por vmouc » Sáb Mar 05, 2011 23:05
Por gentileza, ajude-me a entender a linha de raciocínio para resolver problemas semelhantes:
f(x)=X^2-4/x-1 , Encontrar f(1/t), f(1/2) e f(x-2).
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por vmouc » Sáb Mar 05, 2011 23:51
Fiz o seguinte para f(x)=x^2-4/x-1
f(1/2)= (1/2)^2 - 4/(1/2)-1=
(1/4) - 4/(-1/2)=
1-16/4 / (-1/2)
-15/4 . 2 = -30/4 = 15/2
Essa linha de raciocínio está correta? Como faço no caso de f(1/t)? t^-1?
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por LuizAquino » Dom Mar 06, 2011 09:47
Analisando a sua solução, a função do exercício é

, mas o que você escreveu foi

.
Para escrever a função que você queria na notação que você usou, então deveria ter escrito:
f(x)=(x^2-4)/(x-1)Agora, quanto a sua solução, você está certa. Para a função original do exercício, temos que

.
Para calcular os outros valores pedidos no exercício você vai usar o mesmo procedimento. A única diferença é que você terá que fazer os cálculos de modo literal, isto é, usando incógnitas ao invés de números.
DicaO fórum suporta o sistema LaTeX, que serve para digitar os símbolos e notações matemáticas de forma adequada. Se você ainda não estiver bem treinada no LaTeX, você pode usar o botão "Editor de Fórmulas", disponível na edição de suas mensagens.

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por vmouc » Dom Mar 06, 2011 12:10
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por vmouc » Dom Mar 06, 2011 14:25
Pessoal, vou postar minhas dúvidas sobre funções neste tópico. Se possível, me ajudem, por gentileza!
Vou colocar a forma que encontrei de resolver e se estiver errado peço esclarecimentos.
Continuando:





?


?
Acho que ja to fazendo bagunça...rsrs... me ajudem, please!
Editado pela última vez por
vmouc em Dom Mar 06, 2011 14:50, em um total de 3 vezes.
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por Renato_RJ » Dom Mar 06, 2011 14:33
vmouc escreveu:
?
Está certo?
Caro Vinicius eu, pessoalmente, não entendi porque você multiplicou por x nesta passagem... Eu acho que a sua função terminava mesmo em

.
[ ]'s
Renato.
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por vmouc » Dom Mar 06, 2011 14:41
Tentei multiplicar todos por um fator comun para depois dividir os polinomios, mas acho que não deu certo. aí tentei denovo, da uma olhada, por favor, Renato!
[]'s
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por Renato_RJ » Dom Mar 06, 2011 14:50
Vinicius, qual o problema da função ficar na forma de fração ?
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por vmouc » Dom Mar 06, 2011 14:54
Pois de acordo com o professor o raciocinio estaria incompleto. E fica mais complicado encontrar "x". (Eu acho) Por isso preciso chegar até a forma mais simples e apresentar uma solução para esta função e expressá-la no gráfico.
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por Renato_RJ » Dom Mar 06, 2011 15:27
Vinicius, então estamos errando em algo... Eu fiz uma simplificação, veja...

Mas você pode desenhar um gráfico de uma fração, sem problemas algum, só que você terá, provavelmente, uma assíntota....
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por vmouc » Dom Mar 06, 2011 15:45
Nossa, agora é q eu não entendi nada...rsrsrs....
Qual seria o valor do "x" pra esta questão?
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por Renato_RJ » Dom Mar 06, 2011 15:59
Bem, eu acho que seria

, pois se atribuirmos 3 a x, teremos o valor 0 no denominador da função, o que gera uma indeterminação...
Eu acho, posso ter me enganado...
[ ]'s
Renato.
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por vmouc » Dom Mar 06, 2011 16:07
Na minha linha de racícionio para resolver esta questão(acima) você saberia me informar onde errei?
Obrigado!
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por vmouc » Dom Mar 06, 2011 16:56
A questão de

está certa? (Veja acima)
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por vmouc » Dom Mar 06, 2011 18:20
Me refiro á deixar incognita no denominador... esta seria a solução final da função?
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por LuizAquino » Dom Mar 06, 2011 18:59
vmouc escreveu:Me refiro á deixar incógnita no denominador... esta seria a solução final da função?
Nesses exemplos sempre teremos a
variável aparecendo no denominador.
Ainda que possamos escrever
![f\left(\frac{1}{t}\right)=(1-2t)(1+2t)[t(1-t)]^{-1} f\left(\frac{1}{t}\right)=(1-2t)(1+2t)[t(1-t)]^{-1}](/latexrender/pictures/b14adbc4083f1fdb89447c4a783c8971.png)
e

, essas potências negativas farão com que a variável volte a aparecer no denominador de qualquer maneira.
ObservaçãoNa função
f(x)=2x+4 a letra "x" representa uma variável, isto é, algo que pode assumir qualquer valor. Nesse caso, esses valores são aqueles no domínio da função.
Por outro lado, na equação
2x+4=0 a letra "x" representa uma incógnita, isto é, um valor desconhecido a ser determinado.
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por vmouc » Dom Mar 06, 2011 20:18
ok. Obrigado!!!!

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por vmouc » Ter Mar 08, 2011 14:55
Boa tarde,
Pessoal,
Gostaria de saber se resolvi da forma correta:
Se

Resolução:




Está correto?
Obrigado!!!

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por LuizAquino » Ter Mar 08, 2011 18:36
Procure não usar tópicos anteriores para postar novos exercícios.
Nós temos que

e queremos determinar

. Primeiro, note que necessariamente h é diferente de 0, já que ele aparece no denominador.

Arrumando de forma conveniente:

Usando o produto notável

e simplificando
2a com
-2a:


Colocando
h em evidência:

Simplificando o
h no numerador com o
h no denominador (o que pode ser feito já que
h não é zero):

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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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