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Função - linha de raciocinio

Função - linha de raciocinio

Mensagempor vmouc » Sáb Mar 05, 2011 23:05

Por gentileza, ajude-me a entender a linha de raciocínio para resolver problemas semelhantes:

f(x)=X^2-4/x-1 , Encontrar f(1/t), f(1/2) e f(x-2).
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Re: Função - linha de raciocinio

Mensagempor vmouc » Sáb Mar 05, 2011 23:51

Fiz o seguinte para f(x)=x^2-4/x-1
f(1/2)= (1/2)^2 - 4/(1/2)-1=
(1/4) - 4/(-1/2)=
1-16/4 / (-1/2)
-15/4 . 2 = -30/4 = 15/2

Essa linha de raciocínio está correta? Como faço no caso de f(1/t)? t^-1?
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Re: Função - linha de raciocinio

Mensagempor LuizAquino » Dom Mar 06, 2011 09:47

Analisando a sua solução, a função do exercício é f(x) = \frac{x^2 -4}{x - 1}, mas o que você escreveu foi f(x) = x^2 - \frac{4}{x} - 1.

Para escrever a função que você queria na notação que você usou, então deveria ter escrito:
f(x)=(x^2-4)/(x-1)

Agora, quanto a sua solução, você está certa. Para a função original do exercício, temos que f\left(\frac{1}{2}\right)= \frac{15}{2} .

Para calcular os outros valores pedidos no exercício você vai usar o mesmo procedimento. A única diferença é que você terá que fazer os cálculos de modo literal, isto é, usando incógnitas ao invés de números.

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Re: Função - linha de raciocinio

Mensagempor vmouc » Dom Mar 06, 2011 12:10

Ok. Obrigado!
Só que não consegui resolver a questão:

f(\frac{1}{t})=\frac{(\frac{1}{t})^2-4}{\frac{1}{t}-1}

f(\frac{1}{t})=\frac{\frac{1}{t^2}-4}{\frac{1}{t}-1}

f(\frac{1}{t})=(\frac{1}{t^2}-4).(t-1)

f(\frac{1}{t})=\frac{t}{t^2}-\frac{1}{t^2}-4t+4

f(\frac{1}{t})={t}^{-1}-{t}^{-2}-4t+4\Rightarrow-{t}^{-2}+{t}^{-1}-4t+4

Está correto? Se não, como deveria ser feito? Onde eu errei? Se sim, como é dada a solução final?
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Re: Função - linha de raciocinio

Mensagempor vmouc » Dom Mar 06, 2011 14:25

Pessoal, vou postar minhas dúvidas sobre funções neste tópico. Se possível, me ajudem, por gentileza!
Vou colocar a forma que encontrei de resolver e se estiver errado peço esclarecimentos.
Continuando:

f(x)= \frac{{x}^{2}-4}{x-1}

f(x-2)= \frac{({x-2})^{2}-4}{x-2-1}

f(x-2)= \frac{{x}^{2}-4x+4-4}{x-3}

f(x-2)= \frac{{x}^{2}-4x}{x-3}

f(x-2)= ({x}^{2}-4x})({x}^{-1}-\frac{1}{3}) ?

f(x-2)= x-\frac{1}{3}x^2-4+\frac{4x}{3}

f(x-2)=- \frac{1}{3}{x}^{2}+\frac{7x}{3}-4 ?

Acho que ja to fazendo bagunça...rsrs... me ajudem, please!
Editado pela última vez por vmouc em Dom Mar 06, 2011 14:50, em um total de 3 vezes.
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Re: Função - linha de raciocinio

Mensagempor Renato_RJ » Dom Mar 06, 2011 14:33

vmouc escreveu:
f(x-2)= \left(\frac{{x}^{2}-4x}{x-3} \right)x ?


Está certo?


Caro Vinicius eu, pessoalmente, não entendi porque você multiplicou por x nesta passagem... Eu acho que a sua função terminava mesmo em \frac{x^2 - 4x}{x - 3}.

[ ]'s
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Re: Função - linha de raciocinio

Mensagempor vmouc » Dom Mar 06, 2011 14:41

Tentei multiplicar todos por um fator comun para depois dividir os polinomios, mas acho que não deu certo. aí tentei denovo, da uma olhada, por favor, Renato!

[]'s
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Re: Função - linha de raciocinio

Mensagempor Renato_RJ » Dom Mar 06, 2011 14:50

Vinicius, qual o problema da função ficar na forma de fração ?
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Re: Função - linha de raciocinio

Mensagempor vmouc » Dom Mar 06, 2011 14:54

Pois de acordo com o professor o raciocinio estaria incompleto. E fica mais complicado encontrar "x". (Eu acho) Por isso preciso chegar até a forma mais simples e apresentar uma solução para esta função e expressá-la no gráfico.
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Re: Função - linha de raciocinio

Mensagempor Renato_RJ » Dom Mar 06, 2011 15:27

Vinicius, então estamos errando em algo... Eu fiz uma simplificação, veja...

\frac{x^2 - 4x}{x - 3} \Rightarrow \, \frac{(x - 2)^2}{x - 3} - \frac{4}{x - 3}

Mas você pode desenhar um gráfico de uma fração, sem problemas algum, só que você terá, provavelmente, uma assíntota....
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Re: Função - linha de raciocinio

Mensagempor vmouc » Dom Mar 06, 2011 15:45

Nossa, agora é q eu não entendi nada...rsrsrs....
Qual seria o valor do "x" pra esta questão?
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Re: Função - linha de raciocinio

Mensagempor Renato_RJ » Dom Mar 06, 2011 15:59

Bem, eu acho que seria x \in \mathbb{R} - {3}, pois se atribuirmos 3 a x, teremos o valor 0 no denominador da função, o que gera uma indeterminação...

Eu acho, posso ter me enganado...

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Re: Função - linha de raciocinio

Mensagempor vmouc » Dom Mar 06, 2011 16:07

Na minha linha de racícionio para resolver esta questão(acima) você saberia me informar onde errei?

Obrigado!
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Re: Função - linha de raciocinio

Mensagempor vmouc » Dom Mar 06, 2011 16:56

A questão de f(\frac{1}{t})= está certa? (Veja acima)
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Re: Função - linha de raciocinio

Mensagempor LuizAquino » Dom Mar 06, 2011 18:11

f\left(\frac{1}{t}\right)=\frac{\left(\frac{1}{t}\right)^2-4}{\frac{1}{t}-1}

f\left(\frac{1}{t}\right)=\frac{\frac{1}{t^2}-4}{\frac{1}{t}-1}

f\left(\frac{1}{t}\right)=\frac{\frac{1-4t^2}{t^2}}{\frac{1-t}{t}}

f\left(\frac{1}{t}\right)=\frac{1-4t^2}{t^2} \cdot \frac{t}{1-t}

f\left(\frac{1}{t}\right)=\frac{1-4t^2}{t(1-t)}

f\left(\frac{1}{t}\right)=\frac{(1-2t)(1+2t)}{t(1-t)}


-----------------

f(x-2)= \frac{({x-2})^{2}-4}{x-2-1}

f(x-2)= \frac{{x}^{2}-4x+4-4}{x-3}

f(x-2)= \frac{{x}^{2}-4x}{x-3}

f(x-2)= \frac{x(x-4)}{x-3}

-----------------

Pois de acordo com o professor o raciocínio estaria incompleto.

Qual é o texto do exercício original?
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Re: Função - linha de raciocinio

Mensagempor vmouc » Dom Mar 06, 2011 18:20

Me refiro á deixar incognita no denominador... esta seria a solução final da função?
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Re: Função - linha de raciocinio

Mensagempor LuizAquino » Dom Mar 06, 2011 18:59

vmouc escreveu:Me refiro á deixar incógnita no denominador... esta seria a solução final da função?

Nesses exemplos sempre teremos a variável aparecendo no denominador.

Ainda que possamos escrever f\left(\frac{1}{t}\right)=(1-2t)(1+2t)[t(1-t)]^{-1} e f(x-2)= x(x-4)(x-3)^{-1}, essas potências negativas farão com que a variável volte a aparecer no denominador de qualquer maneira.

Observação
Na função f(x)=2x+4 a letra "x" representa uma variável, isto é, algo que pode assumir qualquer valor. Nesse caso, esses valores são aqueles no domínio da função.

Por outro lado, na equação 2x+4=0 a letra "x" representa uma incógnita, isto é, um valor desconhecido a ser determinado.
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Re: Função - linha de raciocinio

Mensagempor vmouc » Dom Mar 06, 2011 20:18

ok. Obrigado!!!! :-D
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Re: Função - linha de raciocinio

Mensagempor vmouc » Ter Mar 08, 2011 14:55

Boa tarde,

Pessoal,

Gostaria de saber se resolvi da forma correta:

Se f(x)={x}^{2}+2x, determine \frac{f(a+h)-f(a)}{h}

Resolução:
f(a+h)= {(a+h)}^{2}+2(a+h)\Rightarrow f(a+h)={a}^{2}+2ah+{h}^{2}+2a+2h

f(a)={a}^{2}+2a

f(a+h)-f(a)= {a}^{2}-2ah+{h}^{2}+2a+2h-{a}^{2}-2a\Rightarrow f(a+h)-f(a)= {h}^{2}-2ah+2h

\frac{f(a+h)-f(a)}{h}= \frac{{h}^{2}-2ah+2h}{h}\Rightarrow h-2a+2

Está correto?

Obrigado!!! :-D
Vinícius Costa
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Re: Função - linha de raciocinio

Mensagempor LuizAquino » Ter Mar 08, 2011 18:36

Procure não usar tópicos anteriores para postar novos exercícios.

Nós temos que f(x)={x}^{2}+2x e queremos determinar \frac{f(a+h)-f(a)}{h}. Primeiro, note que necessariamente h é diferente de 0, já que ele aparece no denominador.

\frac{f(a+h)-f(a)}{h} = \frac{(a+h)^2+2(a+h) - a^2 - 2a}{h}

Arrumando de forma conveniente:
= \frac{(a+h)^2 - a^2  + 2a - 2a + 2h}{h}

Usando o produto notável x^2-y^2=(x-y)(x+y) e simplificando 2a com -2a:
= \frac{(a+h- a)(a+h+a)  + 2h}{h}

= \frac{h(2a+h)  + 2h}{h}

Colocando h em evidência:
= \frac{h(2a+h + 2)}{h}

Simplificando o h no numerador com o h no denominador (o que pode ser feito já que h não é zero):
= 2a+h + 2
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Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Fontelles - Dom Jan 17, 2010 14:42

Não sei onde este tópico se encaixaria. Então me desculpem.
Eu não entendi essa passagem, alguém pode me explicar?
2n \geq n+1 ,\forall n \in\aleph*
O livro explica da seguinte forma.
1°) P(1) é verdadeira, pois 2.1 \geq 1+1
2°) Admitamos que P(k), k \in \aleph*, seja verdadeira:
2k \geq k+1 (hipótese da indução)
e provemos que 2(k+1) \geq (K+1)+1
Temos: (Nessa parte)
2(k+1) = 2k+2 \geq (k+1)+2 > (k+1)+1


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: MarceloFantini - Seg Jan 18, 2010 01:55

Boa noite Fontelles.

Não sei se você está familiarizado com o Princípio da Indução Finita, portanto vou tentar explicar aqui.

Ele dá uma equação, no caso:

2n \geq n+1, \forall n \in \aleph^{*}

E pergunta: ela vale para todo n? Como proceder: no primeiro passo, vemos se existe pelo menos um caso na qual ela é verdadeira:

2*1 \geq 1+1

Portanto, existe pelo menos um caso para o qual ela é verdadeira. Agora, supomos que k seja verdadeiro, e pretendemos provar que também é verdadeiro para k+1.

\mbox{Suponhamos que P(k), }k \in \aleph^{*},\mbox{ seja verdadeiro:}
2k \geq k+1

\mbox{Vamos provar que:}
2(k+1) \geq (k+1)+1

Daí pra frente, ele usou o primeiro membro para chegar em uma conclusão que validava a tese. Lembre-se: nunca saia da tese.

Espero ter ajudado.

Um abraço.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Fontelles - Seg Jan 18, 2010 02:28

Mas, Fantini, ainda fiquei em dúvida na passagem que o autor fez (deixei uma msg entre o parêntese).
Obrigado pela ajuda, mesmo assim.
Abraço!


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Fontelles - Qui Jan 21, 2010 11:32

Galera, ajuda aí!
Por falar nisso, alguém conhece algum bom material sobre o assunto. O livro do Iezzi, Matemática Elementar vol. 1 não está tão bom.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: MarceloFantini - Qui Jan 21, 2010 12:25

Boa tarde Fontelles!

Ainda não estou certo de qual é a sua dúvida, mas tentarei novamente.

O que temos que provar é isso: 2(k+1) \geq (k+1)+1, certo? O autor começou do primeiro membro:

2(k+1)= 2k+2

Isso é verdadeiro, certo? Ele apenas aplicou a distributiva. Depois, partiu para uma desigualdade:

2k+2 \geq (k+1)+2

Que é outra verdade. Agora, com certeza:

(k+1)+2 > (k+1)+1

Agora, como 2(k+1) é \geq a (k+1)+2, e este por sua vez é sempre > que (k+1)+1, logo:

2(k+1) \geq (k+1)+1 \quad \mbox{(c.q.d)}

Inclusive, nunca é igual, sempre maior.

Espero (dessa vez) ter ajudado.

Um abraço.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Caeros - Dom Out 31, 2010 10:39

Por curiosidade estava estudando indução finita e ao analisar a questão realmente utilizar a desigualdade apresentada foi uma grande sacada para este problema, só queria tirar uma dúvida sobre a sigla (c.q.d), o que significa mesmo?


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: andrefahl - Dom Out 31, 2010 11:37

c.q.d. = como queriamos demonstrar =)


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Abelardo - Qui Mai 05, 2011 17:33

Fontelles, um bom livro para quem ainda está ''pegando'' o assunto é:'' Manual de Indução Matemática - Luís Lopes''. É baratinho e encontras na net com facilidade. Procura também no site da OBM, vais encontrar com facilidade material sobre PIF... em alguns sites que preparam alunos para colégios militares em geral também tem excelentes materiais.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: MarceloFantini - Qui Mai 05, 2011 20:05

Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Vennom - Qui Abr 26, 2012 23:04

MarceloFantini escreveu:Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.

Rpz, faz um ano que o fulano não visita o site, mas ler esse comentário dele enquanto respondia a outro tópico me ajudou. hAUEhUAEhUAEH obrigado, Marcelo. Sua explicação de indução finita me sanou uma dúvida sobre outra coisa. :-D