por Deivid » Qui Set 23, 2010 16:25
Olá novamente comunidade AjudaMatematica, preciso da ajuda de vocês.
Tenho a seguinte questão:"Use a fórmula

para calcular a integral

"
Eu não estou conseguindo resolver, nunca resolvi nenhuma com sen².
A outra duvida é na seguinte questão: "Calcular a área da região delimitada por

e

,

e

.Apresente o gráfico da região desenvolvido em um software gráfico."
O Grafico:

Resultados que obtive:

Porem, área até onde sei tem que ser diferente de 0, alguém pode me explicar o que ha de errado?
Obrigado, Deivid Steffens.
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por Neperiano » Qui Set 23, 2010 17:36
Ola
Quanto a questão do sen^2, separe ele faça sen.sen e derive assim, e alem disso voce pode substitui pq 1/sen é cossec, tente fazer ai qualquer coisa eu ajudo
Ate
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por Deivid » Qui Set 23, 2010 18:00
Olá Maligno, obrigado pela resposta.
Só que, eu não quero derivar, eu quero integrar. Ainda assim tentei e cai em

e segundo a tabela que eu tenho a resolução para essa integral se da da seguinte forma:

, porém, se eu aplicar a formula, terão varios valores iguais a 0. Como procedo depois de fazer o que você falou?
A a outra duvida sobre a área igual a 0?
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por Marcampucio » Qui Set 23, 2010 18:47

quanto à questão da área compreendida entre as curvas, a área abaixo do eixo horizontal produz uma integral negativa. Repare que as áreas são iguais. Você pode optar por:

A revelação não acontece ao encontrar o sábio no alto da montanha. A revelação vem com a subida da montanha.
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por Deivid » Qui Set 23, 2010 19:35
Marcumpucio, obrigado pela resposta!
Foi erro meu não ter visto isso na tabela de integrais, eu cismei que era aquela ali que falei no post acima e nem olhei novamente a tabela. Obrigado!
Sobre a área, agora obtive o valor 4.
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por Neperiano » Qui Set 23, 2010 19:44
Ola
Ops queria falar integral xd, mas o marcopuio ja ajudo
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por Deivid » Sáb Set 25, 2010 12:47
Eu estava olhando resultados de outras pessoas e elas obtiveram resultados diferentes do meu na questão sobre a área.
Vou postar aqui a minha conta e a conta da outra pessoa que eu olhei.
Resposta da pessoa:



Agora a minha como passaram por aqui:

Qual é a certa?
Obrigado!
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por Marcampucio » Sáb Set 25, 2010 21:07
A revelação não acontece ao encontrar o sábio no alto da montanha. A revelação vem com a subida da montanha.
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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