por vmouc » Sáb Mar 05, 2011 23:05
Por gentileza, ajude-me a entender a linha de raciocínio para resolver problemas semelhantes:
f(x)=X^2-4/x-1 , Encontrar f(1/t), f(1/2) e f(x-2).
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por vmouc » Sáb Mar 05, 2011 23:51
Fiz o seguinte para f(x)=x^2-4/x-1
f(1/2)= (1/2)^2 - 4/(1/2)-1=
(1/4) - 4/(-1/2)=
1-16/4 / (-1/2)
-15/4 . 2 = -30/4 = 15/2
Essa linha de raciocínio está correta? Como faço no caso de f(1/t)? t^-1?
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por LuizAquino » Dom Mar 06, 2011 09:47
Analisando a sua solução, a função do exercício é

, mas o que você escreveu foi

.
Para escrever a função que você queria na notação que você usou, então deveria ter escrito:
f(x)=(x^2-4)/(x-1)Agora, quanto a sua solução, você está certa. Para a função original do exercício, temos que

.
Para calcular os outros valores pedidos no exercício você vai usar o mesmo procedimento. A única diferença é que você terá que fazer os cálculos de modo literal, isto é, usando incógnitas ao invés de números.
DicaO fórum suporta o sistema LaTeX, que serve para digitar os símbolos e notações matemáticas de forma adequada. Se você ainda não estiver bem treinada no LaTeX, você pode usar o botão "Editor de Fórmulas", disponível na edição de suas mensagens.

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por vmouc » Dom Mar 06, 2011 12:10
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por vmouc » Dom Mar 06, 2011 14:25
Pessoal, vou postar minhas dúvidas sobre funções neste tópico. Se possível, me ajudem, por gentileza!
Vou colocar a forma que encontrei de resolver e se estiver errado peço esclarecimentos.
Continuando:





?


?
Acho que ja to fazendo bagunça...rsrs... me ajudem, please!
Editado pela última vez por
vmouc em Dom Mar 06, 2011 14:50, em um total de 3 vezes.
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por Renato_RJ » Dom Mar 06, 2011 14:33
vmouc escreveu:
?
Está certo?
Caro Vinicius eu, pessoalmente, não entendi porque você multiplicou por x nesta passagem... Eu acho que a sua função terminava mesmo em

.
[ ]'s
Renato.
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por vmouc » Dom Mar 06, 2011 14:41
Tentei multiplicar todos por um fator comun para depois dividir os polinomios, mas acho que não deu certo. aí tentei denovo, da uma olhada, por favor, Renato!
[]'s
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por Renato_RJ » Dom Mar 06, 2011 14:50
Vinicius, qual o problema da função ficar na forma de fração ?
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por vmouc » Dom Mar 06, 2011 14:54
Pois de acordo com o professor o raciocinio estaria incompleto. E fica mais complicado encontrar "x". (Eu acho) Por isso preciso chegar até a forma mais simples e apresentar uma solução para esta função e expressá-la no gráfico.
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por Renato_RJ » Dom Mar 06, 2011 15:27
Vinicius, então estamos errando em algo... Eu fiz uma simplificação, veja...

Mas você pode desenhar um gráfico de uma fração, sem problemas algum, só que você terá, provavelmente, uma assíntota....
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por vmouc » Dom Mar 06, 2011 15:45
Nossa, agora é q eu não entendi nada...rsrsrs....
Qual seria o valor do "x" pra esta questão?
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por Renato_RJ » Dom Mar 06, 2011 15:59
Bem, eu acho que seria

, pois se atribuirmos 3 a x, teremos o valor 0 no denominador da função, o que gera uma indeterminação...
Eu acho, posso ter me enganado...
[ ]'s
Renato.
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por vmouc » Dom Mar 06, 2011 16:07
Na minha linha de racícionio para resolver esta questão(acima) você saberia me informar onde errei?
Obrigado!
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por vmouc » Dom Mar 06, 2011 16:56
A questão de

está certa? (Veja acima)
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por vmouc » Dom Mar 06, 2011 18:20
Me refiro á deixar incognita no denominador... esta seria a solução final da função?
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por LuizAquino » Dom Mar 06, 2011 18:59
vmouc escreveu:Me refiro á deixar incógnita no denominador... esta seria a solução final da função?
Nesses exemplos sempre teremos a
variável aparecendo no denominador.
Ainda que possamos escrever
![f\left(\frac{1}{t}\right)=(1-2t)(1+2t)[t(1-t)]^{-1} f\left(\frac{1}{t}\right)=(1-2t)(1+2t)[t(1-t)]^{-1}](/latexrender/pictures/b14adbc4083f1fdb89447c4a783c8971.png)
e

, essas potências negativas farão com que a variável volte a aparecer no denominador de qualquer maneira.
ObservaçãoNa função
f(x)=2x+4 a letra "x" representa uma variável, isto é, algo que pode assumir qualquer valor. Nesse caso, esses valores são aqueles no domínio da função.
Por outro lado, na equação
2x+4=0 a letra "x" representa uma incógnita, isto é, um valor desconhecido a ser determinado.
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por vmouc » Dom Mar 06, 2011 20:18
ok. Obrigado!!!!

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por vmouc » Ter Mar 08, 2011 14:55
Boa tarde,
Pessoal,
Gostaria de saber se resolvi da forma correta:
Se

Resolução:




Está correto?
Obrigado!!!

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por LuizAquino » Ter Mar 08, 2011 18:36
Procure não usar tópicos anteriores para postar novos exercícios.
Nós temos que

e queremos determinar

. Primeiro, note que necessariamente h é diferente de 0, já que ele aparece no denominador.

Arrumando de forma conveniente:

Usando o produto notável

e simplificando
2a com
-2a:


Colocando
h em evidência:

Simplificando o
h no numerador com o
h no denominador (o que pode ser feito já que
h não é zero):

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Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
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Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46
Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25
POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?
P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50
P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25
P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833
4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3
SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37
utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24
Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.
Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45
Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23
Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18
Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40
Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias
44242:7 = 6320 + resto 2
è assim, nâo sei mais sair disso.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24
que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43
Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:
De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.
De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.
De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.
Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.
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