• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Função Exponencial - problema 1

Função Exponencial - problema 1

Mensagempor jamiel » Sáb Mai 14, 2011 15:40

\left|{3}^{x}-4 \right|

Eu fiz x=4/3, mas vejo q não zera a função. A reta esquerda do gráfico q corta a ordenada y é igual |-1|=1. Estou muito confuso quanto a resolução dessa função.

Não sei ao certo se "3^(4/3)" daria o prório "3" ou "4, ... alguma coisa". Alguém pode dar uma dica?
jamiel
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 131
Registrado em: Seg Jan 31, 2011 15:48
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
Área/Curso: Mecânica
Andamento: cursando

Re: Função Exponencial - problema 1

Mensagempor MarceloFantini » Sáb Mai 14, 2011 17:29

O valor onde zera a função é x = \log_3 4.Para x antes disso, ela é negativa e portanto 4 - 3^x, e para depois disso positiva e portanto 3^x -4.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: Função Exponencial - problema 1

Mensagempor jamiel » Dom Mai 15, 2011 09:41

{log}_{3}4 = x 

x=4:3

x=1,3

{3}^{1,3}=4


Putz! Como não pude perceber isso? Seria esse o raciocínio?
jamiel
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 131
Registrado em: Seg Jan 31, 2011 15:48
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
Área/Curso: Mecânica
Andamento: cursando

Re: Função Exponencial - problema 1

Mensagempor MarceloFantini » Dom Mai 15, 2011 09:49

Não, não é isso, e pior ainda: está errando conceitos fundamentais. \log_3 4 = a \Rightarrow 3^a =4, e não a = \frac{4}{3}. Para verificar, basta colocar numa calculadora (eles são próximos, mas não iguais).

O raciocínio é que existe um a real fixo tal que a função zere, ou seja, 3^a = 4. Para valores de x maiores que este, o módulo da diferença é maior que zero, portanto permanece igual. Para valores de x menores que este, o módulo da diferença é menor que zero, portanto multiplicamos o que está dentro por -1 e retiramos o módulo. Então, a curva para x<a é 4 - 3^x, 0 quando x=a e 3^x -4 quando x>a.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: Função Exponencial - problema 1

Mensagempor jamiel » Dom Mai 15, 2011 10:12

rsrs fiquei confuso com essa. Vejamos, a função zero quando x=1,3, certo? 3*1,3=4!
Se a função modular fosse |3x-4| o gráfico teria origem x em 4/3(1,3) e cortaria y em 4 . Nesse caso q apresentei "3^1,3 -4" o resultado desse diferença seria "0". O q eu quero dizer, na verdade, é q em |3x-4| o gráfico tem origem em x=4/3 e a parte inclinada corta a ordenada em y=4. Já em |3^x-4), a reta corta y em 3. Não estou assimilando essa parte, eu sei q se eu pôr valores arbitrarios eu chego em 3, mas não estou vendo isso de prima, entende?
jamiel
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 131
Registrado em: Seg Jan 31, 2011 15:48
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
Área/Curso: Mecânica
Andamento: cursando

Re: Função Exponencial - problema 1

Mensagempor MarceloFantini » Dom Mai 15, 2011 10:22

Jamiel, 3^{1,3} NÃO É 3 \cdot 1,3. Pense: o que significa uma função "cortar" o eixo y? Significa que x=0. Se você fizer x=0, temos que 3^x = 3^0 = 1, e leva a |3^x -4| = |1 - 4| = |-3| = 3. Note também que as funções 3x e 3^x são MUITO diferentes. Primeiro, 3^x nunca zera (perceba que falo APENAS de 3^x e não 3^x -4). Segundo, 3^x nunca é negativa, e cresce mais rápido que 3x.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: Função Exponencial - problema 1

Mensagempor jamiel » Dom Mai 15, 2011 10:40

Ok. Então, o conceito nesse caso é diferente. Eu não posso simplesmente considerar o "-4" como parte do gráfico cortando o eixo y em "4"? Como há uma "exponencial" dentro do modulo, devo considerar x=0 para poder saber onde exatamente o o gráfico corta y?

Foi mau, tow meio enrolado! rsrs
jamiel
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 131
Registrado em: Seg Jan 31, 2011 15:48
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
Área/Curso: Mecânica
Andamento: cursando


Voltar para Funções

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?