por R0nny » Sex Mai 03, 2013 15:12
Problema 1:Durante uma experiencia foi registada a variaçao da temperatura de um líquido, em graus celsius, que evoluiu, nas primeiras 8 horas, segundo a funçao:h(t)= x²/4+3x+7 Determine em que momentos da experincia o líquido obteve uma temperatura superior a 10C. Fonte: Pergunta questionada pelo Professor na sala de aula. Se diz em que momentos, está a referir o tempo ou seja o instante, logo se diz que a temperatura superior a 10 graus celcius entao, eu peguei a equaçao e fiz: x²/4+3x+7>10, depois haverá o calculo do delta, só que nao dará uma raiz perfeita. Onde estou falhando??

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por young_jedi » Sáb Mai 04, 2013 00:35
nos meus cálculos delta resultou em 12
realmente não tem raiz exata, você pode deixar a resposta em função da raiz mesmo, ou você pode calcular esta raiz com uma calculadora e dar o resultado aproximado
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por R0nny » Sáb Mai 04, 2013 08:02
Mas me diga uma coisa, se voce der o avanço com essa sua raiz(12), no final de toda resoluçao terá que: t=1.1s?
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por young_jedi » Sáb Mai 04, 2013 08:49
nas minhas contas deu 0.84
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por R0nny » Sáb Mai 04, 2013 12:34
A soluçao deve ser 1,1, so que parece que nós os dois nao estamos a chegar la, devemos contactar ao superior ou um moderador para que nos ajude!
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por e8group » Sáb Mai 04, 2013 13:54
Realmente o discriminante é

.O colaborador young_jedi estar correto .Mas , apesar de a temperatura ser superior a 10°C quando

,está solução não é única ,afinal de contas trata-se de uma inequação .
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por R0nny » Sáb Mai 04, 2013 14:43
Sim Santiago, depois de várias horas de resoluçao deste exercicio eu tambem apanhei o descriminante(delta)=12, éntao aos aplicarmos a outra formula teremos uma raize positiva e negativa, isto é, 1 e acho que é -13.2 se a memória nao me engana, digo várias horas de resoluçao pois estava tentando achar o tal t=1.1, e nao consegui; Como ele nao pode ter um tempo neste caso negativo, obtamos para o t=1. acho que t=1.1s=1

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por R0nny » Sáb Mai 04, 2013 14:45
Eu penso que tratando-se de uma inequaçao, se tem o ">", isto quer dizer que admite valores positivos, isto é, acima de 0, como obtemos a nossa raiz(positiva)=1, entao x>1.... 1.1,1.2,1.3...etc...

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por e8group » Sáb Mai 04, 2013 15:26
A raiz positiva da equação

não é

,o número 1 é uma aproximação por excesso desta raiz .Pela fórmula resolvente , temos

.
Então :

.
Como

,resulta que

é a raiz da equação

. Como

descreve uma parábola cuja concavidade é voltada para cima ,tem-se necessariamente

para quaisquer

.Desta forma ,sempre que

a temperatura será superior a 10°C .Só acrescentando ,tomando-se

como aproximação para

,vemos que

(nada mau ! De acordo com o wolfram alpha :
http://www.wolframalpha.com/input/?i=2* ... 283%29%29+ )
Editado pela última vez por
e8group em Sáb Mai 04, 2013 15:52, em um total de 1 vez.
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por R0nny » Sáb Mai 04, 2013 15:49
Eu havia dito 1 por causa de ao resolver obtive 0.9 entao aproximei por 1

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por e8group » Sáb Mai 04, 2013 15:53
OK .Observei um erro no texto ,já está editado .
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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