por Man Utd » Sex Mai 10, 2013 10:45
Calcule:


eu não entendi a questão,já resolvi vários limites, mas com somente um módulo,alguém pode me dar uma dica?
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por e8group » Sex Mai 10, 2013 11:36
Bom dia .Basta utilizar a definição de módulo ,conhece ela ? Se não ,suponhamos que temos o seguinte módulo :

,onde

é uma função elementar .Por definição de módulo , segue-se que

.
No exercício postado tente analisar o sinal de

e

para

em uma vizinhança do número zero .Se nesta vizinhança ,tem-se

,segue da definição que

.De forma análoga podemos estudar o outro módulo .Tente concluir .
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por Man Utd » Sex Mai 10, 2013 12:00
olá eu não entendi bem qual usar:


eu ñ sei qual usar,ñ teria q fazer o limite pela direita e pela esquerda?
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por e8group » Sex Mai 10, 2013 12:27
Basta observar se o número

é negativo ou positivo para

em
![(-r,r) [tex] com [tex] r > 0 (-r,r) [tex] com [tex] r > 0](/latexrender/pictures/c96defbfb5ad523420d6a6ede8f259ae.png)
suficiente pequeno . Da mesma forma façamos a mesma análise para

.
Claramente

e

.
Assim ,neste contexto :

.
Estou sem tempo agora .A noite posso postar mais dicas se necessário ..
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por Man Utd » Sex Mai 10, 2013 23:46
santhiago obrigado pela paciência,mas eu não compreendo o porquê desse procedimento,já calculei limites com um só módulo,mas é diferente.
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por e8group » Sáb Mai 11, 2013 01:40
Vamos tentar novamente . Tome

.
Observe que por definição de módulo :
e

Considere os 4 casos :
1)
e 
2)
e 
3)
e 
4)
e 
No primeiro caso , tem-se necessariamente

,no segundo ,

; terceiro ,segue

e no último caso , a interseção é vazia .
Assim ,

.
Tudo isto é desnecessário para calcular o limite,entretanto como vc estar com dificuldades com soma de módulos(se é assim que podemos dizer ) .Caso teríamos,

.Por definição de módulo , por exemplo se

para todo

.Poderíamos definir ,

Dica : Estude mais sobre módulos e operações com funções se for necessário .
Comente as dúvidas .
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por Man Utd » Sáb Mai 11, 2013 14:29
Muito obrigado pela paciência Santhiago,agora finalmente conseguir entender.
vou dar uma revisada em módulo.Bom final de semana.

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Assunto:
Unesp - 95 Números Complexos
Autor:
Alucard014 - Dom Ago 01, 2010 18:22
(UNESP - 95) Seja L o Afixo de um Número complexo

em um sistema de coordenadas cartesianas xOy. Determine o número complexo b , de módulo igual a 1 , cujo afixo M pertence ao quarto quadrante e é tal que o ângulo LÔM é reto.
Assunto:
Unesp - 95 Números Complexos
Autor:
MarceloFantini - Qui Ago 05, 2010 17:27
Seja

o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo

. O triângulo é retângulo com catetos

e

, tal que

. Seja

o ângulo complementar. Então

. Como

, o ângulo que o afixo

formará com a horizontal será

, mas negativo pois tem de ser no quarto quadrante. Se

, então

. Como módulo é um:

.
Logo, o afixo é

.
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