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[Gradiente - Cálculo 3] Dúvida exercício

[Gradiente - Cálculo 3] Dúvida exercício

Mensagempor ferfer » Seg Ago 05, 2013 15:54

Boa tarde galera,
Então, minha dúvida é sobre gradiente do exercício em negrito abaixo:

Considere a função f = x cos(y) + y cos(z) + z cos(x). Calcule ?²f , onde ?² = ? . (?f)

Então, cálculo o gradiente (dF1/dx, dF2/dy, dF3/dz) e depois?
Valeu, obrigado
ferfer
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Re: [Gradiente - Cálculo 3] Dúvida exercício

Mensagempor Russman » Seg Ago 05, 2013 16:33

O operador Laplaciano é indicado por \bigtriangledown ^2 e ele calcula a divergência de um campo gradiente! Isto é,

\bigtriangledown ^2 =  \bigtriangledown \cdot  \bigtriangledown = \frac{\mathrm{d^2} }{\mathrm{d} x^2} + \frac{\mathrm{d^2} }{\mathrm{d} y^2} + \frac{\mathrm{d^2} }{\mathrm{d} z^2}

pois definimos o operador nabla como

\bigtriangledown  =\frac{\mathrm{d} }{\mathrm{d} x}\widehat{i}+ \frac{\mathrm{d} }{\mathrm{d} y}\widehat{j}+ \frac{\mathrm{d} }{\mathrm{d} z}\widehat{k} .

Portando, basta você derivar o campo escalar f duas vezes para x, y e z que você terá calculado o Laplaciano.

Exemplo: f=x^3 + y^2 + z

\bigtriangledown ^2f= \left (\frac{\mathrm{d^2} }{\mathrm{d} x^2} + \frac{\mathrm{d^2} }{\mathrm{d} y^2} + \frac{\mathrm{d^2} }{\mathrm{d} z^2}  \right )f =\left ( \frac{\mathrm{d^2} }{\mathrm{d} x^2} + \frac{\mathrm{d^2}}{\mathrm{d} y^2} + \frac{\mathrm{d^2} }{\mathrm{d} z^2}  \right )\left ( x^3 + y^2 + z \right ) = 6x +2
Editado pela última vez por Russman em Seg Ago 05, 2013 16:39, em um total de 1 vez.
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Re: [Gradiente - Cálculo 3] Dúvida exercício

Mensagempor ferfer » Seg Ago 05, 2013 16:39

Desculpa, mas não entendi, estou começando a ver cálculo 3!
Poderia dar um exemplo com resolução? Pode criar uma outra função, a fim que eu não quero a resposta, desejo realizar o exemplo que postei.
Obrigado
ferfer
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Re: [Gradiente - Cálculo 3] Dúvida exercício

Mensagempor temujin » Seg Ago 05, 2013 20:54

Foi exatamente isto que o Russman fez.

tome por exemplo a função:

f = x^3+y^2+z

O gradiente de f é o vetor que contém as derivadas parciais de f:

\frac{\partial f}{\partial x} = 3x^2
\frac{\partial f}{\partial y} = 2y
\frac{\partial f}{\partial z} = 1

Logo, o gradiente de f é dado por:

\nabla = (3x^2 ; 2y ; z)

Como ele mostrou, para obter o laplaciano, \nabla^2, basta derivar novamente:

\frac{\partial^2 f}{\partial x^2} = 6x
\frac{\partial^2 f}{\partial y}^2 = 2
\frac{\partial^2 f}{\partial z^2} = 0

Logo, \nabla^2 = 6x+2+0 = 6x+2

Faça o mesmo com a sua função. Basta somar as segundas derivadas parciais.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?