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Trigonometria Ajuda!

Trigonometria Ajuda!

Mensagempor JustForFun » Sex Nov 05, 2010 22:42

Olá amigos! Td bem?
Estou sentindo dificuldade em resolver alguns exercícios de trigonometria e gostaria muitíssimo que me ajudassem. :y:

Sabendo que cos(x) = 1/3 e que 3pi/2 < x <2pi, calcule:

a) sen(x + pi/6)

Eu acho que devo estar cometendo erros de matemática básica pois nunca consigo chegar à solução final!
Sei que ao mostrar 3pi/2 < x < 2pi (a mesma coisa que 270°< x < 360°) o exercício me diz que x encontra-se no 4 quadrante. Depois, tenho que utilizar a fórmula sen(a+b)= sen a.cos b + sen b.cos a para
chegar à solução. Acredito que durante a resolução do exercício também terei que me vale da fórmula sen x² + cos x² = 1, já que foi me dado apenas o valor do cos(x) e não do sen(x).

Ficaria muito grato se alguém puder me dar uma explicação detalhada de como resolver o problema.
Agradeço desde já!

Obs.: Infelizmente senti dificuldade para escrever o problema em LaTeX. Espero que compreendam.
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Re: Trigonometria Ajuda!

Mensagempor victoreis1 » Sáb Nov 06, 2010 01:38

se cos(x) = \frac{1}{3} e \frac{3\pi}{2} < x < 2\pi, então sen(x) < 0

sen^2 + cos^2 = 1 \rightarrow sen(x) = -\frac{2 \sqrt{2}}{3}

usando a fórmula de adição,

sen (x + \frac{\pi}{6}) = sen(x) cos(\frac{\pi}{6}) + sen(\frac{\pi}{6})cos(x) 

sen (x + {\pi}/6) = (-\frac{2 \sqrt{2}}{3})(\frac{\sqrt{3}}{2}) + \frac{1}{2} \frac{1}{3}

sen (x + {\pi}/6) = -\frac{1}{3} \sqrt{6} + \frac{1}{6}
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Re: Trigonometria Ajuda!

Mensagempor andrefahl » Sáb Nov 06, 2010 01:41

AHSUdHASUDHA
eu ia responde mas foram mais rapido!!

=)

e ia ser igualzinho =D
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Re: Trigonometria Ajuda!

Mensagempor JustForFun » Sáb Nov 06, 2010 04:52

Primeiramente obrigado aos dois amigos pelo interesse em ajudar! :-D

Agora vamos lá, a parte chata. Primeiro gostaria que conferissem se eu fiz certo essa parte:

sen² + cos² = 1
sen² + (1/3)² = 1
sen² + 1/9 = 1
sen² = 1 - 1/9
sen² = 8/9
sen = + ou - raiz de 8/9 (no caso, o sinal considerado será o negativo, já que seno no 4 quadrante é menor que 0)

Caso eu tenha feito certo gostaria de aprender como que esse "menos raiz de 8/9" se transforma em -2 raiz de dois/3 como foi mostrado pelo colega acima.
Desde já agradeço!
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Re: Trigonometria Ajuda!

Mensagempor andrefahl » Sáb Nov 06, 2010 10:02

Bom é o seguinte é soh tirar a raiz e fatorar o numero de cima =)

\sqrt{\frac{8}{9}} =\frac{\sqrt{4 . 2}}{\sqrt{9}} = \frac {\sqrt{2^2 . 2}}{3} = \frac{2 .\sqrt{2}}{3}

só simplificações =)

mas se deixasse o \sqrt{\frac{8}{9}} em resp dissertativa estaria certo tb a unica coisa eh que
em uma alternativa vc teria dificuldade para achar a resp.
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Re: Trigonometria Ajuda!

Mensagempor JustForFun » Sáb Nov 06, 2010 19:34

Muitíssimo obrigado andrefahl!

Agora a dúvida final :lol:

-2 raiz de 2/3 x raiz de 3/2 = - 1/3 raiz de 6?

Você cortou o dois de cima com o de baixo? Então como apareceu esse 1?

Vlw!
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Re: Trigonometria Ajuda!

Mensagempor Molina » Sáb Nov 06, 2010 22:26

JustForFun escreveu:Muitíssimo obrigado andrefahl!

Agora a dúvida final :lol:

-2 raiz de 2/3 x raiz de 3/2 = - 1/3 raiz de 6?

Você cortou o dois de cima com o de baixo? Então como apareceu esse 1?

Vlw!

Boa noite.

Procure utilizar o Editor de Fórmulas nas expressões matemáticas, pois se eu colocar 2+3/8 não dá para saber se estou somando dois com três oitavos ou somando dois com três e dividindo por oito, ok?

Quanto a sua dúvida é referente a \frac{-2 \sqrt{2}}{3}*\frac{\sqrt{3}}{2}:

\frac{-2 \sqrt{2}}{3}*\frac{\sqrt{3}}{2}=\frac{-2 \sqrt{2}*\sqrt{3}}{3*2}=\frac{-2 \sqrt{2*3}}{6}=\frac{-1 \sqrt{6}}{3}

:y:
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Re: Trigonometria Ajuda!

Mensagempor JustForFun » Dom Nov 07, 2010 01:22

Muito obrigado pelo resposta molina!
Agora consegui entender o exercício todo! Vlw mesmo! :y:

Abração!
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?