Seção para postagens de problemas matemáticos do cotidiano, reportagens, casos interessantes, polêmicos ou curiosos.
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Queremos que a "ajuda" represente um trabalho interativo, pois saber especificar a dúvida exige estudo.
Serão desconsiderados tópicos apenas com enunciados, sem interação. Nosso objetivo não é resolver listas de exercícios;
- Para não haver má interpretação em suas postagens, especialmente na precedência das operações, utilize LaTeX, podendo ser a partir do botão "editor de fórmulas".
Bons estudos!
por Molina » Qua Set 30, 2009 01:20
Criei esta tópico para ver o que os usuário consideram da Matemática a nível de ciência. Esta enquete está num local descrito como "Problemas do Cotidiano" e fiz questão de coloca-la aqui pois realmente é uma pergunta muito frequente para quem tem a matemática ligada de alguma forma ao dia-a-dia.
Espero colher respostas de quem já pensou sobre o assunto, ou seja, pessoas que já haviam se perguntado antes ou perguntados por outros; e respostas de pessoas que é a primeira vez que se vê em meio desta dúvida.
Para os mais desinformados, há várias definições de Ciência Exata e Ciência Humana. Vou deixar uma aqui, mas fica a critério de cada um pesquisar mais a fundo ou aceitar isso como verdade:
Ciências exatas são todas aquelas que não requerem interpretação do homem, são invariáveis. Nestas ciências não há morfismo, os resultados são sempre os mesmos se você seguir um procedimento.
As ciências humanas, pelo contrario dependem de uma interpretação, são variáveis, referem-se a influência do homem. Permitem variação, discussão, evoluem, modificam e etc.
Então, VOTEM! 
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por Dan » Qua Set 30, 2009 09:12
Oi gente.
Acredito que a matemática por si só se enquadra nas ciências exatas. Às vezes me pergunto se a matemática é uma ciência de fato ou uma ferramenta (é uma outra questão interessante), mas por ter ocupações e preocupações próprias acredito que sim, matemática é uma ciência e não apenas um método ou uma forma de organizar as coisas.
Quanto a ser exata, como eu disse, acredito que a matemática é uma ciência exata. Porém, o uso que cada um faz da matemática torna a atuação mais ligada às exatas ou às humanas. Basta comparar um engenheiro ou um pesquisador com um professor de matemática. Com certeza o engenheiro e o pesquisador fazem uma abordagem bastante exata, afinal de contas, para determinada massa precisamos de determinada força e não há muito o que discordar. Ou a máquina agüenta, ou não...
Porém, um professor diariamente se depara com alunos que tem mais facilidade ou mais dificuldade para aprender matemática. Qual o melhor método de ensino? Simplesmente não existe um método de ensino ideal... aí depende da interação professor-aluno, tornando a abordagem, ou seja, o uso da matemática no ensino uma atuação com forte ligação nas ciências humanas.
Volto a ressaltar que a matemática é uma ciência exata, pois mesmo no ensino ela segue métodos rigorosos e apresenta resultados precisos. O que acontece é que o uso da matemática nesse caso ocupa uma esfera mais humana.
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por Rodrigopc1 » Sáb Out 24, 2009 23:22
Oi Molina.
A matemática é uma ciência exata . E como um amante da ciência vejo o quanto a matemática está ligada às outras ciências.
Não pode desvincular a matemáticado conjunto das ciências, pois sem ela não teria como provar os dados numéricos das pesquisas.
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por Molina » Seg Out 26, 2009 20:29
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por Dan » Ter Out 27, 2009 08:57
Ainda assim, Molina, não há quem diga (e muito menos quem prove) que é possível operar essas situações indeterminadas.
Ou seja, não há uma discussão entre duas ou três escolas do pensamento matemático, uns afirmando que não é possível determinar, outros afirmando que é possível determinar, e outros dizendo que é possível determinar apenas em "n" situações. Não há essa discussão pois ela é própria das ciências humanas e sociais, onde eu brinco em dizer que "todos têm a solução para os problemas do mundo, apesar de nunca concordarem com nada".
Na matemática, por sua vez, as coisas esperam por provas. Essas operações aguardam por algum valente desbravador que julgue necessário determiná-las, e que sob um sólido arcabouço teórico irá calcular, determinar e mudar a história das ciências. Mas até lá, essas operações são indiscutivelmente indeterminadas.
O fato delas serem indeterminadas não significa um risco à exatidão matemática. Porém, se soluções diferentes ao mesmo problema fossem aceitas, teríamos no mínimo alguns livros a mais, cursos de matemática mais longos e fóruns mais movimentados.
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por dolby » Sáb Dez 05, 2009 16:11
Perfeita conclusão. Partindo do principio que tudo que nao tem resposta, resolvido está. Matemática sempre será exata.

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por Molina » Sáb Dez 05, 2009 16:26
Até agora todas conclusões perfeitas. Podemos ver que cada um vê a mesma coisa de modo diferente, mas todos com os mesmos ideais.
Na verdade esta dúvida foi colocada em sala quando um professor questionou se
A matemática foi criada ou descoberta? Será que criamos esta ferramenta para nos auxiliar no dia-a-dia ou apenas descobrimos algo que a natureza ja trazia consigo?
Valeu a todos!

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por Luiz Augusto Prado » Sáb Dez 05, 2009 18:43
Perai!

é indeterminado porque não sabemos quais foram as formulas que geraram estes infinitos.
O mesmo serve para os outros casos.
digamos que tenhamos um infinito gerado por esta formula:
que não é o mesmo que este(que também é infinito):
Apesar de termos um

e um

ambos são diferentes.
Se fossem iguais, a divisão teria resultado 1.
No caso acima,
A indeterminação só surge quando não conhecemos as formulas que geraram os infinitos e os zeros.
Lembremos que não existe valores fisicos no universo que representem infinito ou o zero. São abstrações e por isso nos obriga a manter suas formulas de origem para que possamos resolver as "indeterminações".
O mesmo vale para o

porque se este 1 da formula for

então:

tem resultado 'e' (2,7...)
Eu acredito que padrões de eventos do mundo foram descobertos e relacionados com os códigos(que inventamos). Para cada evento novo que era descoberto e que não era composto pelos signos que já conheciamos ganhava uma descrição nova, um simbolo novo e uma forma de se usá-lo. O cálculo simbólico (Matemática simbólica) foi inventado para se assemelhar aos eventos reais. Seus resultados (previsões) são traduzidos para o real com grande perfeição. Poderiamos inventar outras matemáticas, sem conexão com eventos ou fatos reais, mas isso dependeria de que o inventor dessa nova matemática descrevesse como esse mundo novo funciona. A Matemática (cálculo simbólico) foi inspirada nos eventos reais.
Os planetas continuariam orbitando os sois se mudassemos o 2 que eleva a distância por outro valor > 2:

Acretido que a matemática seja exata e humana.
A parte humana da matemática é apartir da lógica fuzzy, onde armor, ódio, bonito, feio, se torna mensurável.
Não sei se estou certo, mas acho que lógica

Matemática.
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por Neperiano » Seg Dez 20, 2010 22:11
Ola
Esta é uma questão interessante porque não há uma resposta certa
Se considerarmos somente por area, claro que ela é uma ciência exata
Mas pensamos de uma forma um pouco mais abrangente, como ela é exata se saindo do 1 é impossivel se chegar no 2, pensem o 1 nunca acaba, 1,1 1,999999, se voce pensar não existe o 2, a matematica se confunde dentro da propria exatidão da matematica, claro que isto é um pensamento filosófico.
Entretanto se pensarmos nesta segunda opção nada será exato, que na verdade é uma regra da vida, pois nada é perfeito, mas para poder comparar matematica a outras matérias e até mesmo usar ela em concursos acredito ser melhor usa-la como ciência exata.
Sei que este topico ja gerou e ainda vai gerar muitas criticas, que serão interessantes pois ajudaram a dar mais opiniões a discussão
Ah quanto a questão se a matematica foi descoberta ou criada, novamente recorremos a filosofia, nada se cria tudo se copia, as pessoas que utilizaram ela no principio a usaram se baseando em experimentos que aconteceram antes e conseguiram repetilos ou prova-los usando numeros, ou seja observando conseguiram desenvolve-la, e se nos pensarmos é assim que se cria alguma coisa
Sei que ficou meio confuso, mas acredito que deu pra entende
Atenciosamente
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Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
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silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46
Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.
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silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25
POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?
P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50
P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25
P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833
4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3
SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA
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ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37
utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.
Assunto:
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Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24
Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.
Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?
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deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45
Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira
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silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23
Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?
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ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18
Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.
Assunto:
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silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40
Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias
44242:7 = 6320 + resto 2
è assim, nâo sei mais sair disso.
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ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24
que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta
Assunto:
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Autor:
Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43
Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:
De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.
De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.
De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.
Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.
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