por Thais Camerino » Sex Mai 09, 2014 12:30
Oi gente, queria saber como devo fazer/pensar quando este tipo de pergunta aparece, se alguém tiver a paciência de explicar, ficaria muito grata !
Que d seja a razão da progressão aritmética { an } ( n = 1, 2, 3, .... ) que satisfaça estas duas condições :


Logo,
(1) Ou
![d = \left[A \right] d = \left[A \right]](/latexrender/pictures/32c7b6a8182d5c0ec2d17f011b4fc65d.png)
ou
![d = \left[B \right] d = \left[B \right]](/latexrender/pictures/18bfb486af2b4e641a79f1acb73428bc.png)
, onde
![\left[A \right] > \left[B \right] \left[A \right] > \left[B \right]](/latexrender/pictures/3bc2b7d794dfd977166403cf2d7b8ed8.png)
.
(2) Se
![d= \left[A \right] d= \left[A \right]](/latexrender/pictures/49b29f9803b8bfe9174fede96c5df58c.png)
, então
![{a}_{1} = \left[C \right], {a}_{n} = \left[D \right]n - \left[E \right] {a}_{1} = \left[C \right], {a}_{n} = \left[D \right]n - \left[E \right]](/latexrender/pictures/97a061df86c89305b9bb4f79a206b9d9.png)
, e a somatória dos primeiros n termos é 195_ quando
![n = \left[F \right] n = \left[F \right]](/latexrender/pictures/116a4497bc47db7b09d68ac53c53f75a.png)
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por e8group » Sex Mai 09, 2014 14:50
Construa a sequência ,

.
Onde

são numeros reais que satisfaça as condições dadas . Dá primeira eq. segue
![a_5 a_7 - a_4a_9 = 60 \iff [a + 4d][a+6d] - [a+2d][a+8d] = 60 a_5 a_7 - a_4a_9 = 60 \iff [a + 4d][a+6d] - [a+2d][a+8d] = 60](/latexrender/pictures/f41c6cd718ba2b576ce56d77b7d5ce22.png)
e dá ultima ,

. Basta subtituir este resultado na relação enterior e determinar o

que assegura as condições .
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por Thais Camerino » Sáb Mai 10, 2014 01:39
santhiago escreveu:Construa a sequência ,

.
Onde

são numeros reais que satisfaça as condições dadas . Dá primeira eq. segue
![a_5 a_7 - a_4a_9 = 60 \iff [a + 4d][a+6d] - [a+2d][a+8d] = 60 a_5 a_7 - a_4a_9 = 60 \iff [a + 4d][a+6d] - [a+2d][a+8d] = 60](/latexrender/pictures/f41c6cd718ba2b576ce56d77b7d5ce22.png)
e dá ultima ,

. Basta subtituir este resultado na relação enterior e determinar o

que assegura as condições .
eu tinha montado essa equação mas ao desenvolve-la, não deu o resultado correto :s Na seguinte :

Como o 10 desapareceu?
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por e8group » Sáb Mai 10, 2014 10:38
Erro de digitação . Consegue avançar ?
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por Thais Camerino » Sáb Mai 10, 2014 13:21
Acho que deu erro na sua mensagem Santhiago
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por e8group » Sáb Mai 10, 2014 20:02
Sim , como já mencionei erro de digitação .
corrigindo :

e

. Disso temos que

. Das duas uma , substitua

ou o próprio

. Como prossegue ,
![a + 6d = a + 10d - 4d = [a +10d] -4d = 25 -4d a + 6d = a + 10d - 4d = [a +10d] -4d = 25 -4d](/latexrender/pictures/b1176854d67c41b9e32705500ca2105b.png)
e assim por diante . Depois cabe a analisar a(s) solução(oes) de para d que satisfaz os dados .
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por Thais Camerino » Ter Mai 13, 2014 13:52
Supostamente ficaria assim a equação :

.... ?
Quando fiz não deu o resultado correto.. Na solução aparece o seguinte:
d = 4 ou d =

a = - 15
an =

- 19
n = 15
Desculpa eu sei que é chato explicar algo pra alguém e ela não perceber.. mas não estou chegando la :s
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por e8group » Ter Mai 13, 2014 14:32
Quase !
Vamos lá :

n=1,2,3... .

(i) . Agora , do enunciado

,i.e,
![[a + 4d][a +6d] - [a + 3d][a +8d] = 60 [a + 4d][a +6d] - [a + 3d][a +8d] = 60](/latexrender/pictures/dfea7b14d07935fae139bde43737c8ae.png)
(Aqui substituirmos cada termo

pelo seu correspondente

( n = 5,7,4,9 ) (ii)
Substituindo (i) em (ii) , ficamos com
![[25-6d][25-4d] - [25 -7d][25 -2d] = 60 [25-6d][25-4d] - [25 -7d][25 -2d] = 60](/latexrender/pictures/9821875aca370fb0b4d25d4c1809dce7.png)
(A sua eq. está correta )
Aplicando a distributiva e simplificando obtemos a equação

que nos dá graças a fórmula resolvente

como solução da equação .
Para cada valor de

acima (que satisfaz

) é possível encontrar um

correspondente que satisfaz

, e assim ambas condições serão estabelecidas . Temos então duas possíveis sequências (P.A) que satisfaz as condições do enunciado .
Não encontrasse estes valores ?
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por Thais Camerino » Ter Mai 13, 2014 18:51
Aaah! Finalmente consegui!! Muito obrigada!!! Obrigada pela paciência !!

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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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