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Dúvida sobre Propriedades de Radiciação

Dúvida sobre Propriedades de Radiciação

Mensagempor renanrdaros » Sáb Mar 19, 2011 19:50

Estou lendo o livro Pré-Cálculo da Pearson e na parte de radiciação tem uma propriedade que diz o seguinte: \sqrt[n]{u^n}= |u| para n par.

Aí vem a minha dúvida: \sqrt[]{2^2} não seria +-2? Então por que a propriedade diz que o resultado é módulo de u?
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Re: Dúvida sobre Propriedades de Radiciação

Mensagempor Elcioschin » Sáb Mar 19, 2011 20:02

Por definição:

Raiz enésima de u^n = (u^n)^(1/n) = u^(n/n) = u¹ = u

O valor \/(2²) NÃO pode ser +2 e -2 ----> O valor é 2 ou |2|
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Re: Dúvida sobre Propriedades de Radiciação

Mensagempor renanrdaros » Sáb Mar 19, 2011 20:20

Elcioschin escreveu:Por definição:

O valor \/(2²) NÃO pode ser +2 e -2 ----> O valor é 2 ou |2|



Esse é o problema. O livro afirma a existência dessa propriedade, mas também afirma que \sqrt[4]{16}=+-2

Ainda estou com a dúvida...
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Re: Dúvida sobre Propriedades de Radiciação

Mensagempor LuizAquino » Sáb Mar 19, 2011 20:38

renanrdaros escreveu:Aí vem a minha dúvida: \sqrt{2^2} não seria +-2? Então por que a propriedade diz que o resultado é módulo de u?


Errado. Você está confundindo o resultado da equação x^2 = 4, que é x = \pm 2 com o valor de \sqrt{4}, que é 2.


A propriedade descrita no livro está certa: \sqrt[n]{u^n}= |u|, para n par.

É um erro comum ignorar essa propriedade.

Por exemplo, é errado fazer \sqrt{(-2)^2} = - 2.

Lembre-se que o valor de uma raiz quadrada com índice par é sempre um número positivo!

O correto seria fazer \sqrt{(-2)^2} = |- 2|= 2.

Você poderia enxergar ainda de outra forma: \sqrt{(-2)^2} = \sqrt{4}= 2.

renanrdaros escreveu:Esse é o problema. O livro afirma a existência dessa propriedade, mas também afirma que \sqrt[4]{16}=\pm 2

O que há no livro não seria uma equação?

Por exemplo, algo como x^4 = 16 ?

De fato, essa equação tem solução x=  \pm 2.

Por outro lado, se desejamos apenas calcular o valor de \sqrt[4]{16}, então o resultado é 2.
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Re: Dúvida sobre Propriedades de Radiciação

Mensagempor renanrdaros » Dom Mar 20, 2011 11:07

LuizAquino,

Obrigado pela ajuda! Muito boa a sua explicação!

Mas só vou colar aqui uma parte do que o livro diz: Quando n é par, números reais positivos têm duas raízes n-ésimas reais. Por exemplo: \sqrt[4]{16}=\pm 2

Só copiei isso pra cá pra mostrar que não estou confundindo com exponenciação nem nada. Mas o que você me diz, LuizAquino, é erro do livro mesmo?
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Re: Dúvida sobre Propriedades de Radiciação

Mensagempor LuizAquino » Dom Mar 20, 2011 11:57

Eis o que tempos no Capítulo 2, página 17 do referido livro:
radiciacao.png

Reimpresso de:
Franklin D. Demana , Bert K. Waits, Gregoryu D. Foley e Daniel Kennedy. Pré-cálculo. 1ª edição. São Paulo: Addison Wesley, 2009.

Note que o livro define que:
  • "Se a tem uma raiz n-ésima, então a principal raiz n-ésima de a é aquela com o mesmo sinal de a".
  • "A principal raiz n-ésima de a é denotada pela expressão com o radical \sqrt[n]{a} ".

A confusão está quando ele fornece o exemplo: \sqrt[4]{16}=\pm 2.

Note que isso vai de encontro com a própria definição apresentada no livro! Ele define que \sqrt[n]{a} denota a raiz principal de a. Além disso, ele define que a "principal raiz n-ésima de a é aquela com o mesmo sinal de a". Portanto, \sqrt[4]{16} denota a principal raiz quarta de 16, que é 2. Ou seja, Devemos escrever \sqrt[4]{16} = 2 .
Editado pela última vez por LuizAquino em Dom Mar 20, 2011 17:05, em um total de 1 vez.
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Re: Dúvida sobre Propriedades de Radiciação

Mensagempor renanrdaros » Dom Mar 20, 2011 15:27

Valeu, cara! Tenho só mais uma dúvida sobre um exercício que tem no livro e tem a ver com o assunto que a gente tá tratando:

\sqrt[]{2x^3y^4}=\sqrt[]{(xy^2)^2.2x}=\sqrt[]{(xy^2)^2} . \sqrt[]{2x}=|x|y^2\sqrt[]{2x}

Aqui eu não entendi por que só o x saiu da raíz como módulo e o y não.
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Re: Dúvida sobre Propriedades de Radiciação

Mensagempor LuizAquino » Dom Mar 20, 2011 17:03

Lembre-se que \left|a^2\right| = a^2, para qualquer número real a.
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Re: Dúvida sobre Propriedades de Radiciação

Mensagempor renanrdaros » Seg Mar 21, 2011 00:07

?????

Sei mas ainda não entendi o exercício.
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Re: Dúvida sobre Propriedades de Radiciação

Mensagempor Dan » Seg Mar 21, 2011 04:44

Nesse caso, o x saiu com módulo e o y² não pois qualquer número real (diferente de zero) elevado ao quadrado é sempre positivo. É redundante colocar módulo num número real elevado ao quadrado.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?