por alexandreredefor » Sex Jul 15, 2011 16:51
sejam f e g funções tais que

, onde k é uma constante e

. Prove que

Editado pela última vez por
alexandreredefor em Sex Jul 15, 2011 21:10, em um total de 1 vez.
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por LuizAquino » Sex Jul 15, 2011 17:05
O que você já tentou fazer? Onde está exatamente a sua dúvida?
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por alexandreredefor » Sex Jul 15, 2011 17:18
não sei por onde começar sera que posso usar a propriedade
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por LuizAquino » Sex Jul 15, 2011 17:52
Se já tiver sido provado as propriedades operatórios dos limites, então basta utilizá-las.
Caso contrário, você terá que provar usando a definição de limites.
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por LuizAquino » Sex Jul 15, 2011 21:29
Vejamos como fazer utilizando as definições de limites.
Eu vou considerar que o símbolo

significa

.
Temos duas hipótese:
(i)

Por definição: para todo

, existe

tal que

sempre que

.
(ii)

Por definição: para todo

, existe

tal que

sempre que

.
A tese será:
(iii)

Por definição: para todo

, existe

tal que

sempre que

.
DemonstraçãoSeja

. Considere o número

.
Se

, então pela hipótese (ii) existe

tal que

sempre que

.
Se

, então pela hipótese (ii) existe

tal que

sempre que

. Mas como

, temos que

.
Por outro lado, sabemos que 1 é um número positivo. Portanto, pela hipótese (i) existe

tal que

sempre que

. Mas de

, nós obtemos que

. Ou seja, temos que

.
Tome

. Pelo que foi exposto acima, temos que para esse número

as duas inequações abaixo vão ocorrer sempre que

:
(1)

(2)

Somando (1) e (2), obtemos

.
Pela hipótese (ii), nas proximidade de
a a função
g é tal que
g > 0.
Além disso, perceba que das duas hipóteses podemos concluir que nas proximidade de
a as funções
f e
g são tais que
g >>
f (isto é,
g é muito maior do que
f).
Desse modo, teremos que nas proximidades de
a irá ocorrer |
f +
g| =
f +
g.
Logo, obtemos que

.
#
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por MarceloFantini » Sex Jul 15, 2011 22:04
Luiz, seria interessante mostrar porque da escolha de

, para que não pareça que "caiu do céu".
Futuro MATEMÁTICO
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por LuizAquino » Sex Jul 15, 2011 22:12
MarceloFantini escreveu:Luiz, seria interessante mostrar porque da escolha de

, para que não pareça que "caiu do céu".
O artifício de tomar esse número leva em consideração o pensamento de que no final precisamos realizar uma soma entre inequações do tipo

e

de modo a obter

. Sendo assim, precisamos construir uma estratégia de modo que

.
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Aproveite a leitura. Bons estudos!
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Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
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- duvida de uma prova AJUDEM
por lais_banestes » Qua Mai 16, 2012 21:45
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Qua Mai 16, 2012 21:45
Estatística
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- Questão prova concurso (dúvida)
por fernandocez » Seg Mar 14, 2011 21:35
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Qua Mar 16, 2011 00:16
Logaritmos
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- Dúvida de P.A (Exercício prova SENAI)
por Bia_Oliveira » Qua Set 26, 2012 09:53
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Dom Set 30, 2012 11:45
Progressões
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- Questão prova concurso (dúvida na resposta)
por fernandocez » Qua Mar 16, 2011 13:47
- 3 Respostas
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Qua Mar 16, 2011 23:36
Geometria Plana
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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