por jamiel » Sáb Abr 23, 2011 13:28
Sabe-se que a parábola que representa a função y = -x²+bx+c passa pelo ponto (3;5) e que seu vértice é (m;5/4). Calcule b,c e m.
-b/2•(-1) = m (1)
-?/4•(-1) = 5/4 ---- 5/4•-4 = -20/4 = -5² = ?25 = 5 --->
-[b² -4•(-1)•c] / 4•(-1) = 5/4
b² -4c("?25 =5") = 5 (2)
-(3)² + 3b + c = -5
-9 + 3b + c = -5
3b + c = 4 (3)
Sistema ---->
b² + 4c = 5
3b + c = 4
Aqui é q eu não consegui ir adiante. Se eu considerar o "c=4", obtenho o valor de b²=-11 ---- -11/-2 = "m = 11/2". Porém, não senti precisão, mais, teria q obter mais um "c=-29", o q seria meio contraditório. A coordenadas são (11;-29) e (1;1), no gabarito!
Alguém pode me ajudar nessa? Agrandeço desde já!
-
jamiel
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 131
- Registrado em: Seg Jan 31, 2011 15:48
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
- Área/Curso: Mecânica
- Andamento: cursando
por LuizAquino » Sáb Abr 23, 2011 13:54
jamiel escreveu:Sabe-se que a parábola que representa a função y = -x²+bx+c passa pelo ponto (3; -5) e que seu vértice é (m; 5/4). Calcule b, c e m.
Observação: No texto original do exercício a parábola passa pelo ponto (3; -5) ou (3; 5)? Se ela passa pelo ponto (3; -5) então é necessário resolver o sistema:

Agora, basta resolver a equação

para encontrar b' e b''. Com esses valores você pode calcular c', c'', m' e m''.
-

LuizAquino
- Colaborador Moderador - Professor

-
- Mensagens: 2654
- Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
- Localização: Teófilo Otoni - MG
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
- Andamento: formado
-
por jamiel » Sáb Abr 23, 2011 14:16
Desculpa! (3;-5). Mas eu não estou encontrando lógica nesse sistema, fique intrigado com isso.
-
jamiel
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 131
- Registrado em: Seg Jan 31, 2011 15:48
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
- Área/Curso: Mecânica
- Andamento: cursando
por jamiel » Sáb Abr 23, 2011 14:22
rsrsrsrs
Caramba! Isso é complicado, viu. Quer dizer q pelo simples fato de uma das equações está com "b²" era pra eu ter deduzido a sua resolução integrando-as para formar uma nova equação, só q em "b"?
Atualmente, estou cursando Lic. Química, mas estou entusiasmado com a matemática. Pretendo mudar para matemática ou física.
Thank you!
-
jamiel
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 131
- Registrado em: Seg Jan 31, 2011 15:48
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
- Área/Curso: Mecânica
- Andamento: cursando
por LuizAquino » Sáb Abr 23, 2011 14:29
jamiel escreveu:rsrsrsrs
Caramba! Isso é complicado, viu. Quer dizer q pelo simples fato de uma das equações está com "b²" era pra eu ter deduzido a sua resolução integrando-as para formar uma nova equação, só q em "b"?
Eu apenas usei o método da substituição, no qual isolamos uma incógnita em uma das equações e substituímos na outra equação (neste caso, eu isolei c na primeira equação). Desse modo, geramos uma nova equação com apenas uma incógnita (neste caso, com apenas b). Após ter determinado o valor dessa incógnita (no caso, b), nós usamos qualquer uma das equações originais para determinar o valor da outra incógnita (ou seja, c).
-

LuizAquino
- Colaborador Moderador - Professor

-
- Mensagens: 2654
- Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
- Localização: Teófilo Otoni - MG
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
- Andamento: formado
-
por jamiel » Sáb Abr 23, 2011 14:36
Obrigado mais uma vez. Agora, eu tenho ouvido, não é de hoje, as pessoas falarem em "método". Existe algum material, livro com métodos matemáticos, vc poderia me dar uma dica acerca disso?
-
jamiel
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 131
- Registrado em: Seg Jan 31, 2011 15:48
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
- Área/Curso: Mecânica
- Andamento: cursando
por jamiel » Sáb Abr 23, 2011 15:31
Tentei resolver com o mesmo método, mas não consegui.
Calcule os valores de b e c, sabendo que a parábola que representa a função f(x) = x² + bx + c tem vértice (3/2;-1/4).
-
jamiel
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 131
- Registrado em: Seg Jan 31, 2011 15:48
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
- Área/Curso: Mecânica
- Andamento: cursando
por jamiel » Sáb Abr 23, 2011 16:42
Eu acho q consegui!
x² + bc + c ---- os vértices(3/2;-1/4)
-b/2•1 = 3/2, como o resultado é positivo, tem-se:3/2•2 = 3"-b"-(-3)/2 = 3/2. o valor "b"
(3/2)² + 3/2b + c = -1/4
9/4 - 3/2•(-3) + c = -1/4
9/4 -9/2 + c = -1/4
c = -1/4 -9/4 + 9/2
c = -5/2 + 9/2
c = 2
Os valores de b e c, respectivamente, são -3 e 2. Não consegui resolver com o mesmo método da anterior!
vlw...
-
jamiel
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 131
- Registrado em: Seg Jan 31, 2011 15:48
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
- Área/Curso: Mecânica
- Andamento: cursando
por LuizAquino » Sáb Abr 23, 2011 21:05
jamiel escreveu:Obrigado mais uma vez. Agora, eu tenho ouvido, não é de hoje, as pessoas falarem em "método". Existe algum material, livro com métodos matemáticos, vc poderia me dar uma dica acerca disso?
São três métodos básicos vistos na (antiga) 7ª ou 8ª séries:
- método da substituição;
- método da comparação;
- método da soma.
Com certeza você deve achar muito material sobre isso apenas usando uma ferramenta de pesquisa, como o Google por exemplo.
Calcule os valores de b e c, sabendo que a parábola que representa a função f(x) = x² + bx + c tem vértice (3/2;-1/4).
Note que a partir dos dados do problema você pode obter três equações:
(i)

(ii)

(iii)

Se você decidir usar (i) e (iii), então você teria um sistema que obviamente poderia ser resolvido usando o método da substituição. Entretanto, é mais inteligente nesse caso usar (ii) e (i) ou (ii) e (iii), já que por (ii) já temos o valor de b.
-

LuizAquino
- Colaborador Moderador - Professor

-
- Mensagens: 2654
- Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
- Localização: Teófilo Otoni - MG
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
- Andamento: formado
-
por jamiel » Sáb Abr 23, 2011 22:12
Bastante esclarecedora sua explicação. Obrigado, mesmo, mais uma vez!
-
jamiel
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 131
- Registrado em: Seg Jan 31, 2011 15:48
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
- Área/Curso: Mecânica
- Andamento: cursando
por Maria Tamires » Qui Jul 11, 2013 13:22
Luis eu não consegui entender a sua resolução
por favor, você pode me explica porque no seu último sistema o

não é negativo e como você conceguil cancelar os denominadores sendo que um é positivo e outro negativo!!?
Obrigada

-
Maria Tamires
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 7
- Registrado em: Qui Jul 11, 2013 09:25
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Área/Curso: 3°
- Andamento: cursando
por LuizAquino » Qui Jul 11, 2013 14:15
Maria Tamires escreveu:Luis eu não consegui entender a sua resolução
por favor, você pode me
explica* porque no seu último sistema o

não é negativo e como você
conceguil** cancelar os denominadores sendo que um é positivo e outro negativo!!?
Obrigada
Lembretes* explicar
** conseguiu
Você está se referindo a última equação do primeiro exercício? No caso, a equação

?
Se esta for sua dúvida, note que:

![(-1)\left[\frac{b^2-4(-1)c}{4(-1)}\right] = \frac{5}{4} (-1)\left[\frac{b^2-4(-1)c}{4(-1)}\right] = \frac{5}{4}](/latexrender/pictures/82817b2b3fcd68f668b8dba04046f6d5.png)

Agora tente continuar a partir daí.
ObservaçãoNão há problema algum se "um denominador é positivo e o outro é negativo".
Por exemplo, suponha que você precisa resolver a seguinte equação:

Note que se você multiplicar ambos os membros por -4, você ficará com:


A partir daí, fica fácil obter x = -2.
Uma outra opção seria começar multiplicando o numerador e o denominador da primeira fração por (-1), ficando assim com:



Obviamente obtemos outra vez x = -2.
-

LuizAquino
- Colaborador Moderador - Professor

-
- Mensagens: 2654
- Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
- Localização: Teófilo Otoni - MG
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
- Andamento: formado
-
por Maria Tamires » Qui Jul 11, 2013 14:25
Nossa como sou tapada kkkkk
Obrigada, ajudou muito!

-
Maria Tamires
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 7
- Registrado em: Qui Jul 11, 2013 09:25
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Área/Curso: 3°
- Andamento: cursando
Voltar para Funções
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- Resolução de sistema
por rei01 » Ter Abr 19, 2011 16:58
- 1 Respostas
- 1496 Exibições
- Última mensagem por NMiguel

Ter Abr 19, 2011 17:46
Sistemas de Equações
-
- Resolução de Um sistema Linear
por fttofolo » Qua Set 21, 2011 19:30
- 2 Respostas
- 4387 Exibições
- Última mensagem por fttofolo

Qua Set 21, 2011 21:47
Sistemas de Equações
-
- [Sistema Não-Linear de Equação] Resolução
por mdiego » Qui Jul 05, 2012 00:14
- 0 Respostas
- 4121 Exibições
- Última mensagem por mdiego

Qui Jul 05, 2012 00:14
Sistemas de Equações
-
- [Sistema Linear] Dúvida na Resolução
por oliveiracosmo » Sáb Set 01, 2012 19:03
- 3 Respostas
- 5214 Exibições
- Última mensagem por DanielFerreira

Seg Set 03, 2012 19:31
Sistemas de Equações
-
- [RESOLUÇÃO DO SISTEMA COMO ELE CHEGOU A ESSE VALOR]
por osmarioe » Sex Mai 01, 2015 19:20
- 2 Respostas
- 2619 Exibições
- Última mensagem por osmarioe

Sáb Mai 02, 2015 14:21
Funções
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Fontelles - Dom Jan 17, 2010 14:42
Não sei onde este tópico se encaixaria. Então me desculpem.
Eu não entendi essa passagem, alguém pode me explicar?

O livro explica da seguinte forma.
1°) P(1) é verdadeira, pois

2°) Admitamos que

, seja verdadeira:

(hipótese da indução)
e provemos que

Temos: (Nessa parte)

Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
MarceloFantini - Seg Jan 18, 2010 01:55
Boa noite Fontelles.
Não sei se você está familiarizado com o
Princípio da Indução Finita, portanto vou tentar explicar aqui.
Ele dá uma equação, no caso:
E pergunta: ela vale para todo n? Como proceder: no primeiro passo, vemos se existe pelo menos um caso na qual ela é verdadeira:
Portanto, existe pelo menos um caso para o qual ela é verdadeira. Agora, supomos que

seja verdadeiro, e pretendemos provar que também é verdadeiro para

.
Daí pra frente, ele usou o primeiro membro para chegar em uma conclusão que validava a tese. Lembre-se: nunca saia da tese.
Espero ter ajudado.
Um abraço.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Fontelles - Seg Jan 18, 2010 02:28
Mas, Fantini, ainda fiquei em dúvida na passagem que o autor fez (deixei uma msg entre o parêntese).
Obrigado pela ajuda, mesmo assim.
Abraço!
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Fontelles - Qui Jan 21, 2010 11:32
Galera, ajuda aí!
Por falar nisso, alguém conhece algum bom material sobre o assunto. O livro do Iezzi, Matemática Elementar vol. 1 não está tão bom.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
MarceloFantini - Qui Jan 21, 2010 12:25
Boa tarde Fontelles!
Ainda não estou certo de qual é a sua dúvida, mas tentarei novamente.
O que temos que provar é isso:

, certo? O autor começou do primeiro membro:
Isso é verdadeiro, certo? Ele apenas aplicou a distributiva. Depois, partiu para uma desigualdade:
Que é outra verdade. Agora, com certeza:
Agora, como

é

a

, e este por sua vez é sempre

que

, logo:
Inclusive, nunca é igual, sempre maior.
Espero (dessa vez) ter ajudado.
Um abraço.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Caeros - Dom Out 31, 2010 10:39
Por curiosidade estava estudando indução finita e ao analisar a questão realmente utilizar a desigualdade apresentada foi uma grande sacada para este problema, só queria tirar uma dúvida sobre a sigla (c.q.d), o que significa mesmo?
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
andrefahl - Dom Out 31, 2010 11:37
c.q.d. = como queriamos demonstrar =)
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Abelardo - Qui Mai 05, 2011 17:33
Fontelles, um bom livro para quem ainda está ''pegando'' o assunto é:'' Manual de Indução Matemática - Luís Lopes''. É baratinho e encontras na net com facilidade. Procura também no site da OBM, vais encontrar com facilidade material sobre PIF... em alguns sites que preparam alunos para colégios militares em geral também tem excelentes materiais.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
MarceloFantini - Qui Mai 05, 2011 20:05
Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Vennom - Qui Abr 26, 2012 23:04
MarceloFantini escreveu:Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.
Rpz, faz um ano que o fulano não visita o site, mas ler esse comentário dele enquanto respondia a outro tópico me ajudou. hAUEhUAEhUAEH obrigado, Marcelo. Sua explicação de indução finita me sanou uma dúvida sobre outra coisa.

Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.