• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Questão do ITA

Questão do ITA

Mensagempor sergioh » Dom Abr 28, 2013 22:55

Se S é a área total de um cilindro reto de altura h, e se m é a razão direta entre a área lateral e a soma das áreas das bases, então o valor de h é dado por:

a) h = m.\sqrt\frac{S}{2\pi(m+1)} (Resposta)

b) h = m.\sqrt\frac{S}{4\pi(m+2)}

c) h = m.\sqrt\frac{S}{2\pi(m+2)}

d) h = m.\sqrt\frac{S}{4\pi(m+1)}
sergioh
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 13
Registrado em: Seg Abr 01, 2013 18:06
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado

Re: Questão do ITA

Mensagempor e8group » Seg Abr 29, 2013 12:32

O que vc tentou ?


A área da base A_b corresponde a área da circunferência de raio r > 0 e a área lateral A_l do cilindro equivale a área do retângulo de base 2\pi r e altura h .Com estas informações ,obtemos

i) A_b = \pi r^2  \\ 

ii) A_l = 2\pi r \cdot h  \\ 

iii) S = 2A_b + A_l =   2\pi r^2  + 2\pi rh .

No item iii) ,dividindo-se ambos membros por 2A_b = 2\pi r^2 ,segue

r\frac{S}{2\pi r^2} -r  = h .

Substiuindo-se h no item ii) ,

A_l = 2\pi r^2 \cdot \left( -1+\frac{S}{2\pi r^2} \right) \iff

m = -1+\frac{S}{2\pi r^2}   \iff   2\pi r^2[m + 1] = S  \iff  r  = \sqrt{\frac{S}{2\pi(m+1)}}

Lembrando que r\frac{S}{2\pi r^2} -r   =  r\left(\frac{S}{2\pi r^2} - 1 \right ) = h

Segue o resultado do gabarito ...
e8group
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1400
Registrado em: Sex Jun 01, 2012 12:10
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica
Andamento: cursando

Re: Questão do ITA

Mensagempor sergioh » Seg Mai 06, 2013 22:03

Meu amigo... não consegui acompanhar seu raciocínio...estudei-o detalhadamente mas tem algo que não se encaixa...poderia fazê-lo passo a passo (prum leigo como eu)
sergioh
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 13
Registrado em: Seg Abr 01, 2013 18:06
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado

Re: Questão do ITA

Mensagempor e8group » Seg Mai 06, 2013 22:13

Qual parte exatamente você não compreendeu ?
e8group
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1400
Registrado em: Sex Jun 01, 2012 12:10
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica
Andamento: cursando


Voltar para Geometria Espacial

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?