por renanrdaros » Sáb Mar 19, 2011 19:50
Estou lendo o livro Pré-Cálculo da Pearson e na parte de radiciação tem uma propriedade que diz o seguinte:
![\sqrt[n]{u^n}= |u| \sqrt[n]{u^n}= |u|](/latexrender/pictures/54074dbf32e9df1934b83de0fb12d607.png)
para n par.
Aí vem a minha dúvida:
![\sqrt[]{2^2} \sqrt[]{2^2}](/latexrender/pictures/961bbba4cf8385e83c200e77775105dc.png)
não seria +-2? Então por que a propriedade diz que o resultado é módulo de u?
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por Elcioschin » Sáb Mar 19, 2011 20:02
Por definição:
Raiz enésima de u^n = (u^n)^(1/n) = u^(n/n) = u¹ = u
O valor \/(2²) NÃO pode ser +2 e -2 ----> O valor é 2 ou |2|
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por renanrdaros » Sáb Mar 19, 2011 20:20
Elcioschin escreveu:Por definição:
O valor \/(2²) NÃO pode ser +2 e -2 ----> O valor é 2 ou |2|
Esse é o problema. O livro afirma a existência dessa propriedade, mas também afirma que
![\sqrt[4]{16}=+-2 \sqrt[4]{16}=+-2](/latexrender/pictures/a3634d1648072dd5b178583dbe671b36.png)
Ainda estou com a dúvida...
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por LuizAquino » Sáb Mar 19, 2011 20:38
renanrdaros escreveu:Aí vem a minha dúvida:

não seria +-2? Então por que a propriedade diz que o resultado é módulo de u?
Errado. Você está confundindo o resultado da equação

, que é

com o valor de

, que é 2.
A propriedade descrita no livro está certa:
![\sqrt[n]{u^n}= |u| \sqrt[n]{u^n}= |u|](/latexrender/pictures/54074dbf32e9df1934b83de0fb12d607.png)
, para
n par.
É um erro comum ignorar essa propriedade.
Por exemplo, é errado fazer

.
Lembre-se que o valor de uma raiz quadrada com índice par é sempre um número positivo!
O correto seria fazer

.
Você poderia enxergar ainda de outra forma:

.
renanrdaros escreveu:Esse é o problema. O livro afirma a existência dessa propriedade, mas também afirma que
![\sqrt[4]{16}=\pm 2 \sqrt[4]{16}=\pm 2](/latexrender/pictures/7eaf9c81aff332d3b90bd7d89141da95.png)
O que há no livro não seria uma
equação?
Por exemplo, algo como

?
De fato, essa equação tem solução

.
Por outro lado, se desejamos apenas calcular o valor de
![\sqrt[4]{16} \sqrt[4]{16}](/latexrender/pictures/3d348a2f5f00b0a55c947d53f10550ad.png)
, então o resultado é 2.
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por renanrdaros » Dom Mar 20, 2011 11:07
LuizAquino,Obrigado pela ajuda! Muito boa a sua explicação!
Mas só vou colar aqui uma parte do que o livro diz:
Quando n é par, números reais positivos têm duas raízes n-ésimas reais. Por exemplo: ![\sqrt[4]{16}=\pm 2 \sqrt[4]{16}=\pm 2](/latexrender/pictures/7eaf9c81aff332d3b90bd7d89141da95.png)
Só copiei isso pra cá pra mostrar que não estou confundindo com exponenciação nem nada. Mas o que você me diz, LuizAquino, é erro do livro mesmo?
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por LuizAquino » Dom Mar 20, 2011 11:57
Eis o que tempos no Capítulo 2, página 17 do referido livro:
Reimpresso de:
Franklin D. Demana , Bert K. Waits, Gregoryu D. Foley e Daniel Kennedy. Pré-cálculo. 1ª edição. São Paulo: Addison Wesley, 2009.
Note que o livro define que:
- "Se a tem uma raiz n-ésima, então a principal raiz n-ésima de a é aquela com o mesmo sinal de a".
- "A principal raiz n-ésima de a é denotada pela expressão com o radical
".
A confusão está quando ele fornece o exemplo:
![\sqrt[4]{16}=\pm 2 \sqrt[4]{16}=\pm 2](/latexrender/pictures/7eaf9c81aff332d3b90bd7d89141da95.png)
.
Note que isso vai de encontro com a própria definição apresentada no livro! Ele define que
![\sqrt[n]{a} \sqrt[n]{a}](/latexrender/pictures/bf7ff33f3b129b15c06203d60f007807.png)
denota a raiz principal de
a. Além disso, ele define que a "principal raiz
n-ésima de
a é aquela com o mesmo sinal de
a". Portanto,
![\sqrt[4]{16} \sqrt[4]{16}](/latexrender/pictures/3d348a2f5f00b0a55c947d53f10550ad.png)
denota a
principal raiz quarta de 16, que é 2. Ou seja, Devemos escrever
![\sqrt[4]{16} = 2 \sqrt[4]{16} = 2](/latexrender/pictures/bacfd714cdc4d603b6797264000c27ea.png)
.
Editado pela última vez por
LuizAquino em Dom Mar 20, 2011 17:05, em um total de 1 vez.
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por renanrdaros » Dom Mar 20, 2011 15:27
Valeu, cara! Tenho só mais uma dúvida sobre um exercício que tem no livro e tem a ver com o assunto que a gente tá tratando:
![\sqrt[]{2x^3y^4}=\sqrt[]{(xy^2)^2.2x}=\sqrt[]{(xy^2)^2} . \sqrt[]{2x}=|x|y^2\sqrt[]{2x} \sqrt[]{2x^3y^4}=\sqrt[]{(xy^2)^2.2x}=\sqrt[]{(xy^2)^2} . \sqrt[]{2x}=|x|y^2\sqrt[]{2x}](/latexrender/pictures/7d1e52fbbdd2c3418a9eb856962e56ae.png)
Aqui eu não entendi por que só o
x saiu da raíz como módulo e o
y não.
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por LuizAquino » Dom Mar 20, 2011 17:03
Lembre-se que

, para qualquer número real
a.
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por renanrdaros » Seg Mar 21, 2011 00:07
?????
Sei mas ainda não entendi o exercício.
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por Dan » Seg Mar 21, 2011 04:44
Nesse caso, o x saiu com módulo e o y² não pois qualquer número real (diferente de zero) elevado ao quadrado é sempre positivo. É redundante colocar módulo num número real elevado ao quadrado.
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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