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Questão da UERJ sobre função do 1º grau

Questão da UERJ sobre função do 1º grau

Mensagempor kamillanjb » Qua Fev 16, 2011 19:47

(UERJ)

Observe a figura 1 que representa um leitor de áudio na posição de início de leitura.Os suportes
circulares A e B têm 1 cm de raio e uma fita de 90 m está totalmente enrolada em A formando uma
coroa circular de espessura 1,5 cm. A leitura da fita é feita pela peça C a uma velocidade constante.
À medida que a fita passa, nos suportes A e B, formam-se duas coroas circulares com raios maiores x
e y, respectivamente, como sugere a figura abaixo.
A . Esboce o gráfico que mostra o comprimento da fita enrolada em A, em função do tempo de leitura.
B. Calcule y em função de x.

(detalhe...eu n consigo ver os dados nessa questão, para mim esta faltando algo! Me ajudem, por favor!)
Resposta: b)\sqrt[2]{7,5-x²}, 1<=x<=2.5
Anexos
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Re: Questão da UERJ sobre função do 1º grau

Mensagempor gustavoluiss » Dom Fev 27, 2011 01:02

alguém dá uma luz nessa questão ai também
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Re: Questão da UERJ sobre função do 1º grau

Mensagempor Fabricio dalla » Dom Fev 27, 2011 11:42

agradeço se alguem resolve-la tbm muito boa!
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Re: Questão da UERJ sobre função do 1º grau

Mensagempor LuizAquino » Dom Fev 27, 2011 17:25

(A) Considere que a velocidade (constante) de leitura seja c (dada em metros/segundo, por exemplo). Sendo assim, após t segundos nós teremos (90-ct) metros de fita enrolados no suporte A. Isto é, a função que fornece a quantidade de fita enrolada em A após t segundos, será dada por f(t)=90-ct. O gráfico para essa função está ilustrado abaixo.
grafico-tempo-metro.png
grafico-tempo-metro.png (6.01 KiB) Exibido 5946 vezes


(B) A medida que o tempo passa, a coroa circular em A diminui a sua área. Já a coroa circular em B aumenta a sua área. A área que é perdida em A é acrescentada em B. Além disso, quando o suporte A está "cheio" temos que x=2,5, mas quando ele está "vazio" temos que x=1. Sendo assim, para 1 \leq x \leq 2,5 teremos a equação:
2,5^2\pi -  x^2\pi = y^2\pi - 1^2\pi

Desse equação, obtemos que y = \sqrt{7,25 - x^2} .
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Re: Questão da UERJ sobre função do 1º grau

Mensagempor Fabricio dalla » Dom Fev 27, 2011 17:35

obrigado luizaquino,aprendi muito msm com a resoluçao dessa questão
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Re: Questão da UERJ sobre função do 1º grau

Mensagempor Fabricio dalla » Dom Fev 27, 2011 17:54

eu n tenho q incluir o raio de 1cm de y n ? aquele -1.pi q dizer q y ja vem com o raio de 1cm da polia ai subtrai?
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Re: Questão da UERJ sobre função do 1º grau

Mensagempor LuizAquino » Dom Fev 27, 2011 18:43

Fabricio dalla escreveu:eu n tenho q incluir o raio de 1cm de y n ? aquele -1.pi q dizer q y ja vem com o raio de 1cm da polia ai subtrai?

No início, o suporte B está "vazio" e portanto y=1. Com o passar do tempo, vai aparecendo a coroa circular de raio maior y e raio menor 1.
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Re: Questão da UERJ sobre função do 1º grau

Mensagempor kamillanjb » Dom Fev 27, 2011 20:10

Pouxa, muito boa a resolução.
Já estava me levando a crer que não havia resposta ou modo de resolvê-la.
Muito Obrigada mesmo!!
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?