por jamiel » Sáb Mai 14, 2011 15:40

Eu fiz x=4/3, mas vejo q não zera a função. A reta esquerda do gráfico q corta a ordenada y é igual |-1|=1. Estou muito confuso quanto a resolução dessa função.
Não sei ao certo se "3^(4/3)" daria o prório "3" ou "4, ... alguma coisa". Alguém pode dar uma dica?
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por MarceloFantini » Sáb Mai 14, 2011 17:29
O valor onde zera a função é

.Para x antes disso, ela é negativa e portanto

, e para depois disso positiva e portanto

.
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por jamiel » Dom Mai 15, 2011 09:41

Putz! Como não pude perceber isso? Seria esse o raciocínio?
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por MarceloFantini » Dom Mai 15, 2011 09:49
Não, não é isso, e pior ainda: está errando conceitos fundamentais.

, e não

. Para verificar, basta colocar numa calculadora (eles são próximos, mas não iguais).
O raciocínio é que existe um a real
fixo tal que a função zere, ou seja,

. Para valores de x maiores que este, o módulo da diferença é maior que zero, portanto permanece igual. Para valores de x menores que este, o módulo da diferença é menor que zero, portanto multiplicamos o que está dentro por -1 e retiramos o módulo. Então, a curva para

é

, 0 quando

e

quando

.
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por jamiel » Dom Mai 15, 2011 10:12
rsrs fiquei confuso com essa. Vejamos, a função zero quando x=1,3, certo? 3*1,3=4!
Se a função modular fosse |3x-4| o gráfico teria origem x em 4/3(1,3) e cortaria y em 4 . Nesse caso q apresentei "3^1,3 -4" o resultado desse diferença seria "0". O q eu quero dizer, na verdade, é q em |3x-4| o gráfico tem origem em x=4/3 e a parte inclinada corta a ordenada em y=4. Já em |3^x-4), a reta corta y em 3. Não estou assimilando essa parte, eu sei q se eu pôr valores arbitrarios eu chego em 3, mas não estou vendo isso de prima, entende?
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por MarceloFantini » Dom Mai 15, 2011 10:22
Jamiel,
NÃO É 
. Pense: o que significa uma função "cortar" o eixo y? Significa que

. Se você fizer x=0, temos que

, e leva a

. Note também que as funções

e

são MUITO diferentes. Primeiro,

nunca zera (perceba que falo APENAS de

e não

). Segundo,

nunca é negativa, e cresce mais rápido que

.
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por jamiel » Dom Mai 15, 2011 10:40
Ok. Então, o conceito nesse caso é diferente. Eu não posso simplesmente considerar o "-4" como parte do gráfico cortando o eixo y em "4"? Como há uma "exponencial" dentro do modulo, devo considerar x=0 para poder saber onde exatamente o o gráfico corta y?
Foi mau, tow meio enrolado! rsrs
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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