por matheus soder » Dom Nov 30, 2014 20:58
Preciso descobrir :
a) A + B
b) A : B
Se puderem necessito para amanhã de manhã
- Anexos
-

- qeusta 9.jpg (6.71 KiB) Exibido 1672 vezes
-
matheus soder
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 6
- Registrado em: Dom Nov 30, 2014 17:12
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
por nakagumahissao » Seg Dez 01, 2014 01:32
Como estão escritos nas regras do fórum, o que já tentou fazer para resolver o problema e em que ponto parou? Poderia postar o que já tentou fazer por favor?
Eu faço a diferença. E você?
Do Poema: Quanto os professores "fazem"?
De Taylor Mali
-
nakagumahissao
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 386
- Registrado em: Qua Abr 04, 2012 14:07
- Localização: Brazil
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Lic. Matemática
- Andamento: cursando
-
por matheus soder » Seg Dez 01, 2014 08:49
Eu tentei inverter um dos logaritimos para poder cortar, mas não sei se está correto, assim como o outro, para depois somar seus resultados
-
matheus soder
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 6
- Registrado em: Dom Nov 30, 2014 17:12
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
por nakagumahissao » Ter Dez 02, 2014 20:01
Matheus,
Vamos começar resolvendo da seguinte maneira: da forma como estão A e B, ficaria difícil de resolver o problema, assim, vamos usar algumas propriedades para resolver o problema. Primeiramente vamos tratar do A.

Podemos reescrever A usando a troca de base as propriedades da potenciação, ou seja, ficaria da seguinte forma:


Agora, mudaremos os logaritmos acima de forma que as bases sejam iguais para os dois. Assim, teremos:


Agora vamos simplificar B:

Vamos alterar a base do logaritmo para 5 para facilitar os cálculos:

Como A = B = 1, agora podemos resolver o problema inicial:
a) A + B = 1 + 2 = 3
b) A : B = 1/2
Que são as respostas procuradas.
Eu faço a diferença. E você?
Do Poema: Quanto os professores "fazem"?
De Taylor Mali
-
nakagumahissao
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 386
- Registrado em: Qua Abr 04, 2012 14:07
- Localização: Brazil
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Lic. Matemática
- Andamento: cursando
-
Voltar para Logaritmos
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- Ajuda com questões de logaritmos?
por narutocrak » Dom Out 06, 2013 22:55
- 0 Respostas
- 1254 Exibições
- Última mensagem por narutocrak

Dom Out 06, 2013 22:55
Logaritmos
-
- [Logaritmos] Dúvida em um exercicio envolvendo logaritmos.
por LuizGustavo » Sex Jun 01, 2012 22:48
- 2 Respostas
- 4880 Exibições
- Última mensagem por jefferson0209

Ter Set 22, 2015 18:38
Logaritmos
-
- [Questão POSCOMP 2011] Ajuda para interpretar questão
por hlustosa » Dom Jul 29, 2012 14:54
- 3 Respostas
- 12780 Exibições
- Última mensagem por hlustosa

Seg Jul 30, 2012 01:13
Funções
-
- [Logaritmos] equação com logaritmos
por natanaelvoss » Sex Dez 07, 2012 20:25
- 2 Respostas
- 6518 Exibições
- Última mensagem por jefferson0209

Ter Set 22, 2015 18:40
Logaritmos
-
- AJUDA NA QUESTÃO
por GABRIELA » Ter Set 08, 2009 16:00
- 1 Respostas
- 1378 Exibições
- Última mensagem por Molina

Ter Set 08, 2009 18:58
Matrizes e Determinantes
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.