por Claudin » Seg Jul 09, 2012 19:50
Determine a equação do plano definido pelo ponto

e pela reta

Não sei como iniciar o exercício, gostaria de uma dica para iniciar.
Tenho que tirar vetor diretor da reta e aplicar nos pontos para achar equação do plano?
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por Claudin » Seg Jul 16, 2012 03:55
Ainda não sei como resolver
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por Claudin » Ter Jul 17, 2012 03:00
Ainda não sei como resolver[2]
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por Russman » Ter Jul 17, 2012 04:31
Eu começaria parametrizando a reta!
Depois disso, basta proceder como você faz quando tem uma reta parametrizada e um ponto.
"Ad astra per aspera."
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por Claudin » Ter Jul 17, 2012 18:59
Como assim parametrizando? Poderia me dar o exemplo Rusman, pois eu tenho um ponto e tenho o vetor diretor da reta, para parametrizar não seria necessário ter dois pontos?
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por Russman » Ter Jul 17, 2012 19:01
Uma parametrização possível é, de uma forma bem simples, tomar

. Assim, isole o

em função de

, isto é,

. A equação paramétrica do

você já tem, que é

.

"Ad astra per aspera."
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por Claudin » Sex Jul 20, 2012 03:29
Encontrei duas equações

e

E depois?
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por Claudin » Seg Jul 23, 2012 21:05
?
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por Russman » Seg Jul 23, 2012 23:34
Agora você tem um ponto e a reta

"Ad astra per aspera."
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por MarceloFantini » Ter Jul 24, 2012 03:49
Acho que você errou algumas contas:

;

e não

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por Claudin » Qua Jul 25, 2012 16:13
Isso mesmo Marcelo Fantini.
Tendo um ponto e uma reta paramétrica, como chegar na equação do plano
cartesiana?
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por Claudin » Qua Jul 25, 2012 17:09
?
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por hygorvv » Qui Jul 26, 2012 14:50
Eu faria diferente. Minha contribuição:


Logo,



(Equações simétricas da reta)
Equação vetorial da reta :

Agora você tem dois pontos e um vetor paralelo ao plano.
Veja se te ajuda.
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por DanielFerreira » Qui Jul 26, 2012 20:16
E aí Hygorvv, blz?
seja bem-vindo!!
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virtude é fazer."
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por hygorvv » Sex Jul 27, 2012 00:27
Valeu, danjr5!

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por Claudin » Sex Jul 27, 2012 00:44
hygorvv escreveu:Eu faria diferente. Minha contribuição:


Logo,



(Equações simétricas da reta)
Equação vetorial da reta :

Agora você tem dois pontos e um vetor paralelo ao plano.
Veja se te ajuda.
O problema é que pede equação na forma cartesiana e não vetorial.
Mas obrigado pela ajuda, e obrigado a todos
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por hygorvv » Sex Jul 27, 2012 00:57
Sim, com dois pontos e um vetor paralelo você consegue a equação geral do plano.
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por Claudin » Sex Jul 27, 2012 01:03
Sim.
Mas como você encontrou o ponto

?
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por hygorvv » Sex Jul 27, 2012 01:19
Olha as equações simétricas da reta. Sendo uma equação vetorial de uma reta sendo

, suas equações simétricas(ou reduzidas) serão:

e

Tenta comparar agora.
Espero que te ajude.
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por LuizAquino » Sáb Jul 28, 2012 13:56
Claudin escreveu:Mas como você encontrou o ponto

?
Sala de Bate Papo - 28 de julho de 2012(10:55:48)
Claudin: Luiz Aquino, poderia me ajudar no tópico plano, nao consegui enxergar o ponto 1,0,0
O procedimento é simples. Basta analisar as equações.
Sabemos que a reta é a interseção dos planos 2x - y - z = 2 e z = 0. Isso significa que todos os pontos dessa reta devem atender essas duas equações.
Analisando a segunda delas, note que sempre a coordenada z é igual a zero. Sendo assim, já sabemos que todos os pontos dessa reta possuem o formato P = (x, y, 0).
Substituindo então z = 0 na primeira equação, obtemos que y = 2x - 2. Ou seja, podemos dizer que todos os pontos da reta possuem o formato P = (x, 2x - 2, 0). Note que escolhendo um valor qualquer para x podemos encontrar o valor correspondente para a coordenada y.
Agora responda: que ponto é obtido quando escolhemos x = 1?
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por Claudin » Sáb Jul 28, 2012 14:12
Sim, iria encontrar (1,0,0)
Obrigado a todos pelas explicações.

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por Claudin » Sex Ago 31, 2012 21:14
Tendo como vetor (1,2,0) e como ponto P(2,1,3)
Para encontrar a equação do plano na forma cartesiana, acabei substituindo na equação



Porém a equação correta no gabarito não é essa.
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por LuizAquino » Sex Ago 31, 2012 21:38
Claudin escreveu:Tendo como vetor (1,2,0) e como ponto P(2,1,3)
Para encontrar a equação do plano na forma cartesiana, acabei substituindo na equação



Porém a equação correta no gabarito não é essa.
Na equação do plano, os coeficientes a, b e c representam as coordenadas de um vetor normal ao plano. Acontece que

não é um vetor normal ao plano!
Analise a figura abaixo. Você já conhece P = (2,1,3) e

. Para determinar um vetor

normal ao plano, basta calcular

, sendo Q um ponto qualquer da reta r. Tente continuar a partir daí.

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por Claudin » Sáb Set 01, 2012 03:41
Obrigado pela explicação

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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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