fosse eu já teria conseguido).
Terei que apresentá-lo resolvido semana que vem e já tem uns 5 dias que to quebrando a cabeça...
O problema é o seguinte:

Provar que se divF e rot F são nulos, então F é um campo de quadrado inverso.

Eu acredito que há um erro no enunciado, que o que realmente vale é a recíproca, pois no caso do enunciado acima podemos ter divF e rot F nulos, porém F um campo constante qualquer e não necessariamente (como indica) um campo de quadrado inverso :

Provar que se F é um campo de quadrado inverso, então divF e rot F são nulos.

Já tentei de várias formas, até mesmo usando o Teorema de Gauss (Teorema da divergência) e o teorema de Stokes, mas não sei como proceder.
Se o enunciado estiver correto, eu acredito que o problema seja simples de resolver mas queria que me ajudassem a encontrar a melhor resposta...
Desde já agradece quem se disponibilizar.
Só os loucos sabem...
ant_dii
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário

Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: matemática
Andamento: formado

Re: Tópico de análise: determinação de campo de quadrado inv

Mensagempor LuizAquino » Sex Dez 02, 2011 16:37

ant_dii escreveu:Provar que se div F e rot F são nulos, então F é um campo de quadrado inverso.

ant_dii escreveu:Eu acredito que há um erro no enunciado (...)
podemos ter div F e rot F nulos, porém F um campo constante qualquer e não necessariamente (como indica) um campo de quadrado inverso (...)

Ok.

ant_dii escreveu:(...) o que realmente vale é a recíproca:
Provar que se F é um campo de quadrado inverso, então div F e rot F são nulos.

ant_dii escreveu:Já tentei de várias formas, até mesmo usando o Teorema de Gauss (Teorema da divergência) e o teorema de Stokes, mas não sei como proceder.

Se F é um campo de quadrado inverso (em três dimensões), então ele tem o formato:

F(x,\,y,\,z) = \frac{c}{\left(x^2+y^2+z^2\right)^\frac{3}{2}}\left(x\vec{i} + y\vec{j} + z\vec{k}\right) ,

com c uma constante real.

Considerando que F = \left(F_1,\, F_2,\, F_3\right) , temos que:

F_1 = \frac{cx}{\left(x^2+y^2+z^2\right)^\frac{3}{2}}

F_2 = \frac{cy}{\left(x^2+y^2+z^2\right)^\frac{3}{2}}

F_3 = \frac{cz}{\left(x^2+y^2+z^2\right)^\frac{3}{2}}

Calculando o divergente, temos que:

\textrm{div}\, F = \nabla \cdot F = \frac{\partial F_1}{\partial x} + \frac{\partial F_2}{\partial y} + \frac{\partial F_3}{\partial z}

Agora calcule as derivadas parciais e efetue a soma. Você irá obter que \textrm{div}\, F = 0 .

Calculando o rotacional, temos que:

\textrm{rot}\, F = \nabla \times F = \left(\frac{\partial F_3}{\partial y} - \frac{\partial F_2}{\partial z}\right)\vec{i}+\left(\frac{\partial F_1}{\partial z} - \frac{\partial F_3}{\partial x}\right)\vec{j}+\left(\frac{\partial F_2}{\partial x} - \frac{\partial F_1}{\partial y}\right)\vec{k}

Agora calcule as derivadas parciais e efetue as subtrações. Você irá obter que \textrm{rot}\, F = \vec{0} .
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor

Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional

Mensagempor ant_dii » Sáb Dez 03, 2011 01:40

Boa noite Luiz...
Obrigado pela disponibilidade...
Só incomodando um pouco novamente, quanto ao primeiro enunciado

Provar que se div F e rot F são nulos, então F é um campo de quadrado inverso.

o que você me diz? Realmente esta errado ou esta simplesmente incompleto. Do meu ponto de vista esta incompleto sendo então necessário acrescentar que isso vale exceto quando F é constante ou nulo, mas não sei ainda se resolve pois ainda não consegui provar.

Conversei com um professor e ele me mostrou uma identidade interessante vinda do fato de que div F e rot F são nulos. Vejamos, como você colocou acima:

div F = \nabla \cdot F = \frac{\partial F_1}{\partial x}+\frac{\partial F_2}{\partial y} + \frac{\partial F_3}{\partial z}=0

e

rot F =0 \Rightarrow \frac{\partial F_3}{\partial y} = \frac{\partial F_2}{\partial z}, \qquad \frac{\partial F_1}{\partial z} = \frac{\partial F_3}{\partial x}, \qquad \frac{\partial F_2}{\partial x} = \frac{\partial F_1}{\partial y}

Fazendo

\frac{\partial^2 F_1}{\partial x^2}+\frac{\partial^2 F_2}{\partial y \partial x} + \frac{\partial^2 F_3}{\partial z \partial x}=0

e

\frac{\partial^2 F_1}{\partial z^2} = \frac{\partial^2 F_3}{\partial x \partial z} \quad \mbox{e} \quad \frac{\partial^2 F_2}{\partial x \partial y} = \frac{\partial^2 F_1}{\partial y^2}

De onde,

\frac{\partial^2 F_1}{\partial x^2}+ \frac{\partial^2 F_1}{\partial z^2} +  \frac{\partial^2 F_1}{\partial y^2}=0

que é a equação de Laplace em três dimensões, que esta estritamente ligada com o conceito de função potencial de campo de quadrado inverso, na verdade esta equação acima é satisfeita pelo campo de quadrado inverso F=\frac{\textbf{r}}{|\textbf{r}|^3}.

E agora o que você acha que devo fazer??
Obrigado desde já.
Só os loucos sabem...
ant_dii
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário

Mensagempor LuizAquino » Sáb Dez 03, 2011 11:16

ant_dii escreveu:
Provar que se div F e rot F são nulos, então F é um campo de quadrado inverso.

o que você me diz? Realmente esta errado ou esta simplesmente incompleto.

Do meu ponto de vista esta incompleto sendo então necessário acrescentar que isso vale exceto quando F é constante ou nulo, mas não sei ainda se resolve pois ainda não consegui provar.

Mesmo que F não seja constante, ainda podemos ter o divergente e o rotacional de F nulos, mas de modo que F não seja um campo de quadrado inverso.

Por exemplo, considere F(x,\, y,\, z\,) = (y+z)\vec{i} + x\vec{j} + x\vec{k} . Note que \textrm{div}\, F = 0 e \textrm{rot}\, F = \vec{0}, mas F não é constante e não é um campo de quadrado inverso.

ant_dii escreveu:De onde,

\frac{\partial^2 F_1}{\partial x^2}+ \frac{\partial^2 F_1}{\partial z^2} + \frac{\partial^2 F_1}{\partial y^2}=0

que é a equação de Laplace em três dimensões, que esta estritamente ligada com o conceito de função potencial de campo de quadrado inverso, na verdade esta equação acima é satisfeita pelo campo de quadrado inverso F=\frac{\textbf{r}}{|\textbf{r}|^3}.

Note que essa equação também é satisfeita para outros campos F que não são de quadrado inverso. Por exemplo, ela é satisfeita para o mesmo F dado acima: F(x,\, y,\, z\,) = (y+z)\vec{i} + x\vec{j} + x\vec{k} .
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
LuizAquino

Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional

Mensagempor ant_dii » Sáb Dez 03, 2011 11:39

Luiz,
Obrigado novamente.

A questão é que de fato a função potencial do campo de quadrado inverso satisfaz a equação acima (equação de Laplace).
Ela tem uma condição sobre sua formulação, a de que a função tem que ser duplamente diferenciável e contínua, ou seja, tem que pertencer ao conjunto das funções de classe C^2.

Mas já entendi e encontrei um caminho para apresentar a resolução do problema.

Muito obrigado mesmo por disponibilizar seu tempo.
Até mais.
Só os loucos sabem...
ant_dii
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário

Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais

• Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições