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[Demostrações]Demostrações de alguns teoremas e proposições

[Demostrações]Demostrações de alguns teoremas e proposições

Mensagempor DIego Gomes » Seg Dez 16, 2013 23:05

Seja a e b números inteiros.
Prove que a² = 0, então a = 0.
Dúvida:
se considero a² = a * a e sendo a * a = 0, se dividir ambos por a, vou ter uma indeterminação? pois a = 0.
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Re: [Demostrações]Demostrações de alguns teoremas e proposiç

Mensagempor Pessoa Estranha » Seg Dez 16, 2013 23:23

Olá !

Sim, você obterá uma indeterminação. Dentre várias maneiras de resolver, eu faria assim:
{a}^{2} = 0 \rightarrow \sqrt[2]{{a}^{2}} = \sqrt[2]{0} \rightarrow \left|a \right| = 0 \rightarrow  a = 0.

Espero ter ajudado.

:y:
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Re: [Demostrações]Demostrações de alguns teoremas e proposiç

Mensagempor DIego Gomes » Seg Dez 16, 2013 23:30

Pessoa Estranha escreveu:Olá !

Sim, você obterá uma indeterminação. Dentre várias maneiras de resolver, eu faria assim:
{a}^{2} = 0 \rightarrow \sqrt[2]{{a}^{2}} = \sqrt[2]{0} \rightarrow \left|a \right| = 0 \rightarrow  a = 0.

Espero ter ajudado.

:y:


Não tinha pensado desta forma. Só tem um problema, é que no capítulo deste exercício não foi definido expoente fracionário. O que tem definido é somente as propriedades de soma e produto.
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Re: [Demostrações]Demostrações de alguns teoremas e proposiç

Mensagempor e8group » Seg Dez 16, 2013 23:36

Há varias formas . Uma delas supor absurdo que a \neq 0 , e assim existe a^{-1} tal que

1 = a\cdot a^{-1}  =  1 \cdot ( a\cdot a^{-1} )  =  ( a\cdot a^{-1} ) \cdot (a \cdot a^{-1})  = a^2 \cdot a^{-2}  = 0 \cdot a^{-2} = 0 ,contradição .

Nota para quaisquer \alpha \in \mathbb{R}  , \alpha \cdot 0 = 0 pois , \alpha \cdot 0 = \alpha \cdot (0+0) = \alpha \cdot 0 + \alpha \cdot 0 .

Alternativamente ,pelo elemento neutro aditivo

a = a + 0 = a + a^2 = a + a\cdot a = a (1+a) . Daí segue pela unicidade do elemento neutro da multiplicação que

a+1 = 1 que novamente por unicidade ,desta vez do 0 que resulta a = 0 .
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Re: [Demostrações]Demostrações de alguns teoremas e proposiç

Mensagempor DIego Gomes » Seg Dez 16, 2013 23:42

santhiago escreveu:Há varias formas . Uma delas supor absurdo que a \neq 0 , e assim existe a^{-1} tal que

1 = a\cdot a^{-1}  =  1 \cdot ( a\cdot a^{-1} )  =  ( a\cdot a^{-1} ) \cdot (a \cdot a^{-1})  = a^2 \cdot a^{-2}  = 0 \cdot a^{-2} = 0 ,contradição .

Nota para quaisquer \alpha \in \mathbb{R}  , \alpha \cdot 0 = 0 pois , \alpha \cdot 0 = \alpha \cdot (0+0) = \alpha \cdot 0 + \alpha \cdot 0 .

Alternativamente ,pelo elemento neutro aditivo

a = a + 0 = a + a^2 = a + a\cdot a = a (1+a) . Daí segue pela unicidade do elemento neutro da multiplicação que

a+1 = 1 que novamente por unicidade ,desta vez do 0 que resulta a = 0 .



BOA !!!! Pelo o elemento neutro !!!!!!!!
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?