• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Trigonometria

Trigonometria

Mensagempor nan_henrique » Dom Jun 27, 2010 00:11

Determinar o número de soluções da equação:
sen x= 2-2x+x²
Tentei fazer substituindo sen x por este intervalo:
-1\leq sen x \leq1
Ai fica: -1\leq x²-2x+2 \leq 1
Não consigo sair dai.A reposta é uma solução
nan_henrique
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 10
Registrado em: Qui Jun 24, 2010 18:33
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando

Re: Trigonometria

Mensagempor Molina » Dom Jun 27, 2010 20:10

Boa noite.

A solução seria vazia?

Fiz o gráfico das funções e não tem nenhum ponto em comum:

grafico.JPG


*-)
Diego Molina | CV | FB | .COM
Equipe AjudaMatemática.com


"Existem 10 tipos de pessoas: as que conhecem o sistema binário e as que não conhecem."
Avatar do usuário
Molina
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 1551
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 14:10
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemática - UFSC
Andamento: formado

Re: Trigonometria

Mensagempor nan_henrique » Dom Jun 27, 2010 23:10

Boa Noite, molina
Na apostila está isso mesmo, nenhuma solução.
Mas só não entendi como vc fez o grafico da função do segundo grau e achou o vertice e viu que o ponto era incomum.
Muito Obrigado desde já.
nan_henrique
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 10
Registrado em: Qui Jun 24, 2010 18:33
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando

Re: Trigonometria

Mensagempor Molina » Dom Jun 27, 2010 23:37

nan_henrique escreveu:Boa Noite, molina
Na apostila está isso mesmo, nenhuma solução.
Mas só não entendi como vc fez o grafico da função do segundo grau e achou o vertice e viu que o ponto era incomum.
Muito Obrigado desde já.

Boa noite.

Usei um software que você só joga a função e ele já cria o gráfico. Mas você pode pensar o seguinte:

Y_v=X_v=1

Ou seja, o gráfico da parábola passa no ponto (1,1). Mas o gráfico do sen (x) não passa por esse ponto, já que quando y=1, x vale \frac{\pi}{2}.

Caso não tenha ficado claro, informe!


Bom estudo!:y:
Diego Molina | CV | FB | .COM
Equipe AjudaMatemática.com


"Existem 10 tipos de pessoas: as que conhecem o sistema binário e as que não conhecem."
Avatar do usuário
Molina
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 1551
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 14:10
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemática - UFSC
Andamento: formado

Re: Trigonometria

Mensagempor nan_henrique » Dom Jun 27, 2010 23:53

Desculpa, mas ainda nao consegui entender.
O vertice da parabola é (1,1), e o sen sen \pi/2= 1 entao não seria uma?
Obrigado
nan_henrique
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 10
Registrado em: Qui Jun 24, 2010 18:33
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando

Re: Trigonometria

Mensagempor Molina » Dom Jun 27, 2010 23:59

nan_henrique escreveu:Desculpa, mas ainda nao consegui entender.
O vertice da parabola é (1,1), e o sen sen \pi/2= 1 entao não seria uma?
Obrigado

Não. Os pontos não são os mesmos.

O ponto (1,1) da parábola significa que quando x é 1, y é 1.

O ponto \left( \frac{\pi}{2},1\right) do seno significa que quando x é \frac{\pi}{2}, y é 1.


Caso isso fosse verdade, você estaria assumindo que \frac{\pi}{2}=1


Caso não tenha ficado claro ainda pode perguntar. Abr! =)
Diego Molina | CV | FB | .COM
Equipe AjudaMatemática.com


"Existem 10 tipos de pessoas: as que conhecem o sistema binário e as que não conhecem."
Avatar do usuário
Molina
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 1551
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 14:10
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemática - UFSC
Andamento: formado

Re: Trigonometria

Mensagempor nan_henrique » Seg Jun 28, 2010 00:12

Entendi. Parabéns. :-D
Obrigado :)
nan_henrique
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 10
Registrado em: Qui Jun 24, 2010 18:33
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando

Re: Trigonometria

Mensagempor Douglasm » Seg Jun 28, 2010 16:19

EDIT: Devido a um erro na resolução, ela foi refeita

Acho que seria interessante acrescentar a resolução sem utilizar o computador (já que esse tipo de questão deve cair em provas), então lá vai:

Primeiramente observamos que:

x^2 - 2x + 2 = 0 \; \therefore

x = 1+i \;;\; x = 1-i

Como ela só possui raízes complexas, não toca o eixo x. Podemos também observar que o vértice dessa parábola é o ponto (1,2). Evidentemente, esse ponto não intercepta o gráfico de sen x em ponto algum, haja vista que o valor máximo que sen x pode assumir é 1.

Desculpe pelo erro, agora está corrigido!
Editado pela última vez por Douglasm em Seg Jun 28, 2010 17:31, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Douglasm
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 270
Registrado em: Seg Fev 15, 2010 10:02
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado

Re: Trigonometria

Mensagempor nan_henrique » Seg Jun 28, 2010 16:23

Douglasm,
Não entendi como vc resolveu essas inequações.
nan_henrique
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 10
Registrado em: Qui Jun 24, 2010 18:33
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando

Re: Trigonometria

Mensagempor Douglasm » Seg Jun 28, 2010 17:32

nan_henrique escreveu:Douglasm,
Não entendi como vc resolveu essas inequações.


Desculpe Henrique, elas eram desnecessárias.
Avatar do usuário
Douglasm
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 270
Registrado em: Seg Fev 15, 2010 10:02
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado

Re: Trigonometria

Mensagempor nan_henrique » Seg Jun 28, 2010 17:46

Douglasm escreveu:
nan_henrique escreveu:Douglasm,
Não entendi como vc resolveu essas inequações.


Desculpe Henrique, elas eram desnecessárias.


o VERTICE da parabola não é (1,1) ?
nan_henrique
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 10
Registrado em: Qui Jun 24, 2010 18:33
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando

Re: Trigonometria

Mensagempor Douglasm » Seg Jun 28, 2010 18:09

P%$# que pariu. Hoje eu estou errando tudo! =P

É (1,1). Fica sendo o que o Molina disse, só que feito "a mão".
Avatar do usuário
Douglasm
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 270
Registrado em: Seg Fev 15, 2010 10:02
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado

Re: Trigonometria

Mensagempor gtrbarata » Ter Jul 06, 2010 19:49

Olá, meu professor deixou um exercicio para a sala tentar resolver, mais estamos com dificuldades, gostaria de uma explicação.

o enunciado é o seguinte :

Dado sec x = 9/4, sendo x<= 3pi/2 <= 2pi, determine as demais funções.
( dado secante x 9 sobre 4 x menor ou igual a 3pi sobre 2 que é menor ou igual a 2pi, determine as demais funcoes.)

_______________________________________________________________________________________________________

desculpa, errei o lugar.
gtrbarata
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 2
Registrado em: Ter Jul 06, 2010 19:36
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: matematica
Andamento: cursando


Voltar para Trigonometria

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?