por Thais Camerino » Sex Mai 09, 2014 12:30
Oi gente, queria saber como devo fazer/pensar quando este tipo de pergunta aparece, se alguém tiver a paciência de explicar, ficaria muito grata !
Que d seja a razão da progressão aritmética { an } ( n = 1, 2, 3, .... ) que satisfaça estas duas condições :


Logo,
(1) Ou
![d = \left[A \right] d = \left[A \right]](/latexrender/pictures/32c7b6a8182d5c0ec2d17f011b4fc65d.png)
ou
![d = \left[B \right] d = \left[B \right]](/latexrender/pictures/18bfb486af2b4e641a79f1acb73428bc.png)
, onde
![\left[A \right] > \left[B \right] \left[A \right] > \left[B \right]](/latexrender/pictures/3bc2b7d794dfd977166403cf2d7b8ed8.png)
.
(2) Se
![d= \left[A \right] d= \left[A \right]](/latexrender/pictures/49b29f9803b8bfe9174fede96c5df58c.png)
, então
![{a}_{1} = \left[C \right], {a}_{n} = \left[D \right]n - \left[E \right] {a}_{1} = \left[C \right], {a}_{n} = \left[D \right]n - \left[E \right]](/latexrender/pictures/97a061df86c89305b9bb4f79a206b9d9.png)
, e a somatória dos primeiros n termos é 195_ quando
![n = \left[F \right] n = \left[F \right]](/latexrender/pictures/116a4497bc47db7b09d68ac53c53f75a.png)
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por e8group » Sex Mai 09, 2014 14:50
Construa a sequência ,

.
Onde

são numeros reais que satisfaça as condições dadas . Dá primeira eq. segue
![a_5 a_7 - a_4a_9 = 60 \iff [a + 4d][a+6d] - [a+2d][a+8d] = 60 a_5 a_7 - a_4a_9 = 60 \iff [a + 4d][a+6d] - [a+2d][a+8d] = 60](/latexrender/pictures/f41c6cd718ba2b576ce56d77b7d5ce22.png)
e dá ultima ,

. Basta subtituir este resultado na relação enterior e determinar o

que assegura as condições .
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por Thais Camerino » Sáb Mai 10, 2014 01:39
santhiago escreveu:Construa a sequência ,

.
Onde

são numeros reais que satisfaça as condições dadas . Dá primeira eq. segue
![a_5 a_7 - a_4a_9 = 60 \iff [a + 4d][a+6d] - [a+2d][a+8d] = 60 a_5 a_7 - a_4a_9 = 60 \iff [a + 4d][a+6d] - [a+2d][a+8d] = 60](/latexrender/pictures/f41c6cd718ba2b576ce56d77b7d5ce22.png)
e dá ultima ,

. Basta subtituir este resultado na relação enterior e determinar o

que assegura as condições .
eu tinha montado essa equação mas ao desenvolve-la, não deu o resultado correto :s Na seguinte :

Como o 10 desapareceu?
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por e8group » Sáb Mai 10, 2014 10:38
Erro de digitação . Consegue avançar ?
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por Thais Camerino » Sáb Mai 10, 2014 13:21
Acho que deu erro na sua mensagem Santhiago
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por e8group » Sáb Mai 10, 2014 20:02
Sim , como já mencionei erro de digitação .
corrigindo :

e

. Disso temos que

. Das duas uma , substitua

ou o próprio

. Como prossegue ,
![a + 6d = a + 10d - 4d = [a +10d] -4d = 25 -4d a + 6d = a + 10d - 4d = [a +10d] -4d = 25 -4d](/latexrender/pictures/b1176854d67c41b9e32705500ca2105b.png)
e assim por diante . Depois cabe a analisar a(s) solução(oes) de para d que satisfaz os dados .
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por Thais Camerino » Ter Mai 13, 2014 13:52
Supostamente ficaria assim a equação :

.... ?
Quando fiz não deu o resultado correto.. Na solução aparece o seguinte:
d = 4 ou d =

a = - 15
an =

- 19
n = 15
Desculpa eu sei que é chato explicar algo pra alguém e ela não perceber.. mas não estou chegando la :s
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por e8group » Ter Mai 13, 2014 14:32
Quase !
Vamos lá :

n=1,2,3... .

(i) . Agora , do enunciado

,i.e,
![[a + 4d][a +6d] - [a + 3d][a +8d] = 60 [a + 4d][a +6d] - [a + 3d][a +8d] = 60](/latexrender/pictures/dfea7b14d07935fae139bde43737c8ae.png)
(Aqui substituirmos cada termo

pelo seu correspondente

( n = 5,7,4,9 ) (ii)
Substituindo (i) em (ii) , ficamos com
![[25-6d][25-4d] - [25 -7d][25 -2d] = 60 [25-6d][25-4d] - [25 -7d][25 -2d] = 60](/latexrender/pictures/9821875aca370fb0b4d25d4c1809dce7.png)
(A sua eq. está correta )
Aplicando a distributiva e simplificando obtemos a equação

que nos dá graças a fórmula resolvente

como solução da equação .
Para cada valor de

acima (que satisfaz

) é possível encontrar um

correspondente que satisfaz

, e assim ambas condições serão estabelecidas . Temos então duas possíveis sequências (P.A) que satisfaz as condições do enunciado .
Não encontrasse estes valores ?
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por Thais Camerino » Ter Mai 13, 2014 18:51
Aaah! Finalmente consegui!! Muito obrigada!!! Obrigada pela paciência !!

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silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46
Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25
POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?
P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50
P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25
P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833
4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3
SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37
utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24
Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.
Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45
Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23
Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18
Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40
Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias
44242:7 = 6320 + resto 2
è assim, nâo sei mais sair disso.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24
que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43
Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:
De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.
De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.
De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.
Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.
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