por nan_henrique » Dom Jun 27, 2010 00:11
Determinar o número de soluções da equação:
sen x= 2-2x+x²
Tentei fazer substituindo sen x por este intervalo:

Ai fica:

Não consigo sair dai.A reposta é uma solução
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por Molina » Dom Jun 27, 2010 20:10
Boa noite.
A solução seria vazia?
Fiz o gráfico das funções e não tem nenhum ponto em comum:

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por nan_henrique » Dom Jun 27, 2010 23:10
Boa Noite, molina
Na apostila está isso mesmo, nenhuma solução.
Mas só não entendi como vc fez o grafico da função do segundo grau e achou o vertice e viu que o ponto era incomum.
Muito Obrigado desde já.
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por Molina » Dom Jun 27, 2010 23:37
nan_henrique escreveu:Boa Noite, molina
Na apostila está isso mesmo, nenhuma solução.
Mas só não entendi como vc fez o grafico da função do segundo grau e achou o vertice e viu que o ponto era incomum.
Muito Obrigado desde já.
Boa noite.
Usei um software que você só joga a função e ele já cria o gráfico. Mas você pode pensar o seguinte:

Ou seja, o gráfico da parábola passa no ponto

. Mas o gráfico do

não passa por esse ponto, já que quando

, x vale

.
Caso não tenha ficado claro, informe!
Bom estudo!:y:
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por nan_henrique » Dom Jun 27, 2010 23:53
Desculpa, mas ainda nao consegui entender.
O vertice da parabola é (1,1), e o sen

entao não seria uma?
Obrigado
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por Molina » Dom Jun 27, 2010 23:59
nan_henrique escreveu:Desculpa, mas ainda nao consegui entender.
O vertice da parabola é (1,1), e o sen

entao não seria uma?
Obrigado
Não. Os pontos não são os mesmos.
O ponto

da parábola significa que quando x é 1, y é 1.
O ponto

do seno significa que quando x é

, y é 1.
Caso isso fosse verdade, você estaria assumindo que

Caso não tenha ficado claro ainda pode perguntar. Abr! =)
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por nan_henrique » Seg Jun 28, 2010 00:12
Entendi. Parabéns.
Obrigado

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por Douglasm » Seg Jun 28, 2010 16:19
EDIT: Devido a um erro na resolução, ela foi refeita
Acho que seria interessante acrescentar a resolução sem utilizar o computador (já que esse tipo de questão deve cair em provas), então lá vai:
Primeiramente observamos que:


Como ela só possui raízes complexas, não toca o eixo x. Podemos também observar que o vértice dessa parábola é o ponto (1,2). Evidentemente, esse ponto não intercepta o gráfico de sen x em ponto algum, haja vista que o valor máximo que sen x pode assumir é 1.
Desculpe pelo erro, agora está corrigido!
Editado pela última vez por
Douglasm em Seg Jun 28, 2010 17:31, em um total de 1 vez.
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por nan_henrique » Seg Jun 28, 2010 16:23
Douglasm,
Não entendi como vc resolveu essas inequações.
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por Douglasm » Seg Jun 28, 2010 17:32
nan_henrique escreveu:Douglasm,
Não entendi como vc resolveu essas inequações.
Desculpe Henrique, elas eram desnecessárias.
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por nan_henrique » Seg Jun 28, 2010 17:46
Douglasm escreveu:nan_henrique escreveu:Douglasm,
Não entendi como vc resolveu essas inequações.
Desculpe Henrique, elas eram desnecessárias.
o VERTICE da parabola não é (1,1) ?
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por Douglasm » Seg Jun 28, 2010 18:09
P%$# que pariu. Hoje eu estou errando tudo! =P
É (1,1). Fica sendo o que o Molina disse, só que feito "a mão".
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por gtrbarata » Ter Jul 06, 2010 19:49
Olá, meu professor deixou um exercicio para a sala tentar resolver, mais estamos com dificuldades, gostaria de uma explicação.
o enunciado é o seguinte :
Dado sec x = 9/4, sendo x<= 3pi/2 <= 2pi, determine as demais funções.
( dado secante x 9 sobre 4 x menor ou igual a 3pi sobre 2 que é menor ou igual a 2pi, determine as demais funcoes.)
_______________________________________________________________________________________________________
desculpa, errei o lugar.
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Autor:
Emilia - Sex Dez 03, 2010 13:24
Preciso de ajuda no seguinte problema:
O governo de um Estado Brasileiro mudou a contribuição previdenciária de seus contribuintes. era de 6% sobre qualquer salário; passou para 11% sobre o que excede R$1.200,00 nos salários. Por exemplo, sobre uma salário de R$1.700,00, a contribuição anterior era: 0,06x R$1.700,00 = R$102,00; e a atual é: 0,11x(R$1.700,00 - R$1.200,00) = R$55,00.
i. Determine as funções que fornecem o valor das contribuições em função do valor x do salário antes e depois da mudança na forma de cobrança.
ii. Esboce seus gráficos.
iii. Determine os valores de salários para os quais:
- a contribuição diminuiu;
- a contribuição permaneceu a mesma;
- a contribuição aumentou.
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