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[Exercício de derivadas]

[Exercício de derivadas]

Mensagempor elizandro » Sáb Out 22, 2011 22:56

estou com duvida em um exercício de derivação eu não sei nem como começar a questão eh asssim:

Encontre todos os valores de x nos quais a reta tangente a curva dada satisfaz a propriedade enunciada.

y=\frac{1}{x+4} ;passa pela origem.
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Re: [Exercício de derivadas]

Mensagempor TheoFerraz » Sáb Out 22, 2011 23:16

Assim,
Como escrevemos uma equação de reta ?
Nós precisamos de um ponto que ela passa e um coeficiente angular (obs, se isso não estiver claro avise-me.)
Vamos chamar de m o coeficiente angular.

uma reta seria dada pela equação:

f(x) = m \times \left( x - {x}_{0} \right) + f({x}_{0})

sendo {x}_{0} \;\;\ f({x}_{0}) um pto q a reta passa.

No caso de uma reta tangente, nós podemos interpretar o 'm' como a derivada da função naquele ponto, entao ficaria.

f(x) = f'( {x}_{0} ) \times \left( x - {x}_{0} \right) + f({x}_{0})

a ideia é, construa essa equação usando a função dada e verifique se a reta passa pela origem, em outras palavras se f(0)=0

(Obs, como eu não estou com mto tempo eu respondi meio acoxambrado, esperando que voce soubesse já diversas coisas dessas, o por que desse coeficiente angular, essa derivada, ou melhor, o porque dessa equação geral pra retas existe e é compreensível, o mesmo pra derivada ser o coeficiente angular no caso duma tg. se isso não estiver claro eu explico.)
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Re: [Exercício de derivadas]

Mensagempor elizandro » Sáb Out 22, 2011 23:20

TheoFerraz escreveu:Assim,
Como escrevemos uma equação de reta ?
Nós precisamos de um ponto que ela passa e um coeficiente angular (obs, se isso não estiver claro avise-me.)
Vamos chamar de m o coeficiente angular.

uma reta seria dada pela equação:

f(x) = m \times \left( x - {x}_{0} \right) + f({x}_{0})

sendo {x}_{0} \;\;\ f({x}_{0}) um pto q a reta passa.

No caso de uma reta tangente, nós podemos interpretar o 'm' como a derivada da função naquele ponto, entao ficaria.

f(x) = f'( {x}_{0} ) \times \left( x - {x}_{0} \right) + f({x}_{0})

a ideia é, construa essa equação usando a função dada e verifique se a reta passa pela origem, em outras palavras se f(0)=0

(Obs, como eu não estou com mto tempo eu respondi meio acoxambrado, esperando que voce soubesse já diversas coisas dessas, o por que desse coeficiente angular, essa derivada, ou melhor, o porque dessa equação geral pra retas existe e é compreensível, o mesmo pra derivada ser o coeficiente angular no caso duma tg. se isso não estiver claro eu explico.)



entendi sim bah me ajudo um monte muito obrigado
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Re: [Exercício de derivadas]

Mensagempor elizandro » Sáb Out 22, 2011 23:49

elizandro escreveu:
TheoFerraz escreveu:Assim,
Como escrevemos uma equação de reta ?
Nós precisamos de um ponto que ela passa e um coeficiente angular (obs, se isso não estiver claro avise-me.)
Vamos chamar de m o coeficiente angular.

uma reta seria dada pela equação:

f(x) = m \times \left( x - {x}_{0} \right) + f({x}_{0})

sendo {x}_{0} \;\;\ f({x}_{0}) um pto q a reta passa.

No caso de uma reta tangente, nós podemos interpretar o 'm' como a derivada da função naquele ponto, entao ficaria.

f(x) = f'( {x}_{0} ) \times \left( x - {x}_{0} \right) + f({x}_{0})

a ideia é, construa essa equação usando a função dada e verifique se a reta passa pela origem, em outras palavras se f(0)=0

(Obs, como eu não estou com mto tempo eu respondi meio acoxambrado, esperando que voce soubesse já diversas coisas dessas, o por que desse coeficiente angular, essa derivada, ou melhor, o porque dessa equação geral pra retas existe e é compreensível, o mesmo pra derivada ser o coeficiente angular no caso duma tg. se isso não estiver claro eu explico.)


c puder fazer o calculo pra mim que eu tentei fazer mas n fecha o resultado q é -2
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Re: [Exercício de derivadas]

Mensagempor LuizAquino » Dom Out 23, 2011 10:34

elizandro escreveu:c puder fazer o calculo pra mim que eu tentei fazer mas n fecha o resultado q é -2


Você já sabe que a reta tangente ao gráfico de f no ponto (c, f(c)) é dada por:

y = f^{\prime}(c)(x-c) + f(c)

Ou ainda, podemos escrever:

y = f^{\prime}(c)x + f(c) - cf^\prime(c)

Para que essa reta passe pela origem, deve ocorrer:

f(c) - cf^\prime(c) = 0

Ou seja, já que f^{\prime}(x) = -\frac{1}{(x+4)^2}, precisamos resolver:

\frac{1}{c+4} + \frac{c}{(c+4)^2} = 0

Sendo assim, basta resolver essa equação para descobrir todos os pontos x = c nos quais a reta tangente ao gráfico de f passa pela origem.

Foi uma equação como essa que você resolveu? Qual foi o seu desenvolvimento?
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Re: [Exercício de derivadas]

Mensagempor elizandro » Dom Out 23, 2011 22:27

LuizAquino escreveu:
elizandro escreveu:c puder fazer o calculo pra mim que eu tentei fazer mas n fecha o resultado q é -2


Você já sabe que a reta tangente ao gráfico de f no ponto (c, f(c)) é dada por:

y = f^{\prime}(c)(x-c) + f(c)

Ou ainda, podemos escrever:

y = f^{\prime}(c)x + f(c) - cf^\prime(c)

Para que essa reta passe pela origem, deve ocorrer:

f(c) - cf^\prime(c) = 0

Ou seja, já que f^{\prime}(x) = -\frac{1}{(x+4)^2}, precisamos resolver:

\frac{1}{c+4} + \frac{c}{(c+4)^2} = 0

Sendo assim, basta resolver essa equação para descobrir todos os pontos x = c nos quais a reta tangente ao gráfico de f passa pela origem.

Foi uma equação como essa que você resolveu? Qual foi o seu desenvolvimento?


não fecha com a resposta que ta no livro -2
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Re: [Exercício de derivadas]

Mensagempor LuizAquino » Seg Out 24, 2011 11:38

elizandro escreveu:não fecha com a resposta que ta no livro -2


Por favor, envie o seu desenvolvimento para a equação dada anteriormente. Dessa forma, poderemos identificar onde você está errando.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?