Seção para postagens de problemas matemáticos do cotidiano, reportagens, casos interessantes, polêmicos ou curiosos.
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Queremos que a "ajuda" represente um trabalho interativo, pois saber especificar a dúvida exige estudo.
Serão desconsiderados tópicos apenas com enunciados, sem interação. Nosso objetivo não é resolver listas de exercícios;
- Para não haver má interpretação em suas postagens, especialmente na precedência das operações, utilize LaTeX, podendo ser a partir do botão "editor de fórmulas".
Bons estudos!
por Molina » Qua Set 30, 2009 01:20
Criei esta tópico para ver o que os usuário consideram da Matemática a nível de ciência. Esta enquete está num local descrito como "Problemas do Cotidiano" e fiz questão de coloca-la aqui pois realmente é uma pergunta muito frequente para quem tem a matemática ligada de alguma forma ao dia-a-dia.
Espero colher respostas de quem já pensou sobre o assunto, ou seja, pessoas que já haviam se perguntado antes ou perguntados por outros; e respostas de pessoas que é a primeira vez que se vê em meio desta dúvida.
Para os mais desinformados, há várias definições de Ciência Exata e Ciência Humana. Vou deixar uma aqui, mas fica a critério de cada um pesquisar mais a fundo ou aceitar isso como verdade:
Ciências exatas são todas aquelas que não requerem interpretação do homem, são invariáveis. Nestas ciências não há morfismo, os resultados são sempre os mesmos se você seguir um procedimento.
As ciências humanas, pelo contrario dependem de uma interpretação, são variáveis, referem-se a influência do homem. Permitem variação, discussão, evoluem, modificam e etc.
Então, VOTEM! 
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por Dan » Qua Set 30, 2009 09:12
Oi gente.
Acredito que a matemática por si só se enquadra nas ciências exatas. Às vezes me pergunto se a matemática é uma ciência de fato ou uma ferramenta (é uma outra questão interessante), mas por ter ocupações e preocupações próprias acredito que sim, matemática é uma ciência e não apenas um método ou uma forma de organizar as coisas.
Quanto a ser exata, como eu disse, acredito que a matemática é uma ciência exata. Porém, o uso que cada um faz da matemática torna a atuação mais ligada às exatas ou às humanas. Basta comparar um engenheiro ou um pesquisador com um professor de matemática. Com certeza o engenheiro e o pesquisador fazem uma abordagem bastante exata, afinal de contas, para determinada massa precisamos de determinada força e não há muito o que discordar. Ou a máquina agüenta, ou não...
Porém, um professor diariamente se depara com alunos que tem mais facilidade ou mais dificuldade para aprender matemática. Qual o melhor método de ensino? Simplesmente não existe um método de ensino ideal... aí depende da interação professor-aluno, tornando a abordagem, ou seja, o uso da matemática no ensino uma atuação com forte ligação nas ciências humanas.
Volto a ressaltar que a matemática é uma ciência exata, pois mesmo no ensino ela segue métodos rigorosos e apresenta resultados precisos. O que acontece é que o uso da matemática nesse caso ocupa uma esfera mais humana.
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por Rodrigopc1 » Sáb Out 24, 2009 23:22
Oi Molina.
A matemática é uma ciência exata . E como um amante da ciência vejo o quanto a matemática está ligada às outras ciências.
Não pode desvincular a matemáticado conjunto das ciências, pois sem ela não teria como provar os dados numéricos das pesquisas.
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por Molina » Seg Out 26, 2009 20:29
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por Dan » Ter Out 27, 2009 08:57
Ainda assim, Molina, não há quem diga (e muito menos quem prove) que é possível operar essas situações indeterminadas.
Ou seja, não há uma discussão entre duas ou três escolas do pensamento matemático, uns afirmando que não é possível determinar, outros afirmando que é possível determinar, e outros dizendo que é possível determinar apenas em "n" situações. Não há essa discussão pois ela é própria das ciências humanas e sociais, onde eu brinco em dizer que "todos têm a solução para os problemas do mundo, apesar de nunca concordarem com nada".
Na matemática, por sua vez, as coisas esperam por provas. Essas operações aguardam por algum valente desbravador que julgue necessário determiná-las, e que sob um sólido arcabouço teórico irá calcular, determinar e mudar a história das ciências. Mas até lá, essas operações são indiscutivelmente indeterminadas.
O fato delas serem indeterminadas não significa um risco à exatidão matemática. Porém, se soluções diferentes ao mesmo problema fossem aceitas, teríamos no mínimo alguns livros a mais, cursos de matemática mais longos e fóruns mais movimentados.
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por dolby » Sáb Dez 05, 2009 16:11
Perfeita conclusão. Partindo do principio que tudo que nao tem resposta, resolvido está. Matemática sempre será exata.

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por Molina » Sáb Dez 05, 2009 16:26
Até agora todas conclusões perfeitas. Podemos ver que cada um vê a mesma coisa de modo diferente, mas todos com os mesmos ideais.
Na verdade esta dúvida foi colocada em sala quando um professor questionou se
A matemática foi criada ou descoberta? Será que criamos esta ferramenta para nos auxiliar no dia-a-dia ou apenas descobrimos algo que a natureza ja trazia consigo?
Valeu a todos!

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por Luiz Augusto Prado » Sáb Dez 05, 2009 18:43
Perai!

é indeterminado porque não sabemos quais foram as formulas que geraram estes infinitos.
O mesmo serve para os outros casos.
digamos que tenhamos um infinito gerado por esta formula:
que não é o mesmo que este(que também é infinito):
Apesar de termos um

e um

ambos são diferentes.
Se fossem iguais, a divisão teria resultado 1.
No caso acima,
A indeterminação só surge quando não conhecemos as formulas que geraram os infinitos e os zeros.
Lembremos que não existe valores fisicos no universo que representem infinito ou o zero. São abstrações e por isso nos obriga a manter suas formulas de origem para que possamos resolver as "indeterminações".
O mesmo vale para o

porque se este 1 da formula for

então:

tem resultado 'e' (2,7...)
Eu acredito que padrões de eventos do mundo foram descobertos e relacionados com os códigos(que inventamos). Para cada evento novo que era descoberto e que não era composto pelos signos que já conheciamos ganhava uma descrição nova, um simbolo novo e uma forma de se usá-lo. O cálculo simbólico (Matemática simbólica) foi inventado para se assemelhar aos eventos reais. Seus resultados (previsões) são traduzidos para o real com grande perfeição. Poderiamos inventar outras matemáticas, sem conexão com eventos ou fatos reais, mas isso dependeria de que o inventor dessa nova matemática descrevesse como esse mundo novo funciona. A Matemática (cálculo simbólico) foi inspirada nos eventos reais.
Os planetas continuariam orbitando os sois se mudassemos o 2 que eleva a distância por outro valor > 2:

Acretido que a matemática seja exata e humana.
A parte humana da matemática é apartir da lógica fuzzy, onde armor, ódio, bonito, feio, se torna mensurável.
Não sei se estou certo, mas acho que lógica

Matemática.
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por Neperiano » Seg Dez 20, 2010 22:11
Ola
Esta é uma questão interessante porque não há uma resposta certa
Se considerarmos somente por area, claro que ela é uma ciência exata
Mas pensamos de uma forma um pouco mais abrangente, como ela é exata se saindo do 1 é impossivel se chegar no 2, pensem o 1 nunca acaba, 1,1 1,999999, se voce pensar não existe o 2, a matematica se confunde dentro da propria exatidão da matematica, claro que isto é um pensamento filosófico.
Entretanto se pensarmos nesta segunda opção nada será exato, que na verdade é uma regra da vida, pois nada é perfeito, mas para poder comparar matematica a outras matérias e até mesmo usar ela em concursos acredito ser melhor usa-la como ciência exata.
Sei que este topico ja gerou e ainda vai gerar muitas criticas, que serão interessantes pois ajudaram a dar mais opiniões a discussão
Ah quanto a questão se a matematica foi descoberta ou criada, novamente recorremos a filosofia, nada se cria tudo se copia, as pessoas que utilizaram ela no principio a usaram se baseando em experimentos que aconteceram antes e conseguiram repetilos ou prova-los usando numeros, ou seja observando conseguiram desenvolve-la, e se nos pensarmos é assim que se cria alguma coisa
Sei que ficou meio confuso, mas acredito que deu pra entende
Atenciosamente
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"Platão"
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Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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