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A classificação destes desafios em fáceis, médios e difíceis, é apenas ilustrativa.
Eventualmente, o que pode ser difícil para a maioria, pode ser fácil para você e vice-versa.
por stalone » Seg Dez 21, 2009 23:29
Este problema consiste em que dado um conjunto de tamanho impar contendo os números { 1 , 2, 3, 4 , .... , 2n+1} , obtemos um conjunto { N1, N2 ,N3 , .....,N 2n+1}
com os mesmos elementos só que não necessáriamente na mesma ordem do primeiro conjunto como { 7 , 2 , 6 , 3 , 1 , 5, 4} , do conjunto { 1 , 2, 3 , 4 , 5 , 6 , 7}
Prove que a expressão :
(1 - N1).(2- N2) . (3 - N3) ...... . (2n+1 - N 2n+1)
resulta sempre em um número par , seja qual for a ordem dos elementos do conjunto { N1, N2 ,N3 , .....,N 2n+1}
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por stalone » Ter Dez 22, 2009 11:46
Como exemplo ilustrativo , vamos pegar o seguinte teste:
de { 1 ,2 ,3 ,4,5} tenho como conjunto escolhido o { 3, 4 , 1 ,5 ,2}
logo a expressao fica :
( 1 - 3 ) . ( 2 - 4) . (3 - 1).(4 - 5).(5 -2) = (-2) .(-2).(2).(-1).(3) = - 24
que é par , logo prova que não importa o tamanho do conjunto base e nem a sequencia ,
sempre teremos um número par como resultado.

.
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por al-mahed » Sáb Dez 11, 2010 23:19
É simples, existem M elementos pares em cada conjunto, e M+1 elementos ímpares, a única forma de a diferença ser ímpar é par menos ímpar (ou ímpar menos par). Se a paridade dos números subtraídos em uma das diferenças que seja for par, todo o produto será par, assim obviamente que temos que alinhar os pares com os ímpares, porém existe um número ímpar a mais em cada conjunto, logo sobrarão dois ímpares após o alinhamento, e essa diferença será um par que entrará no produto. Logo o produto será sempre par.
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por PedroSantos » Dom Dez 12, 2010 05:08
Se bem compreendi, dado um conjunto sequêncialmente ordenado de números naturais de tamanho impar, constroi-se outro conjunto constituido pelos mesmos elementos mas com uma ordenação aleatória.Assim se C={1,2,3,4,5}, pode-se construir S={5,2,4,3,1}. Agora subtrai-se a cada termo de ordem n de C um termo de S da mesma ordem n.
Teremos:
(1-5).(2-2).(3-4).(4-3).(5-1) = (-4).0.(-1).1.4 = 0
A não ser que me tenha escapado alguma coisa, parece que existe uma exepção.
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por MarceloFantini » Dom Dez 12, 2010 14:03
0 é par.
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por stalone » Seg Dez 13, 2010 13:07
Está corretíssimo al-mahed , parabéns.

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Sequências
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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