por Douglas2013 » Dom Mar 10, 2013 10:36
Queria saber se a minha resolução está certa.
Enunciado: Prove que, dado um número racional

e um número natural

, nem sempre
![\sqrt[n]{\frac{a}{b}} \sqrt[n]{\frac{a}{b}}](/latexrender/pictures/317d53501ad6cd19416e2938df2defda.png)
é racional.
minha resolução não foi baseada totalmente em contas.
Resolução: Considerando

uma fração irredutível e sabendo que
![\sqrt[n]{\frac{a}{b}} = \frac{\sqrt[n]{a}}{\sqrt[n]{b}} \sqrt[n]{\frac{a}{b}} = \frac{\sqrt[n]{a}}{\sqrt[n]{b}}](/latexrender/pictures/7a922c3446debb68c0d058dbbdbc1a74.png)
, claramente
![\sqrt[n]{a} \sqrt[n]{a}](/latexrender/pictures/bf7ff33f3b129b15c06203d60f007807.png)
ou
![\sqrt[n]{b} \sqrt[n]{b}](/latexrender/pictures/d6cc5502569af8ca13b9a696cb5d070a.png)
será irracional, porque como o MDC(a,b)= 1 e dessa forma a ou b será primo,tirando a raiz de a e b, uma delas será irracional. Então, o quociente de um númerou racional por um número irracional, não importando a ordem, resultara num número irracional.
Minha resolução esta certa??
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Douglas2013
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por e8group » Dom Mar 10, 2013 11:51
OBS.: Tome cuidado ! Podemos ter

não primos com

não múltiplo de

,ou seja ,

e além disso se

e

para

e

naturais ,nestas condições ,
![\sqrt[n]{ \frac{a}{b} } \sqrt[n]{ \frac{a}{b} }](/latexrender/pictures/00c8df4ccccd8ca8b42c72f26800a6e6.png)
é racional .Conclusão

não implica que
![\sqrt[n]{a} \sqrt[n]{a}](/latexrender/pictures/bf7ff33f3b129b15c06203d60f007807.png)
ou
![\sqrt[n]{b} \sqrt[n]{b}](/latexrender/pictures/d6cc5502569af8ca13b9a696cb5d070a.png)
é irracional .
Exemplo :
Para

e fixado

e

.
Temos :
1)
2)

não são primos pois

e

.
3)
![\sqrt[n]{ \frac{a}{b} } \sqrt[n]{ \frac{a}{b} }](/latexrender/pictures/00c8df4ccccd8ca8b42c72f26800a6e6.png)
é racional , pois por 2) ,
![\sqrt[n]{ \frac{a}{b} }= \frac{\sqrt[n]{a}}{\sqrt[n]{b}} = \frac{2^2}{3} \sqrt[n]{ \frac{a}{b} }= \frac{\sqrt[n]{a}}{\sqrt[n]{b}} = \frac{2^2}{3}](/latexrender/pictures/2908f50efa424c3bc9fc97afa0da1631.png)
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por e8group » Dom Mar 10, 2013 13:06
Tenho uma dica .
Pelo
Teorema fundamental da aritmética , se

são naturais

existem primos positivos

,tais que se

não são primos , eles podem ser escritos da seguinte forma :

.
Sendo assim ,
devemos mostra que
![\sqrt[n]{\frac{a}{b}} \sqrt[n]{\frac{a}{b}}](/latexrender/pictures/317d53501ad6cd19416e2938df2defda.png)
é racional (*)

e

. (**) Caso contrário não é racional .
Para demonstrar (*) é fácil ,já p/ (* *) podemos supor que :
1)

são primos .
2)

não são primos com

e

não simultaneamente iguais para

.
Podemos provar (**) por absurdo ,supondo que
![\sqrt[n]{\frac{a}{b}} \sqrt[n]{\frac{a}{b}}](/latexrender/pictures/317d53501ad6cd19416e2938df2defda.png)
é racional para todo

.
Foi a única forma que pensei utilizar p/ demonstrar .Tente concluir .
Editado erro de digitação .
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por Douglas2013 » Dom Mar 10, 2013 22:39
Ah... isso é frustante!! provas matemáticas são realmente muito complicadas.... vlw pela ajuda e por avisar sobre meu descuido.
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Assunto:
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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