por Man Utd » Sáb Abr 20, 2013 17:42
eu entendo que um vetor é colinear a outro,qndo uma msm reta passar por ambos,mas ñ entendi por que um vetor é colinear a outro quando são paralelos.
alguém explica detalhadamente?
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por Russman » Sáb Abr 20, 2013 18:28
Paralelo e colinear são sinônimos.
"Ad astra per aspera."
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por Man Utd » Sáb Abr 20, 2013 20:30
corrija-me se eu estiver errado por favor, colinearidade quer dizer q uma msm reta passa simultaneamente por dois vetores,então como dois vetores paralelos são colineares?
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por LuizAquino » Qui Abr 25, 2013 18:53
Man Utd escreveu:corrija-me se eu estiver errado por favor, colinearidade quer dizer q uma msm reta passa simultaneamente por dois vetores,então como dois vetores paralelos são colineares?
Man Utd escreveu:eu entendo que um vetor é colinear a outro,qndo uma msm reta passar por ambos,mas ñ entendi por que um vetor é colinear a outro quando são paralelos.
alguém explica detalhadamente?
As suas dúvidas estão ocorrendo pois você ainda não entendeu bem a definição de vetor.
Um vetor
não é uma "setinha estática" (sendo um pouco mais formal, "um segmento orientado estático"). Ele é um
conjunto formado por todos os segmentos orientados que possuem uma mesma direção, sentido e comprimento.
Isso significa que um vetor possui infinitos representantes. Mesmo considerando duas retas paralelas (e não coincidentes), você pode encontrar um representante do mesmo vetor em cada uma delas.
Eu gostaria de sugerir que você assista a videoaula "01. Geometria Analítica - Definição de Vetor". Eu espero que ela possa lhe ajudar a entender melhor os conceitos. Esta videoaula está disponível no curso de Geometria Analítica em minha página:
http://www.lcmaquino.org/Russman escreveu:Paralelo e colinear são sinônimos.
Não são.
"Colinear" significa basicamente "estar na mesma reta". Por exemplo, ao dizer que os pontos A, B e C são colineares, estamos dizendo que estes pontos estão sobre uma mesma reta.
Já "paralelo" é um conceito associado a uma certa posição que duas retas podem estar entre si.
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por Man Utd » Sáb Abr 27, 2013 10:25
muito obrigado Luiz aquino,eu me inscrevi no seu canal,as videoaulas são excelentes.

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por LuizAquino » Seg Abr 29, 2013 17:05
Man Utd escreveu:muito obrigado Luiz Aquino, eu me inscrevi no seu canal, as videoaulas são excelentes.

Obrigado por sua inscrição. Eu espero que as minhas videoaulas possam lhe ajudar.
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sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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