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[Cálculo I] Exercício - Máximos e Mínimos

[Cálculo I] Exercício - Máximos e Mínimos

Mensagempor Pessoa Estranha » Dom Nov 16, 2014 11:43

Olá, pessoal!

Preciso de ajuda no seguinte exercício:

"Uma pedra é lançada verticalmente para cima. Sua altura h (metros) em relação ao solo, é dada por h = {t}^{3} - 3{t}^{2} - 9t + 1, onde t indica o número de segundos decorridos após o lançamento. Em que instante a pedra atingirá sua altura máxima?"

Bom, como queremos encontrar o instante no qual a pedra atinge altura máxima, queremos, então, encontrar o ponto de máximo global. Daí, derivei a função f(t) = h. Fazendo um estudo do sinal, vem que t = -1 é o instante procurado. Contudo, isto não faz sentido. O instante é negativo. Daí, observando o gráfico da f, [url]http://www.wolframalpha.com/input/?i=f%28t%29+%3D+%28%28t%29^%283%29%29+-+%28%283%29%28%28t%29^%282%29%29%29+-+9t+%2B1[/url], vem que a função explode. O instante t = -1 realmente é ponto de máximo, mas, local. Agora, eu não entendi. O que estou fazendo de errado?

Por favor, preciso de ajuda!!
Muito Obrigada!
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Re: [Cálculo I] Exercício - Máximos e Mínimos

Mensagempor nakagumahissao » Seg Nov 17, 2014 10:41

Pessoa Estranha,


Esta questão é bem simples. Derivando

h = t^3 - 3t^2 - 9t + 1

teremos a equação da velocidade do objeto. Assim, teremos:

\frac{dh}{dt} = v = 3t^2 - 6t - 9

Este objeto terá atingido sua altura máxima quando a velocidade do objeto for zero, pois o objeto irá subir até perder toda a sua velocidade (atingindo o ponto máximo possível) e então começará a descer. Assim, tomando v = 0, teremos:

v = 3t^2 - 6t - 9 = 0

\Delta = b^2 - 4ac = 36 - 4(3)(-9) = 144

Resolvendo a função quadrática, teremos:

t =\frac{ -b \pm \sqrt[]{\Delta}}{2a} = \frac{-(-6) \pm \sqrt[]{144}}{2(3)} = \frac{6\pm 12}{6}

Finalmente,

{t}_{1} = \frac{6 + 12}{6} = 3

e

{t}_{2} = \frac{6 - 12}{6} = -1

Considerando que valores negativos não nos interessa como resposta, concluimos que o tempo para que o objeto atinja sua altura máxima, será de 3 segundos, que é a resposta procurada.
Eu faço a diferença. E você?

Do Poema: Quanto os professores "fazem"?
De Taylor Mali
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Re: [Cálculo I] Exercício - Máximos e Mínimos

Mensagempor Pessoa Estranha » Seg Nov 17, 2014 18:45

Olá! Muito obrigada pela resposta!

Ainda tenho uma dúvida. Cheguei exatamente neste resultado, ou melhor, nos valores -1 e 3, mas eu também fiz um estudo do sinal, que indica 3 como ponto de mínimo local e -1, ponto de máximo local. Por isso, achei que 3 não poderia ser o ponto procurado. Por favor, eu não entendo. Pode explicar?

Muito obrigada mesmo! :y:
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Re: [Cálculo I] Exercício - Máximos e Mínimos

Mensagempor felipederaldino » Qui Nov 27, 2014 11:28

realmente se derivarmos e igualarmos a zero, acharemos esses dois valores (-1 ,3 ). depois fazendo a segunda derivada para ver qual o ponto de maximo e o ponto de minimo da função vemos que a resposta que acharia o ponto de maximo é (-1)...mas como a função é em relacão ao tempo, nao teria como ser um tempo (negativo)..realmente nao faz sentido
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Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46

Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25

POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?

P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50

P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25


P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833


4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3

SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37

utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24

Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.

Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45

Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23

Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18

Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40

Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias

44242:7 = 6320 + resto 2

è assim, nâo sei mais sair disso.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24

que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43

Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:


De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.

De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.

De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.

Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.