
Basicamente o que diz é: Se a soma do módulo de 2 números reais for menor que o módulo do 1º deles, então os números tem sinais contrários.
Como disse, está certo, mentalmente eu consigo provar, mas formalmente não consigo




. A condição de que tem sinais opostos pode ser simplificada para
, ou seja, o produto é negativo.
e
. Então
enquanto que
. Na verdade o que você provavelmente quer dizer é que se o módulo da soma for menor que o máximo dentre os dois, então eles tem sinais opostos.

MarceloFantini escreveu:Primeiro você quer dizer o módulo da soma, e não "soma do módulo de dois números reais", que seria algo como. A condição de que tem sinais opostos pode ser simplificada para
, ou seja, o produto é negativo.
Por último, não menos importante, um contra-exemplo: façae
. Então
enquanto que
. Na verdade o que você provavelmente quer dizer é que se o módulo da soma for menor que o máximo dentre os dois, então eles tem sinais opostos.
(porque se fosse
, que seria menor que
)
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes
![\frac{\sqrt[]{\sqrt[4]{8}+\sqrt[]{\sqrt[]{2}-1}}-\sqrt[]{\sqrt[4]{8}-\sqrt[]{\sqrt[]{2}-1}}}{\sqrt[]{\sqrt[4]{8}-\sqrt[]{\sqrt[]{2}+1}}} \frac{\sqrt[]{\sqrt[4]{8}+\sqrt[]{\sqrt[]{2}-1}}-\sqrt[]{\sqrt[4]{8}-\sqrt[]{\sqrt[]{2}-1}}}{\sqrt[]{\sqrt[4]{8}-\sqrt[]{\sqrt[]{2}+1}}}](/latexrender/pictures/981987c7bcdf9f8f498ca4605785636a.png)
(dica : igualar a expressão a
e elevar ao quadrado os dois lados)