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[LIMITE] cosseno

[LIMITE] cosseno

Mensagempor beel » Ter Set 06, 2011 13:10

lim [ 2 + (cos x)/x ]
quando x tende ao infinito


Eu teria que transformar o cosseno em seno pra aplicar o limite fundamental trigonométrico?
E se for, como se faz isso?



Obs: o editor de formulas nao estava abrindo, desculpa escrever desse jeito
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Re: [LIMITE] cosseno

Mensagempor Neperiano » Ter Set 06, 2011 14:45

Ola

Sen = 1/cosseno

Então Cosseno = 1/seno

Atenciosamente
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Re: [LIMITE] cosseno

Mensagempor beel » Ter Set 06, 2011 15:23

Nao seria, cos = 1 - sen?

Enfim, nao entendi de qualquer forma, o que eu faço?
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Re: [LIMITE] cosseno

Mensagempor MarceloFantini » Ter Set 06, 2011 18:13

A relação fundamental é \textrm{sen}^2 x + \cos^2 x = 1. Esclareça, por favor:

\lim_{x \to \infty} \frac{2 + \cos x}{x} ou \lim_{x \to \infty} 2 + \frac{\cos x}{x}?

Neperiano, novamente, por favor tome cuidado pois sua afirmação não faz sentido e está equivocada.
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Re: [LIMITE] cosseno

Mensagempor beel » Qui Set 08, 2011 14:53

A segunda opção( x dividindo apenas o cos(x) )
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Re: [LIMITE] cosseno

Mensagempor MarceloFantini » Qui Set 08, 2011 18:48

Note que | \cos x | \leq 1 \implies \left\vert \frac{\cos x}{x} \right\vert \leq \left\vert \frac{1}{x} \right\vert, cujo limite é zero, portanto:

\lim_{x \to \infty} \left( 2 + \frac{\cos x}{x} \right) = 2
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Re: [LIMITE] cosseno

Mensagempor LuizAquino » Qui Set 08, 2011 18:54

isanobile,

Você já estudou o Teorema do Sanduíche (ou Teorema do Confronto)?

Dos conhecimentos de trigonometria, sabemos que:

-1 \leq \cos x \leq 1

Considerando x não nulo e positivo, podemos multiplicar toda essa inequação por 1/x e ela não se altera:

-\frac{1}{x} \leq \frac{\cos x}{x} \leq \frac{1}{x}

Veja que \lim_{x\to \infty} -\frac{1}{x} = 0 e \lim_{x\to \infty} \frac{1}{x} = 0 . Portanto, pelo Teorema do Sanduíche, segue que \lim_{x\to \infty} \frac{\cos x}{x} = 0 .

Isso significa que \lim_{x\to \infty} 2 + \frac{\cos x}{x} = 2 .

Observação
O colega Fantini enviou sua mensagem às 18:48, enquanto eu ainda editava a minha mensagem (que foi enviada às 18:54). Portanto, desculpem a duplicidade na resposta.
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Re: [LIMITE] cosseno

Mensagempor beel » Sex Set 09, 2011 13:16

Já estudei isso sim, consegui entender, obrigada pela explicação detalhada.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?